Benefícios da fruta

Quais os benefícios da pitanga

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios da pitanga
Imagem: flickr.com

A pitanga é um fruto da pitangueira com forma de bolinha que conta com imensos benefícios para a saúde. Tipicamente brasileira, a pitanga é rica em vitamina A, antioxidantes, cálcio, fósforo e ferro, o que a torna ideal para prevenir e combater determinadas doenças. Para além disso, este fruto é pouco calórico, o que significa que é ideal para adicionar à sua dieta de emagrecimento. Se quer ficar por dentro dos benefícios da pitanga e como a pode consumir, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do tomate

Benefícios da pitanga e suas folhas

Como já referi no início, a pitanga é rica em vitamina A, o que faz dela um ótimo diurético, que além do mais ajuda a manter a pele saudável e bonita. Mas não é só isso que faz da pitanga um fruto benéfico para a nossa saúde, o seu conteúdo em cálcio, ferro e fósforo ajudam a prevenir doenças como a osteoporose. A pitanga também é uma excelente fonte de antioxidantes, como antocianinas e fenóis, o que ajuda na prevenção de doenças degenerativas como o câncer. O licopeno, substância responsável pela cor vermelha da fruta, é outro antioxidante presente na pitanga que é eficaz no combate a várias doenças. O seu poder antioxidante ajuda também a retardar os sinais do envelhecimento precoce, lutando contra a ação dos radicais livres. Por ser uma fruta com baixo valor calórico, ela pode ser consumida em dietas de emagrecimento.

Para além da pitanga, as suas folhas também são benéficas para a nossa saúde. As folhas da pitanga têm propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, antioxidantes e calmantes, o que as torna ideais para tratar problemas estomacais, hipertensão, reumatismo, diarreia, bronquite ou febre. Além disso, as folhas da pitanga também se mostraram eficazes na diminuição dos triglicérides.

Quais os benefícios da pitanga - Benefícios da pitanga e suas folhas
Imagem: tenhaumavidalongaesaudavel.blogspot.pt

Como consumir pitanga

Para se beneficiar de todas as propriedades que a pitanga tem para oferecer à sua saúde, você pode consumi-la in natura ou em forma de chá ou suco de pitanga. Você pode fazer um suco de pitanga colocando no liquidificador 100 g de pitanga juntamente com 200 ml de água. Bata tudo e beba de seguida, para que a fruta não perca as suas propriedades. Se não gostar muito do sabor da pitanga e quiser adoçá-la um pouco, poderá bater cerca de um quarto da polpa da fruta com um copo de água e adoçar com uma colher de chá de mel. Caso deseje poderá adicionar também folhas de hortelã. Você também pode fazer um suco com as folhas da pitanga. Coloque no liquidificador um punhado de folhas de pitanga, o suco de 2 limões, 1 litro de água e açúcar a gosto e bata tudo. Você pode ingerir suco de pitanga duas vezes ao dia.

Se ao invés do suco você preferir o chá de pitanga, basta colocar para ferver 3 colheres de sopa de folhas da pitangueira em um litro de água. Quando ferver, desligue o fogo e coe o chá. Você pode beber o chá das folhas da pitanga ao longo do dia, quente ou frio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios da pitanga, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • É importante referir que, a pitanga seja in natura ou em forma de suco ou chá, deve ser consumida como complemento ao tratamento indicado pelo seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Auxiliadora
Amei as explicações sobre fruta do conde e pitanga tenho os dois em casa e não sabia que poderia usar as folhas de ambas pra chá. Obrigada pelas informações!
Soraya
Olá,, gostaria de saber se o chá coloca 3 folhas para 1 litro de água, as folhas são muito pequenas? Pode ser folhas verdes?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Soraya, você coloca 3 colheres de sopa de folhas de pitangueira por cada litro de água.
Marta Santos
adoro pitanga e com todos esses beneficios qui maravilha
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Marta, pitanga é muito bom mesmo! Obrigada pelo comentário e continue nos seguindo :)
Imagem: flickr.com
Imagem: tenhaumavidalongaesaudavel.blogspot.pt
1 de 2
Quais os benefícios da pitanga