Partilhar

Quais são os benefícios da quinoa

Por Sara Viega. Atualizado: 11 julho 2019
Quais são os benefícios da quinoa
Imagem: her.ie

Embora a quinoa esteja muito na moda ultimamente, não é um produto novo. Trata-se de um alimento muito antigo que já era cultivado na América do Sul à 5000 anos, muito antes da liquidação de importantes culturas pré-colombianas como os Incas. A quinoa não provém da família dos cereais, mas graças à sua quantidade de amido e pela sua forma de consumo foi considerada popularmente como um cereal. Atualmente produzida na Bolívia, Peru, Equador, Argentina, Chile e Estados Unidos, este alimento está cheio de grandes propriedades que beneficiam o nosso organismo. Quer saber mais sobre este tema? Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os benefícios da quinoa.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da batata baroa
Passos a seguir:
1

A quinoa é um dos vegetais mais completos que se podem ingerir, pois conta com nove aminoácidos essenciais, além de oferecer proteínas, fibra, carboidratos e gorduras saudáveis ao nosso corpo. Tudo isto torna-a num alimento excelente para o nosso corpo.

2

Embora a quinoa não seja um cereal, conta com um dos benefícios mais típicos deste tipo de alimentos: um excelente contributo de fibra. Isto faz com que a quinoa seja usada habitualmente para emagrecer, pois entre os benefícios da fibra encontramos a regulação do trânsito intestinal e a redução nos níveis de colesterol e o açúcar no sangue.

3

Outro dos benefícios da quinoa que faz com que esta esteja tão associada à perda de peso, é a sua capacidade de nos mantermos saciados. Isto também se deve ao importante conteúdo de fibra que apresenta, o que faz com que depois de a ingerir nos sintamos satisfeitos durante mais tempo, evitando assim petiscar entre refeições.

4

Devido ao seu conteúdo de ácidos gordos benéficos, como o ômega 3 e o ômega 6, uma das propriedades da quinoa é ajudar-nos a manter a nossa saúde cardiovascular. O seu consumo habitual favorece a prevenção de doenças cardíacas como a arteriosclerose.

5

Sem dúvida um benefício da quinoa destacado é o seu alto conteúdo de proteína, com uma contribuição de mais de 50% comparada com outros grãos. Isto tornar-a em uma excelente fonte de energia, além de ser uma fantástica alternativa para quem deseja levar uma dieta vegetariana saudável e nutritiva.

6

A quinoa também oferece uma excelente contribuição de magnésio, o que a converte em um dos melhores remédios naturais para aliviar as enxaquecas.

Ao mesmo tempo, é uma grande alternativa para reduzir a tensão arterial uma vez que graças a este mineral favorece o relaxamento dos vasos, cuidando do nosso coração.

7

A quinoa também é uma excelente alternativa para pacientes celíacos, pois a sua farinha é bastante tolerada por este tipo de pessoas, o que a torna numa grande opção para a elaboração de sobremesas, biscoitos, pães, entre outros.

8

Por último, este vegetal é um excelente aliado para limpar o nosso organismo e eliminar toninas graças aos seus muitos compostos.

A quinoa é uma opção saudável e ótima para incluir na sua alimentação, mas para desfrutar dela de forma adequada é importante que saiba como limpá-la bem. Por isso, em umComo.com.br convidamos a consultar o nosso artigo sobre como lavar a quinoa, para que descubra a forma adequada de o fazer e possa desfrutar dos seus muitos benefícios.

Dica: Acesse também esse artigo e esclareça à dúvida "Comer quinoa crua faz mal?"

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da quinoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios da quinoa

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
isabel de araujo
qual outros nomes da quinoa

Quais são os benefícios da quinoa
Imagem: her.ie
Quais são os benefícios da quinoa

Voltar ao topo da página