Melhorar a circulação

As melhores infusões para a circulação

As melhores infusões para a circulação

Uma boa circulação sanguínea garante um coração saudável, umas pernas lisas e livres de vasinhos, varizes e sensação de peso e um corpo bem mais saudável e ativo. A nossa dieta e a atividade física que realizamos influenciam de forma notável na qualidade da nossa circulação, mas não são os únicos aliados que nos podem ajudar, pois a medicina natural também traz muitos benefícios. Por isso, em umComo.com.br apresentamos a você algumas das melhores infusões para a circulação, elaboradas com plantas que ajudarão a garantir seu bem-estar e saúde.

Também lhe pode interessar: Sintomas da má circulação nas pernas
Passos a seguir:
1

É importante ter bem claro que uma boa circulação sanguínea depende de diversos fatores, e que as infusões por si só não fazem milagres a não ser que estabeleça mudanças em seu dia a dia.

Por isso sugerimos que:

  • Reduza o consumo de sal e de alimentos ricos em gordura e colesterol, responsáveis por afetar a circulação sanguínea e de aumentar o risco de sofrer doenças cardíacas.
  • Some à sua dieta alimentos que melhoram a circulação, como os legumes ou os frutos secos sem sal ou açúcar acrescentado.
  • Faça exercício físico pelo menos 3 vezes por semana; a atividade é fundamental para manter uma boa circulação e um coração saudável, e não há remédio caseiro que possa substituir esta recomendação.
  • É ainda importante prestar atenção ao tipo de roupa que usamos, evitando peças muito justas nas pernas que possam interferir em uma boa circulação. Escolha roupa cômoda, evite passar grande parte do dia em pé e se trabalha sentado use um repousa-pés para manter suas pernas levemente altas, favorecendo a circulação.
2

A cavalinha é uma das plantas medicinais mais populares, sendo ideal para evitar que as artérias se endureçam e os lipídios se acumulem nelas: uma das melhores infusões para a circulação. Além disso, esta planta ajuda a reduzir o colesterol e a beneficiar o nosso coração.

Para elaborar uma infusão você precisa adicionar duas colheres de sopa de cavalinha em um litro de água, deixar ferver por 5 minutos e depois apagar o fogo e deixar repousar por 10 minutos. Coe e beba. Você pode ingerir entre 1 e 2 xícaras por dia durante um mês, depois faça uma pausa de outro mês antes de ingerir novamente.

Esta planta não é recomendada nos seguintes casos:

  • Grávidas ou lactantes.
  • Com diabetes tipo 2.
  • Com problemas gástricos.
  • Com insuficiência cardíaca ou renal.
  • Com pressão baixa.
  • Que estão tomando anti-inflamatórios, aspirinas, diuréticos ou laxantes.
As melhores infusões para a circulação - Passo 2
3

O alecrim é uma erva muito popular na cozinha, principalmente para a preparação de carnes, mas também é uma planta medicinal com muitos benefícios para a saúde e para a cosmética. O alecrim ativa a circulação sanguínea devido à sua quantidade de antioxidantes, por isso você pode preparar uma infusão usando uma colher de chá desta planta em uma xícara de água. Deixe ferver por 5 minutos, apague o fogo e deixe repousar durante 10 minutos; coe e beba.

Esta infusão para a circulação é contra-indicada para:

  • Grávidas, pois a planta pode ser abortiva.
  • Pacientes com endometriose, pois agrava mais esta condição.
  • Pessoas com doenças intestinais como cólon irritável, doença de Crohn ou gastroenterite.
  • Homens com inflamação da próstata.
  • Pessoas com prisão de ventre, pois devido às substâncias adstringentes pode aumentar esta condição.
  • Pessoas que sofrem de insônia.
As melhores infusões para a circulação - Passo 3
4

A raiz de gengibre é uma excelente opção para estimular a circulação sanguínea, prevenindo a formação de coágulos. Além disso, trata-se de uma das infusões para a circulação mais fáceis de elaborar, pois este ingrediente pode ser encontrado na maioria dos supermercados.

Para elaborar esta bebida corte dois pedaços de gengibre da espessura de um dedo e deixe ferver em uma xícara de água. Após 5 minutos apague o fogo e deixe repousar por 15 minutos antes de coar e beber. Uma ou duas xícaras diárias é suficiente, no entanto esta infusão é contra-indicada para pacientes com:

  • Transtornos gástricos como gastrite, doença de Crohn ou úlceras.
  • Hipertensão.
  • Cálculos biliares.
  • Pacientes que consomem medicamentos anticoagulantes, para problemas circulatórios ou para a diabetes.
  • Recomenda-se que as grávidas ou em fase de amamentação consultem um médico antes de ingerir esta planta.
As melhores infusões para a circulação - Passo 4
Imagem: showdereceitas.com
5

Entre as melhores infusões para a circulação está o ginkgo biloba, pois graças ao seu conteúdo de flavonoides esta planta melhora notavelmente a circulação sanguínea contribuindo para dar energia e beneficiando nossa concentração. Favorece ainda na prevenção de coágulos sanguíneos, ajudando nosso coração.

Para preparar esta bebida adicione uma colher de chá desta planta em uma xícara de água fervendo, apague o fogo e deixe repousar durante 5 minutos, depois coe e beba. Você pode consumir 2 xícaras por dia.

Não é recomendável sua ingestão se:

  • Está grávida ou amamentando.
  • Sofre de epilepsia ou sofreu ataques epilépticos no passado.
  • Está tomando medicamentos anticoagulantes, aspirina, ibuprofeno, antidepressivos ou medicamentos para o fígado.
As melhores infusões para a circulação - Passo 5
6

Outra entre as melhores infusões para a circulação é a elaborada com dente-de-leão, um excelente aliado especialmente indicado para o tratamento de varizes e vasinhos. Para preparar esta bebida adicione duas colher de chá de dente-de-leão em uma xícara de água fervendo, apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos, depois coe e beba. Não tome mais de 2 xícaras por dia.

O dente-de-leão é contra-indicado nos seguintes casos:

  • Pacientes com cálculos na vesícula, pois estimula a produção de bílis.
  • Pessoas com acidez, gastrite e úlceras gástricas.
  • Pessoas que tomam diuréticos, suplementos de potássio ou medicamentos com lítio.
As melhores infusões para a circulação - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores infusões para a circulação, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Wanderley
Parabéns ! Show
Editor umComo.com.br
Oi Wanderley! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
Ady Miranda dos Santos
Estou com tromboflebite a 4 meses o que devo fazer?
Maria Elizabete
Já iniciei a dieta e estou fazendo a infusão de cavalinha.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, que bom saber isso, espero que tudo dê certo! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Geane dos santos
Quero saber como curar minhas plaquetas altas e acabar cm minhas varizes sugindo por causa da mal circulação e celulite
Imagem: showdereceitas.com
1 de 6
As melhores infusões para a circulação