Melhorar a circulação

Como usar a pimenta caiena para a circulação

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 2 dezembro 2019
Como usar a pimenta caiena para a circulação

A pimenta caiena é um tempero originário da América. Foi confundida com a pimenta preta e suas variantes (vermelha, verde e branca) durante a época da conquista devido ao forte sabor picante que tinham em comum. Atualmente, é uma das especiarias imprescindíveis na cozinha de quem aprecia os sabores fortes e utiliza-se não só na gastronomia, mas na medicina natural como aliada de muitas doenças. De fato, este ingrediente utiliza-se, entre outras coisas, para estimular o fluxo sanguíneo. Por isso, em umCOMO vamos explicar para você como usar a pimenta caiena para a circulação para que possa melhorar sua saúde de maneira natural.

Índice

  1. Propriedades e benefícios da pimenta caiena
  2. Pimenta caiena nas refeições
  3. Suplementos de pimenta caiena
  4. Infusões de pimenta caiena
  5. Contraindicações da pimenta caiena

Propriedades e benefícios da pimenta caiena

A pimenta caiena, também conhecida como páprica, é o resultado da moagem de diferentes espécies de pimentas picantes do gênero Capsicum. Sua combinação de vitaminas e minerais convertem-na em uma poderosa aliada contra os transtornos da circulação, já que diminui o colesterol LDL ou ruim, responsável pela formação de placas nas artérias e das posteriores falhas no fluxo sanguíneo.

Suas principais contribuições para o organismo são:

  • Contém vitamina A que estimula a boa saúde da visão, o desenvolvimento das defesas imunológicas e a formação das células de pele e as mucosas.
  • Contém vitaminas do complexo B que ajudam na formação de glóbulos vermelhos e a redução do colesterol ruim no sangue.
  • Tem vitaminas C e E, o que significa que tem antioxidantes que protegem o organismo do processo oxidativo causado pelos radicais livres.
  • Fornece ao organismo minerais essenciais como o ferro, cálcio, fósforo, potássio e zinco, que são indispensáveis para a correta execução das funções orgânicas.
  • Tem capsaicina, um alcaloide que estimula as sensações de calor e dor na epiderme fazendo com que o cérebro produza endorfinas, gerando sensação de alívio.

Os benefícios da pimenta caiena para a saúde

A pimenta caiena dá ao nosso organismo uma grande variedade de benefícios que nos ajudam a viver melhor:

  • Tem propriedades anti-irritantes, por isso utiliza-se para tratar úlceras, mal-estar estomacal e dores de garganta.
  • Seu conteúdo de capsaicina pode ajudar a melhorar as dores originadas por enxaquecas ou problemas articulares.
  • Ajuda o corpo a metabolizar as toxinas, melhorando o processo digestivo e diminuindo a produção de gases.
  • Estimula a circulação e aumenta a temperatura corporal, por isso é uma boa aliada em processos de perda de peso.
  • Ajuda a controlar o nível de triglicérides, estimulando a desintoxicação do organismo.
Como usar a pimenta caiena para a circulação - Propriedades e benefícios da pimenta caiena

Pimenta caiena nas refeições

Como se trata de um ingrediente de uso comum, o mais provável é que você já tenha pimenta caiena na despensa e pode utilizá-la tanto em suas refeições quanto em suas bebidas naturais do dia a dia.

  • Em sucos: adicionar uma colher de chá ao suco da sua preferência, feito com frutas ou verduras naturais e sem açúcar refinado.
  • Com as refeições: adicione-a como tempero de sopas, carnes e comidas refogadas.

Evite utilizá-la em comidas fritas ou em sucos adoçados com açúcar, porque se o que quer é melhorar a circulação, o ideal seria que consumisse alimentos saudáveis. As toxinas contidas nas frituras, no fast-food e no açúcar vão anular os efeitos benéficos da pimenta caiena.

Neste outro artigo de umCOMO mostramos para você outros alimentos que melhoram a circulação.

Suplementos de pimenta caiena

Para quem não tolera o sabor da pimenta caiena mas quer aproveitar seus benefícios, existem suplementos em forma de cápsulas que se podem comprar em lojas especializadas. Deve sr assegurar de que seja pimenta caiena natural e que não esteja misturada com outros ingredientes.

Desta forma, conseguirá consumir pimenta caiena para a circulação sem ter que notar o gosto desta especiaria. Para descobrir a posologia, o melhor é perguntar à pessoa que vende o produto ou, na falta desta, leia as instruções do fabricante.

Infusões de pimenta caiena

Uma das formas mais simples de consumir a pimenta caiena é em infusão. Estas são duas maneiras de fazer:

Infusão de pimenta caiena

Ferva 35 gramas de pimenta caiena em 350 ml de água durante cinco minutos. Tome de uma a três xícaras por dia. Se o sabor desagrada você, pode adicionar o suco de meio limão ou pedaços de fruta da sua preferência.

Infusão caiena com aloe vera

Misture uma colher de chá de pimenta caiena com água morna, mel e cristais de aloe vera. O aloe vera contribui com germânio, um oligolemento que atua como um hipotensor natural, potencializando as propriedades e o efeito da pimenta caiena.

O mel adoçará a infusão e lhe dará um sabor agradável, mas se não costuma utilizá-lo, pode tomar sem ele. Pode tomar esta infusão três vezes ao dia.

Em umCOMO damos a você mais conselhos para que saiba tratar a circulação de forma natural.

Como usar a pimenta caiena para a circulação - Infusões de pimenta caiena

Contraindicações da pimenta caiena

Ainda que a pimenta seja uma especiaria natural, há casos nos quais não se recomenda seu consumo:

  • Não se recomenda usar a pimenta caiena em combinação com medicamentos para tratar a hipertensão ou problemas circulatórios.
  • Pessoas com problemas renais ou hepáticos não deveriam consumi-la, já que a capsaicina que contém pode exacerbar o problema.
  • As mulheres grávidas ou em período de amamentação não devem consumir pimenta caiena de forma medicinal.
  • Pessoas alérgicas ao abacate, kiwi, látex, banana ou castanhas muito provavelmente são também alérgicas à pimenta caiena.

O ideal é que antes de aproveitar as propriedades da pimenta caiena, consulte um médico especializado que determine a conveniência ou não do seu consumo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a pimenta caiena para a circulação, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como usar a pimenta caiena para a circulação