Partilhar

Como tratar a má circulação de forma natural

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a má circulação de forma natural

Sofre de má circulação? Fazendo simples alterações na sua vida poderá conseguir que o sangue circule melhor pelo seu corpo e que se sinta num estado de saúde ótimo. Para melhorar a circulação sanguínea terá que prestar atenção à alimentação e ao exercício mas, além disso, também existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a que o sangue flua melhor. Neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar a má circulação de forma natural dando-lhe alguns truques que conseguirão fazer com que se sinta melhor.

Também lhe pode interessar: Sintomas de má circulação
Passos a seguir:
1

Quando uma pessoa sofre de má circulação sanguínea pode desenvolver uma série de consequências para a sua saúde que ficará prejudicada e com uma pior qualidade. Por isso, é importante tratar o quanto antes esta condição e procurar que o sangue circule em boas condições pelo nosso corpo. Entre as consequências que podem derivar deste problema destacamos as seguintes:

  • Problemas cardiovasculares: ao não chegar bem o sangue a todos os órgãos corre-se o risco de sofrer de ataques, arritmias, etc.
  • Hipertensão: também é um dos efeitos que pode ocorrer ao não ter uma boa irrigação sanguínea.
  • Rigidez muscular.
  • Artrite.
2

O ginkgo biloba é um dos remédios naturais mais indicados para melhorar a circulação sanguínea. Isto porque se trata de uma planta medicinal que é capaz de dilatar os vasos sanguíneos e conseguir, assim, que as veias sejam mais elásticas. Por isso, trata-se de um aliado natural para a má circulação e, por isso, recomenda-se tomar esta infusão uma vez ao dia para aproveitar os seus benefícios.

Mas existem outras formas de tomar ginkgo biloba como em extrato líquido (disponível em lojas de produtos naturais ou ervanárias), em cápsulas preparadas com esta planta ou, como já referimos, fazendo um chá. No entanto, é importante que tenha em conta as contraindicações do ginkgo biloba pois não se recomenda a grávidas, a pessoas que sofram de insônia ou ansiedade, etc.

Como tratar a má circulação de forma natural - Passo 2
3

Outro dos ingredientes naturais que fomentam uma boa circulação do sangue é o alho. Entre todas as propriedades do alho, destaca-se que se trata de um ingrediente que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a que o sangue não coagule, por isso, muitos medicamentos para tratar as pernas cansadas ou as varizes incluem este ingrediente.

Para aproveitar estas propriedades basta apenas que inclua nas suas refeições um dente de alho, assim, além de conseguir um sabor mais intenso, conseguirá aproveitar os seus benefícios. Se preferir, outra forma de o usar é fazer um banho de água morna com alho, pode molhar os pés para ativar o sangue das pernas ou, se preferir, pode tomar um banho por completo. Neste artigo contamos-lhe como fazer um banho de pés com alho.

Como tratar a má circulação de forma natural - Passo 3
4

Outra forma de tratar a má circulação naturalmente é através da pimenta caiena, um ingrediente que possui propriedades para ativar os vasos sanguíneos e melhorar a irrigação sanguínea. Este foi um dos remédios que os nossos avós mais usaram e é porque o resultado é bastante eficaz.

Para isso, terá apenas que adicionar pimenta nas suas refeições ou, como acontece com o alho, também pode optar por tomar um banho de água quente com este ingrediente todas as noites antes de dormir; assim conseguirá que o sangue das extremidades se reative e funcione melhor.

Como tratar a má circulação de forma natural - Passo 4
5

Uma das principais causas da má circulação é não seguir uma alimentação saudável, por isso, é importante que tenha em conta quais são os ingredientes que podem ajudá-lo a melhorar a sua irrigação sanguínea. De seguida, listamos para você os seus melhores aliados.

  • Alimentos ricos em fibra: conseguem diminuir os níveis de colesterol e os triglicérides do sangue, além disso, ao conseguirem regular o trânsito, também conseguem com que as paredes das veias estejam em um bom estado de saúde.
  • Alimentos ricos em potássio: o potássio é um mineral que consegue regular a quantidade de água das células, pelo que é perfeito para tratar as pernas inchadas e combater a retenção. Também é perfeito para ajudar o sangue a fluir melhor pelas veias.
  • Alimentos ricos em antioxidantes: conseguem proteger os vasos sanguíneos e conseguir que estejam em bom estado de saúde. Além disso, uma vez que lutam contra os radicais livres, são ideais para conseguir conservar as paredes das artérias e das veias.

Também é essencial que beba pelo menos 2 litros de água por dia para fomentar a eliminação de toxinas e conseguir que o sangue esteja depurado. Em umComo contamos-lhe de forma detalhada os alimentos que melhoram a circulação.

Como tratar a má circulação de forma natural - Passo 5
6

Para conseguir que a circulação do seu sangue se ative é importante que realize exercício físico, desta forma, conseguirá aumentar o fluxo sanguíneo e bombeá-lo até ao coração. Entre os exercícios para melhorar a circulação destacam-se os seguintes:

  • Fazer bicicleta deitado no solo: com as pernas elevadas consegue melhorar a irrigação sanguínea e ao pedalar fomenta ainda mais a circulação.
  • Caminhar: também é um dos exercícios mais recomendados para ativar a irrigação sanguínea e conseguir melhorar o seu estado de saúde.
  • Footing: correr a um passo leve também consegue ativar o exercício cardiovascular e fazer com que o sangue recorra o seu organismo.

No geral, os exercícios cardiovasculares são ideais para tratar a má circulação visto que contribuem para bombear o sangue e o coração e melhorar o fluxo.

Como tratar a má circulação de forma natural - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a má circulação de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a má circulação de forma natural

O que lhe pareceu o artigo?
61 comentários
marcos antonio
Bom dia. Sou Marcos, tenho 53 anos. Não sou gordo, fazia muita caminhada, mas ultimamente estou parado cerca de uns 2 anos. Tenho problemas de circulação na perna esquerda, atrás da coxa e por traz do joelho. Sinto dores terríveis. Os médicos passam a medicação Venovaz para eu tomar constantemente. Gostaria de um tratamento natural para que houvesse melhoria. Ouvi falar que escalda pés é bom. 4 minutos água morna e 1 minuto água natural. Fazer isso umas 4 vezes seguidas. Será que ajuda mesmo? Fale-me sobre outros tratamentos naturais. Não tenho alimentação ruim.
sueli aparecida martins vieira
eu tenh pressao alta e estou acima de peso e ainda tenh ma circulaçao gostaria muit que vcs m ajudassem por favor
edson scalercio
minha perna e pé esquerdo estão dormentes há 3 meses não sinto dor mais atrapalha no meu esporte e caminhada. o que devo fazer.
A sua avaliação:
Teresa Silva
Sofro com tudo isso que li no Artigo, Alem de todo tenho um furo na veia safena Sempre vou ao Médico ele passo exames e remédios sigo a risca mas nunca melhoro, fico enrolando e nuca me diz o que tenho Vou por em pratica tudo que aprendi aqui e tenho certeza de que vou viver melhor...Obrigada. Teresa Silva
Editor umComo.com.br
Oi Teresa! Espero que essas dicas sejam úteis para você! Obrigado pelo seu comentário e rápidas melhoras ;)
A sua avaliação:
CARMEM LUCIA ARANDA
Sofro oito anos de má circulaçao , nao sou diabetica fiz pouco tempo minha glicose deu 86 quando sento para fazer minhas necessidades saio com ojoelho pra baixo dormente naõ sinto meus pés pois já fiz uma operçao tirei a safena da perna esquerda depois se passaram alguns anos começou a piorar tive duas vezes feridas no pe´ cuidei feichou, tomei bezetazil , fiz varios curativos higiene total , mas ficou escuro , fico com vergonha quando quero usar um vestido , eu mesma cuido das minhas unhas naõ deixo ninguém mexer , mas hoje estou sofrendo com isso ainda tomo Daffon E AS mas as pernas ficam dormentes peço uma ajuda o que devo fazer além disso me preocupo pois muitas pessoas me ensinam remedios , mas estou tomando remedios todos os dias por favor me oriente o que posso fazer para melhor meu nome e carmen tenho 56 anos agradeço se puder me orientar obrigado boa tarde !!!!!!!
A sua avaliação:
Luiz Carlos Lapa Tacho
A planta ginsem o gengibre e gincobiloba podem ajudar no tratamento da má circulação?
A sua avaliação:
joel de souza farias
a má circulação pode afetar a minha saúde, de forma que venha me causar uma disfunção erétil?
Adalberto
Por favor, qual a melhor planta para ajudar na disfunção eretil?
izabele garcia catarcione
maca peruana ,mucuna ,tribulus
Daniele
Então ali no ouvido no meio do lado.
Denise de Azevedo
Má circulaçao tem cura? Minhas pernas volta e meia ficavan inchadas. Ao caminhar muito. Ao ficar muitas hs sentada. E desibchavam em 2,3 dias. Ha 1 mês estou tratando com medicamento e usando meia média compresssao, 3/4. Pergunto: má circulaçao tem cura? E minhas pernas ainda estao inchadas e avermelhadas e o pé direito na lateraal direita esquenta apesar de, ao colocar a mao, está normal.

Como tratar a má circulação de forma natural
1 de 6
Como tratar a má circulação de forma natural

Voltar ao topo da página