Partilhar

Como tratar o tornozelo inchado

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar o tornozelo inchado

O tornozelo inchado é um problema comum causado pela retenção de líquidos e os problemas circulatórios, originando doenças que, algumas vezes, podem causar também problemas de caráter estético. Combatê-los é possível através de alguns ajustes em nossa dieta, em nossa rotina diária e também com a ajuda de diferentes remédios caseiros que aliviem os nossos desconfortos. Em umComo.com.br explicamos todas as nossas estratégias para que descubra como tratar o tornozelo inchado.

Passos a seguir:
1

Antes de tratar o tornozelo inchado, é importante identificar o que os origina para atacar diretamente o problema. As causas mais comuns deste problema são:

  • Problemas de circulação, sendo comuns em mulheres com varizes e pernas cansadas.
  • Retenção de líquidos.
  • Gravidez.
  • Sobrepeso.
  • Sedentarismo.
  • Ingestão de certos medicamentos como anticoncepcionais, suplementos de estrógenos, antidepressivos ou medicação para a pressão arterial.
2

Se você sofre com tornozelos inchados, é importantíssimo que faça mudanças profundas em sua dieta e rotina diária para conseguir tratá-los e melhorar A sua saúde, de forma que o/a convidamos a seguir as seguintes orientações:

  • Reduza o consumo de sal de sua dieta para evitar a retenção de líquidos e manter sua pressão arterial em um bom nível. Este aspecto é fundamental para evitar que o tornozelo fique inflamado e que as áreas de seu corpo retenham líquido. Em nosso artigo como substituir o sal na cozinha fornecemos alguns conselhos que lhe serão úteis.
  • Beba água em abundância pois este hábito ajudará a combater a retenção de líquidos. É importante ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, ou um pouco mais se praticar exercícios ou em temporadas de muito calor.
  • Movimente-se mais! O sedentarismo e o sobrepeso são culpados pela má circulação e inflamação de seu tornozelo, por isso recomendamos fazer exercícios pelo menos três vezes por semana. Caminhar, correr, nadar, frequentar aulas na academia, aposte em uma vida mais saudável e aproveite os benefícios da atividade física.
  • No caso de sobrepeso, este é o momento de acabar com esses quilos a mais e apostar na sua saúde. Se não souber por onde começar, consulte um médico para iniciar um plano de emagrecimento.
Como tratar o tornozelo inchado - Passo 2
3

Agora chegou o momento da prática. Um dos melhores truques para tratar o tornozelo inchados é molhar o tornozelo e pés em um recipiente de água morna com sal grosso. Deixe-os descansar durante 20 minutos e, durante este período, exercite seus tornozelos fazendo movimentos circulares para a direita e depois para a esquerda, o que ajudará a ativar a sua circulação eficazmente.

Como tratar o tornozelo inchado - Passo 3
4

Se prefere um efeito bem mais potente, mergulhar seus pés em uma infusão de camomila é uma excelente alternativa. Esta planta medicinal conta com muitos benefícios, entre eles a sua capacidade anti-inflamatória, o que nos permite aliviar o desconforto causado pelo tornozelo inchado.

Para obter bons resultados, você precisará de dois saquinhos de camomila para cada litro de água, devendo usar no mínimo três litros para cobrir o tornozelo totalmente. Mergulhe os pés na infusão morna durante 20 minutos seguindo as instruções anteriores.

Como tratar o tornozelo inchado - Passo 4
5

Se deseja uma solução fácil e rápida para combater e tratar o tornozelo inchado, o óleo de eucalipto é uma excelente alternativa. Pode ser usado para massagear os seus pés todas as noites antes de dormir ou adicioná-lo a um recipiente com água morna e mergulhar os seus pés durante 20 minutos.

O óleo de eucalipto é encontrado facilmente em qualquer loja de produtos naturais, mas também pode ser preparado em casa seguindo os conselhos fornecidos neste artigo.

Como tratar o tornozelo inchado - Passo 5
6

Outras soluções para tratar o tornozelo inchado são:

  • Levantar as pernas acima do nível do coração durante alguns minutos, o que ajudará a melhorar a circulação e a reduzir a inflamação dos pés e tornozelos.
  • Caso trabalhe de pé, convém usar meias de descanso para beneficiar a circulação sanguínea e reduzir o desconforto.
  • Se trabalha sentado/a, é importante fazer pausas e levantar-se a cada hora para mover suas pernas e melhorar a circulação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o tornozelo inchado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar o tornozelo inchado

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar o tornozelo inchado
1 de 5
Como tratar o tornozelo inchado

Voltar ao topo da página