O vômito nas crianças

O que fazer quando a criança vomita

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer quando a criança vomita

Os vômitos são desses problemas que o seu filho sofrerá com mais ou menos frequência, mas deve ter em conta algumas indicações para ajudar o seu filho a passar por esta fase difícil. Eles podem ocorrer devido a uma infecção intestinal, uma má digestão, nervosismo, um resfriado, entre outras causas, e a consequência é que seu filho expulsa a comida através do estômago. Para que saiba o que fazer numa situação destas, em umComo.com.br vamos lhe dar alguns conselhos para que saiba o que fazer quando a criança vomita.

Também lhe pode interessar: Como parar o vômito em crianças de um ano

Passos a seguir:

1

Se a criança tiver um episódio de vômito repentino sem acontecer de novo e, não apresentar febre, você não tem que ir correndo para o pronto socorro. Pois o vômito poderá ser apenas consequência da ingestão de alimentos estragados ou de uma indigestão. É importante esclarecer em que circunstâncias você deverá levar o seu filho ao pronto socorro:

  • Caso ele apresente febre.
  • Se acompanhado dos vômitos, a criança tiver também diarreia.
  • Se a criança apresentar sinais de desidratação como diminuição na quantidade de urina e cheiro forte, boca e língua secas e cansaço extremo.
2

Uma das coisas que você deve quando a criança vomita é nunca a deixar ficar deitada enquanto estiver vomitando. No caso da criança estar deitada, deve virá-la de lado para evitar sufocar com o próprio vômito.

3

Quando uma criança sofre de vômitos ocasionais ou frequentes, o risco mais evidente e perigoso é a desidratação. Tem que fazer o possível para parar esta situação, e para isso deve tentar repor a perda de líquidos e eletrólitos oferecendo líquidos com precaução que tirarão o sabor ruim da boca e hidratarão o seu organismo. Existem soluções à venda na farmácia que você pode misturar na água e oferecer à criança para repor os líquidos perdidos e evitar a desidratação. Mas, se você quiser também poderá preparar um soro oral caseiro, seguindo os passos do nosso artigo.

O que fazer quando a criança vomita - Passo 3
4

Pode começar dando líquidos com um pouco de açúcar. Pode ser um soro de reidratação oral ou água mineral com um pouco de açúcar. A importância de tomar açúcar é porque se evita a acetose, que o seu filho pode chegar a sofrer quando já vomitou várias vezes e que causa um estado de abatimento e falta de apetite. Um aviso, não coloque açúcar nas soluções tipo soro com a intenção de mudar o sabor, porque ficará muito doce e alterará os componentes.

5

Para começar a dar comida sólida, não deve esperar muito tempo. É compreensível que tenha medo, mas faça-o com precaução e sem forçar se não tiver fome. Se este for o caso, as bebidas com açúcar são uma grande opção para se ir recuperando. Mas se vir que o seu filho tem fome e se sente bem com os líquidos, experimente servir comida sólida. Comece com alimentos leves e que contenham pouca gordura.

6

Se o seu pequeno esteve vomitando, pode experimentar dar para ele os seguintes alimentos: sopas, arroz cozido, carnes brancas como frango, peixe cozido ou peru, frutas cozidas e sem casca como pera ou maçã. Estas são algumas boas opções para alimentar o seu filho enquanto supera esse estado.

Para além disso, devem ser evitados alimentos fritos, ricos em gorduras e crus. Por isso, não para o seu filho alimentos como carnes vermelhas, salgadinhos, frituras, doces, iogurte ou leite de vaca ou grãos como lentilhas ou feijão. Pode obter mais informação do que é recomendável comer quando tem vômitos, no nosso artigo O que comer se tenho vômitos.

O que fazer quando a criança vomita - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a criança vomita, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que fazer quando a criança vomita