A saúde das crianças

Como aliviar a dor de garganta em crianças

Como aliviar a dor de garganta em crianças

A dor de garganta é um sintoma muito comum dos resfriados e infecções como amigdalite e faringite. Para as crianças é mais difícil suportar a dor de garganta porque costumam desesperar ao não tolerar o ardor, a rouquidão e o prurido que, ainda, lhes dificulta a tarefa de comer.

Felizmente existem muitas alternativas para aliviar este sintoma e propiciar a melhoria da criança. No entanto, o ideal é se concentrar em descobrir qual é a causa principal que está desencadeando a dor para tratar a doença e evitar que continue. Se você quer saber como aliviar a dor de garganta em crianças, leia a seguir as soluções que apresentamos a você em umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como tratar a escarlatina

Passos a seguir:

1

Para aliviar a dor de garganta em crianças é muito importante hidratá-las; isto pode ser muito difícil porque normalmente as crianças não querem engolir porque lhes dói a garganta. Nestes casos, o recomendável é evitar bebidas frias como o suco de laranja e optar por bebidas quentes como uma limonada com mel. As propriedades antissépticas do limão ajudarão a aliviar a irritação e o doce do mel permitirá que o desconforto ao engolir seja mais leve.

2

A camomila tem propriedades anti-inflamatórias que podem ser de grande ajuda para aliviar a dor de garganta em crianças. Só precisa preparar uma infusão de camomila quente e dar à criança para tomar. Tanto os benefícios da camomila como o calor ajudarão a criança a melhorar mais rapidamente. Se for um bebê, pode dar-lhe a camomila em colherzinhas para que absorva a preparação em pequenos goles.

3

O mentol é um descongestionante muito comum em unguentos. Fazer uso de preparados com este ou outro aroma, que trate a congestão, pode ser de ajuda para aliviar a dor de garganta em crianças. Aplique o unguento na zona da garganta e não retire. A inalação e o contato do unguento com a pele ajudarão a combater a dor de garganta.

4

Entre os benefícios do alcaçuz se destaca a sua propriedade de atenuar a mucosa, diminuindo a inflamação presente. Experimente fazer um chá de alcaçuz com mel para aliviar a dor de garganta em crianças. Para preparar a infusão precisará de ferver a raiz de alcaçuz em duas xícaras de água e adicionar açúcar, mel ou canela para dar sabor à bebida.

5

Os gargarejos são uma excelente opção para aliviar a dor de garganta em crianças com mais de 7 anos. Prepare em um recipiente duas xícaras de água com sal e esquente a mistura até estar morna. Depois, ajude a criança a fazer bochechos de água com sal e levar a mistura até ao fundo da garganta, segurando a água a maior quantidade de tempo possível sem engolir. Quando a criança não puder aguentar mais a água na garganta, deve cuspir na pia. Deve se repetir o processo até acabar a mistura.

6

Outra alternativa para aliviar a dor de garganta em crianças, sobretudo em bebês, é esfregar o seu peito com ramos de eucalipto e sálvia. O aroma destas plantas é de grande ajuda para descongestionar as vias respiratórias e propiciar calma, além de um sono reparador. Também pode aplicar um cobertor úmido com água morna e envolver ali as plantas para que com o vapor o efeito seja mais forte. É importante manter sempre a garganta da criança quente.

7

Por último, são muitas as bebidas que podem ajudar a aliviar a dor de garganta, aqui oferecemos a você uma lista para que veja quais são as ideais para a criança e, lembre-se, o mais importante é hidratar a garganta com água e mantê-la quente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor de garganta em crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
vanderleia oliveira
gostaria que vcs me mandasse dicas sobre doenças celiáca em criança.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanderleia, nesse link encontrará vários artigos com informações em relação à doença celíaca: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=doen%C3%A7a+celiaca
Como aliviar a dor de garganta em crianças