Benefícios da fruta

Quais são os tipos de manga mais comuns

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os tipos de manga mais comuns

A manga é um fruto delicioso e saudável muito popular no Brasil. Apesar de ser algo que estamos habituados a ver, pouca gente sabe que existem mais de 1600 variedades dessa fruta. No entanto, existem algumas variedades que são mais comuns nos mercados. Você sabe quais são? Continue lendo esse artigo do umComo e saiba quais são os tipos de manga mais comuns, quais os benefícios dessa fruta e ainda como pode preparar manga em sua casa.

Índice

  1. Tipos de mangas
  2. Benefícios da manga
  3. Preparação
  4. Outras receitas

Tipos de mangas

Existem alguns tipos de mangas mais comuns que podemos encontrar com frequência. Para descobrir quais são, confira essa lista:

Manga Tommy Atkins

As primeiras plantações de manga Tommy Atkins surgiram na década de 20, no estado da Flórida (Estados Unidos). Atualmente, é o tipo de manga mais comum em todo o mundo, sendo a maior produção da fruta a nível mundial. No Brasil, a manga Tommy Atkins ocupa cerca de 80% do cultivo e é usada para produção de sucos, sorvetes e consumo ao natural.

Manga-rosa

A manga-rosa é a mais famosa do Nordeste e teve origem em Pernambuco. O seu nome deve-se à cor rosada da sua casca. O fruto tem forma arredondada e possui 67% de polpa, sendo ideal para sucos ou consumo natural. Podemos encontrar essa variedade de manga comum no Centro-Oeste e nas capitais Nordestinas.

Manga Espada

A manga Espada tem um formato alongado e achatado nos lados. É considerada uma das variedades mais antigas do Brasil. A casca e a semente ocupam 43% do total da fruta e, por isso, não apresenta muita polpa. A manga-espada é uma das mais consumidas no Brasil pela produção em massa e pelo seu baixo preço.

Manga Bourbon

A manga Bourbon é uma das mais indicadas para o consumo ao natural pois é cheia de sabor e rica em fibras. Também é usada na indústria da manga em calda. Atualmente, a manga bourbon é popular em S.Paulo e produzida, maioritariamente, no Centro Oeste.

Manga Ubá

A manga Ubá foi batizada em homenagem à cidade de Ubá, em Minas Gerais, onde começou o seu cultivo. A mangueira dessa fruta é muito produtiva, oferecendo mais de mil frutos por cada ano. Como possui altos teores de vitamina C, a manga Ubá é muito usada na indústria de sucos.

Quais são os tipos de manga mais comuns - Tipos de mangas

Benefícios da manga

A manga apresenta diversos benefícios para a saúde:

Ação antioxidante

Além das vitaminas C e E que atuam como poderosos antioxidantes, a manga contem carotenoides e polifenóis que protegem o organismo de doenças e envelhecimento precoce e promovem a recuperação muscular.

Regula o intestino

A concentração de fibras da manga promove o bom funcionamento do intestino, evitando inchaço, desconforto abdominal e constipação.

Auxilia na perda de peso

A manga é um alimento rico em fibras, promovendo a sensação de saciedade e diminuindo a absorção de açúcar e colesterol.

Riqueza em vitaminas minerais

A manga é rica em vitaminas do complexo B, vitamina E; ácido fólico, potássio e cobre.

Dica: Saiba mais sobre os benefícios da manga para saúde nesse artigo.

Quais são os tipos de manga mais comuns - Benefícios da manga

Preparação

Antes de incluir a fruta nas suas receitas, confira como descascar uma manga de forma muito simples nesse artigo.

A manga pode ser consumida ao natural, em sucos, em molhos, em saladas, pratos de cozinha exótica ou em saladas de frutas. Também existem várias sobremesas deliciosas em que a manga é a estrela do prato. Confira como preparar uma deliciosa e prática salada de manga:

Ingredientes

  • 1 pé de alface
  • 2 maços de rúcula
  • Sal e azeite
  • 1 manga

Preparação

Corte a alface em pequenas tiras e misture com a rúcula. Deixe de molho em água e vinagre por 30 minutos para eliminar as bactérias. Passe por água, lavando bem, e deixe escorrer.

Descasque e corte a manga em tiras finas.

Misture as verduras e tempere com um pouco de azeite e sal. Junte a manga e está pronto a comer!

Quais são os tipos de manga mais comuns - Preparação

Outras receitas

Agora que já sabe quais os tipos de manga mais comuns, dê uma olhada nessas receitas com manga que pode recriar em sua casa:

Como fazer molho de manga

Como fazer mousse de manga

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de manga mais comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quais são os tipos de manga mais comuns