Partilhar

Como fazer chá de erva doce para bebê - Indicações e dosagem

Por Redação umCOMO. Atualizado: 31 agosto 2017
Como fazer chá de erva doce para bebê - Indicações e dosagem

Bebês, principalmente os recém-nascidos, sofrem muito com cólicas. O problema tira o sono dos pais, que sofrem para encontrar uma solução para o sofrimentos de seus filhos. Os pequenos ficam chorando por horas a fio sem consolo. As cólicas aparecem nas 6 primeiras semanas de vida e, ao longo do tempo, os bebês desenvolvem os órgãos digestivos, dando fim ao problema. Para passar por esse período sem muito estresse, há alguns remédios caseiros. O chá de erva-doce é um deles! Neste artigos, nós do umCOMO ensinamos como fazer chá de erva-doce para bebê.

Também lhe pode interessar: As melhores frutas para bebês

Chá de erva-doce para bebê - para que serve?

O chá de erva-doce para bebê serve para aliviar as cólicas dos pequenos. A planta pode ajudá-lo a eliminar os gases e fazer com que a dor diminua. Aliado a isso, você pode fazer massagens e carregá-lo de bruços. Além disso, há outros remédios caseiros para aliviar as cólicas nos bebês:

  • Bolsa de água quente: basta posicionar uma bolsa ou toalha molhada na barriga do bebê. Certifique-se de que a temperatura esteja adequada para o pequeno.
  • Banho de água morna: um bom banho de água morna pode ajudar a deixar o recém-nascido mais calmo.
  • Chá de camomila: aliado ao chá de erva-doce, o chá de camomila tem o papel de acalmar o bebê naturalmente.
  • Alimentação saudável e equilibrada: caso o bebê seja alimentado com fórmula, é bom rever para saber se nenhum componente está causando o problema. A alimentação da mãe que dá de mamar também afeta a qualidade do leite.

Para saber se você pode dar o alimento aos eu filho, você deve consultar um médico pediatra. Somente ele irá autorizar o uso do medicamento natural.

Como fazer chá de erva-doce para bebê recém-nascido

Depois de consultar o seu médico pediatra, está na hora de fazer o chá para seu bebê. Combinado com a camomila, o chá de erva-doce irá acabar com os gases do pequeno e aliviar as cólicas intestinais. Lembre-se: ele é um ser humano em formação. As doses dadas ao recém-nascido devem ser bem pequenas e comedidas para não causar nenhuma alteração ou reação excessiva ao chá.

Veja como fazer chá de erva doce para bebe dormir e ficar sem cólicas:

Ingredientes

  • 1 colher de chá sementes de erva-doce.
  • 1 colher de chá de camomila seca.
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, adicione a camomila e a erva-doce e tampe. Espere ficar bem morno e coe. Ofereça ao seu bebê em pequenas doses, de 15 em 15 minutos, depois de cada mamada.

Outra solução de consumo é que a mãe tome o chá e ofereça o peito ao bebê. As substâncias serão absorvidas pelo corpo da mulher e passadas ao recém-nascido. Combine o poder do remédio caseiro.

Sugestão: saiba o que fazer se meu bebê tiver cólica.

Como fazer chá de erva doce para bebê - Indicações e dosagem - Como fazer chá de erva-doce para bebê recém-nascido

Chá de erva-doce para bebe solta o intestino?

Cólicas são comuns em bebês até o terceiro mês de vida. Isso porque seu organismo ainda está sendo formado e sofrendo alterações. O sistema digestório dele não está completamente formado! Para aliviar as cólicas, é importante fazer bastante massagem e carinho no bebê, evitando o colo. Ele também deve brincar bastante e se mexer para ajudar a aliviar o problema.

Há bebês que evacuam todos os dias com uma consistência pastosa, que é considerada normal para os primeiros anos de vida. Alguns demoram para fazer cocô, mas não reclamam. O sinal vermelho deve ser ligado quando você perceber que ele demora para evacuar e ainda começa a chorar muito.

Primeiro, avalie o horário em que as cólicas acontecem. É pela manhã? Tarde ou noite? Além disso, anote qual foi a refeição ou qual horário da mamada. Se ele está tomando leites próprios para bebês ou leite materno, o problema pode estar na fórmula escolhida ou na alimentação da mãe. O que causa cólicas nos bebês?

Depois de consultar o médico e descobrir a causa da cólica, ele irá indicar o tratamento necessário. O chá de erva-doce é um grande apoio, já que irá acalmar o pequeno e ainda acabar com os gases. Não há indícios de que ele solte o intestino, mas é preciso falar com um especialista antes de introduzir um alimento novo na rotina do bebê.

Veja também: O que causa hipotermia? - Bebês e crianças

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chá de erva doce para bebê - Indicações e dosagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como fazer chá de erva doce para bebê - Indicações e dosagem

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Edson Thadeu Rogério Mallmann
Muito bom! Mandem-me, por favor, mais informações sobre chás!
Editor umComo.com.br
Oi Edson! Confira a categoria dos chás: https://saude.umcomo.com.br/beneficios-do-cha/
MARGARIDA S F
É verdade que crianças antes de anos não pode tomar chá de tomilho?

Como fazer chá de erva doce para bebê - Indicações e dosagem
1 de 2
Como fazer chá de erva doce para bebê - Indicações e dosagem

Voltar ao topo da página