O que fazer quando a criança vomita
Os vômitos são desses problemas que o seu filho sofrerá com mais ou menos frequência, mas deve ter em conta algumas indicações para ajudar o seu filho a passar por esta fase difícil. Eles podem ocorrer devido a uma infecção intestinal, uma má digestão, nervosismo, um resfriado, entre outras causas, e a consequência é que seu filho expulsa a comida através do estômago. Para que saiba o que fazer numa situação destas, em umComo.com.br vamos lhe dar alguns conselhos para que saiba o que fazer quando a criança vomita.
Passos a seguir:
Se a criança tiver um episódio de vômito repentino sem acontecer de novo e, não apresentar febre, você não tem que ir correndo para o pronto socorro. Pois o vômito poderá ser apenas consequência da ingestão de alimentos estragados ou de uma indigestão. É importante esclarecer em que circunstâncias você deverá levar o seu filho ao pronto socorro:
- Caso ele apresente febre.
- Se acompanhado dos vômitos, a criança tiver também diarreia.
- Se a criança apresentar sinais de desidratação como diminuição na quantidade de urina e cheiro forte, boca e língua secas e cansaço extremo.
Uma das coisas que você deve quando a criança vomita é nunca a deixar ficar deitada enquanto estiver vomitando. No caso da criança estar deitada, deve virá-la de lado para evitar sufocar com o próprio vômito.
Quando uma criança sofre de vômitos ocasionais ou frequentes, o risco mais evidente e perigoso é a desidratação. Tem que fazer o possível para parar esta situação, e para isso deve tentar repor a perda de líquidos e eletrólitos oferecendo líquidos com precaução que tirarão o sabor ruim da boca e hidratarão o seu organismo. Existem soluções à venda na farmácia que você pode misturar na água e oferecer à criança para repor os líquidos perdidos e evitar a desidratação. Mas, se você quiser também poderá preparar um soro oral caseiro, seguindo os passos do nosso artigo.
Pode começar dando líquidos com um pouco de açúcar. Pode ser um soro de reidratação oral ou água mineral com um pouco de açúcar. A importância de tomar açúcar é porque se evita a acetose, que o seu filho pode chegar a sofrer quando já vomitou várias vezes e que causa um estado de abatimento e falta de apetite. Um aviso, não coloque açúcar nas soluções tipo soro com a intenção de mudar o sabor, porque ficará muito doce e alterará os componentes.
Para começar a dar comida sólida, não deve esperar muito tempo. É compreensível que tenha medo, mas faça-o com precaução e sem forçar se não tiver fome. Se este for o caso, as bebidas com açúcar são uma grande opção para se ir recuperando. Mas se vir que o seu filho tem fome e se sente bem com os líquidos, experimente servir comida sólida. Comece com alimentos leves e que contenham pouca gordura.
Se o seu pequeno esteve vomitando, pode experimentar dar para ele os seguintes alimentos: sopas, arroz cozido, carnes brancas como frango, peixe cozido ou peru, frutas cozidas e sem casca como pera ou maçã. Estas são algumas boas opções para alimentar o seu filho enquanto supera esse estado.
Para além disso, devem ser evitados alimentos fritos, ricos em gorduras e crus. Por isso, não para o seu filho alimentos como carnes vermelhas, salgadinhos, frituras, doces, iogurte ou leite de vaca ou grãos como lentilhas ou feijão. Pode obter mais informação do que é recomendável comer quando tem vômitos, no nosso artigo O que comer se tenho vômitos.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a criança vomita, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.