A trombose venosa profunda

Como tratar a flebite com remédios caseiros

Como tratar a flebite com remédios caseiros

A flebite ou tromboflebite é a inflamação aguda de uma veia devido à formação de um coágulo de sangue, que pode acontecer superficialmente ou em tecidos mais profundos. Pode ocorrer em diferentes zonas do corpo, mas geralmente as que parecem mais afetadas são as pernas, causando sintomas como dor, entorpecimento, hipersensibilidade, vermelhidão, entre outros. É conveniente um diagnóstico médico prematuro para evitar complicações e problemas cardíacos graves. No seguinte artigo de umComo, vamos explicar como tratar a flebite com remédios caseiros, dando alternativas naturais que podem aliviar, mas que em nenhum caso devem substituir o tratamento médico ou serem utilizadas se o médico desaconselhar.

Também lhe pode interessar: Como tratar a flebite
Passos a seguir:
1

Tal como referimos antes, a principal causa da flebite é a formação de um coágulo de sangue, que provoca a inflamação da veia afetada e que, além disso, gera sintomas como dores, entorpecimento, sensibilidade extrema, vermelhidão, sensação de ardor e inclusive febre em alguns casos. Perante este quadro é fundamental ir ao médico para iniciar o tratamento adequado, pois ele estabelecerá isso em função da gravidade dos sintomas e do estado do paciente.

Há certos fatores e condições que podem aumentar em grande parte as possibilidades de desenvolver uma flebite; entre eles encontram-se os seguintes:

  • Fatores genéticos, pois existem pessoas que contam com uma maior tendência a sofrer de formação de coágulos sanguíneos.
  • Estar longos períodos parado, seja deitado ou em repouso total após uma operação, sentado muitas horas em um avião, etc.
  • Muitas toxinas no sangue, o que o afeta deixando-o mais viscoso e espesso, originando assim possíveis problemas de circulação.
  • Desidratação ou desnutrição.
  • Golpes ou lesões traumáticas.
  • Outras condições e doenças, como um dano anterior em uma veia, sofrer algum tipo de câncer, ter sofrido uma deterioração de varizes, etc.
  • Excesso de peso.

Também foi referido que as mulheres grávidas, as que acabam de superar um parto e as que tomam anticoncepcionais orais têm um maior risco de sofrer de flebite, assim como as pessoas com mais de 60 anos.

Como tratar a flebite com remédios caseiros - Passo 1
2

Uma das principais recomendações quando a flebite acontece em uma veia superficial e não implica complicações graves, é a aplicação de frio e calor, alternando ambas as temperaturas. Este simples tratamento é excelente para reduzir o inchaço na zona afetada, assim como para favorecer o seu relaxamento. Aconselhamos que aplique compressas úmidas de água quente e fria durante uns 10 minutos, combinando-as entre si para notar a melhoria. Evite colocar gelo diretamente sobre a pele para não originar queimaduras e tente manter a perna, se esta for a parte afetada, levemente elevada para ajudar a uma boa circulação do sangue.

Do mesmo modo, tomar um banho de água quente também pode ser uma boa alternativa para diminuir a inflamação e sentir alívio.

Como tratar a flebite com remédios caseiros - Passo 2
3

No surpreendente mundo da fitoterapia, pode encontrar bons aliados naturais para melhorar a circulação sanguínea e aliviar os sintomas provocados pela flebite. Entre eles destaca-se a arnica, uma planta floral da América e da Europa de grande procura devido às suas poderosas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e ao seu grande efeito rubefaciente, o que quer dizer que ajuda a reativar o fluxo do sangue. Portanto, é um excelente remédio para este problema e para combater as dores e o consequente entorpecimento.

Neste caso, aconselhamos que utilize o óleo de arnica, disponível em herbanários ou lojas especializadas na venda de produtos naturais, aplicando sobre a zona através de massagens suaves em direção ao coração. É importante que, antes de utilizar, se certifique de que não há na pele nenhuma lesão ou ferida aberta, já que nestes casos não seria aconselhável. Outros óleos que também são bons estimulantes da circulação e que podem ser usados da mesma forma são o óleo de rosa mosqueta e o óleo de sésamo.

Como tratar a flebite com remédios caseiros - Passo 3
4

Outra planta medicinal entre as mais eficazes para a flebite e outros problemas circulatórios é o ginkgo biloba. A razão é que possui um elevado conteúdo de flavonoides e antioxidantes, que melhoram a circulação do sangue e ajudam a prevenir a formação de coágulos, protegendo bastante as paredes vasculares.

Para se aproveitar de todos estes benefícios, o melhor é que prepare um chá, adicionando um punhado de folhas secas de gingko biloba em uma xícara com água fervendo. Deixe repousar uns 5 ou 10 minutos, coe e já estará pronto para beber. Não é aconselhável consumir mais de 2 xícaras por dia.

Lembre-se que a sua ingestão é contraindicada para mulheres grávidas e lactantes, pacientes que estejam tomando medicamentos anticoagulantes, pacientes com úlceras ou feridas grandes, mulheres com menstruações muito abundantes, pessoas com epilepsia ou seguindo um tratamento farmacológico específico. Perante qualquer dúvida, consulte o seu médico previamente.

Como tratar a flebite com remédios caseiros - Passo 4
5

Quando falamos de tratar a flebite com remédios caseiros, também devemos mencionar a cavalinha, uma planta com muitos benefícios para o organismo que se destaca, principalmente, por sua ação anti-inflamatória e por ser excelente para a saúde cardiovascular, pois entre outras coisas, evita o endurecimento das artérias e melhora o fluxo sanguíneo.

Pode consumi-la em um chá bebendo 1 ou 2 xícaras por dia, ou adicionar esta mesma preparação na água da banheira e tomar um banho relaxante com cavalinha por uns 20 minutos.

No caso de optar pela bebida, deve saber que é contraindicada em alguns casos específicos, como por exemplo para: mulheres grávidas e lactantes, pacientes com úlceras gástricas, com insuficiência cardíaca ou renal, com baixos níveis de potássio, com problemas cardíacos, com pressão arterial baixa, com diabetes ou que estejam tomando medicamentos anti-inflamatórios, aspirinas ou diuréticos.

Como tratar a flebite com remédios caseiros - Passo 5
6

Os mirtilos possuem propriedades vasodilatadoras e flavonoides, uma combinação perfeita para tratar problemas relacionados com uma circulação sanguínea inadequada, flebite, varizes, arteriosclerose, etc. Além disso, também são anti-inflamatórios, permitindo que a zona danificada desinche mais rápido.

Uma ótima forma de tomar estas pequenas bagas é preparando um suco natural com elas; siga os passos do artigo Como fazer suco de mirtilos e tome 2 xícaras por dia até notar melhorias.

Como tratar a flebite com remédios caseiros - Passo 6
7

Além destes remédios naturais para a flebite, é fundamental adotar uma série de medidas e hábitos saudáveis que ajudem a superar este problema e a melhorar a sua saúde cardiovascular:

  • Manter-se bem hidratado, bebendo pelo menos 1,5 ou 2 litros de água diários.
  • Cuidar da dieta, incluindo ingredientes que facilitem a função dos vasos sanguíneos, como os alimentos ricos em fibra, potássio, antioxidantes e ácidos graxos essenciais. No artigo Alimentos que melhoram a circulação, você pode ver os mais recomendados.
  • Por outro lado, evite o consumo de alimentos ricos em gorduras trans ou saturadas, bebidas alcoólicas e cigarro, se possível.
  • Evite usar roupas muito justas que afetem a circulação sanguínea das pernas, o abdômen, etc.
  • Descanse com a zona afetada levemente acima para aumentar assim o fluxo sanguíneo.
  • É recomendável realizar um pouco de exercício físico, basta sair para caminhar alguns minutos todos os dias.
Como tratar a flebite com remédios caseiros - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a flebite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
J. Waldyr F. Azevedo
como usar a Arnica no tratamento da flebite nos pés de um idoso?
Rosa Maria
Adorei o artigo.Gostaria de receber,sempre,em meu e-mail,artigos para tratamentos alternativos para varizes. Grata. Rosa Maria
José armando
O Brasil de milhões de miseráveis, que necessita de informações sobre estas patologia, está bem servido, com estas informações, de tratamento alternativo, JA QUE O pobre nao pode ir ao medico
MARIA BERNADETE DE A CALDEIRA
Agradecido e felicitos-os pelas informaçoes. sempre que possivel coloque mais informaçoes.Bernadete
Editor umComo.com.br
Oi Maria Bernadete! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando nossos artigos :)
gilberto de oliveira
estou com este problema no penis,,posso tomar os chas acima?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilberto! Sim pode, mas lembre-se que é sempre importante consultar o seu médico e seguir as suas indicações. Obrigada pelo seu comentário!
1 de 8
Como tratar a flebite com remédios caseiros