Partilhar

Quais são os benefícios da cerveja sem álcool

Quais são os benefícios da cerveja sem álcool

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas na maior parte do mundo. Ainda que forneça numerosos benefícios ao nosso organismo, esta bebida também pode ser prejudicial, dependendo da quantidade de álcool que contenha. Por isso, existe a cerveja sem álcool e a cerveja zero. O simples fato de não conter álcool as tornam mais saudáveis e benéficas. Mas, cerveja zero álcool faz mal? Neste artigo do umCOMO explicamos quais são os benefícios da cerveja sem álcool, quando ela pode ser consumida e quando ela precisa ser evitada.

Também lhe pode interessar: Benefícios da cerveja para a saúde

Benefícios da cerveja sem álcool

Para entender os benefícios da cerveja zero álcool basta centrar-se no fato de que os ingredientes originários de uma boa cerveja (água, cereais, lúpulo e cevada) realmente são nutritivos. O que desvia essa possibilidade da cerveja ser considerada um produto saudável é, principalmente, seu teor alcoólico. Ou seja, não há dúvidas de que uma cerveja zero álcool é mais saudável do que uma cerveja normal, mas é claro que a qualidade desses ingredientes e a presença de conservantes pode influenciar nesse processo, como explicaremos.

A cerveja sem álcool contém mais de 2.000 substâncias diferentes que podem ajudar nosso organismo. Minerais, vitaminas, antioxidantes, proteínas... São algumas das propriedades que este tipo de cevada contém:

  • Antioxidantes: este composto está presente na cerveja sem álcool. Através deles, reduz-se o envelhecimento de nossas células, pelo qual pode prevenir o câncer. Por outro lado, os antioxidantes que encontramos na "cerveja sem álcool" também detêm a deterioração de nossos tecidos e tem uma função positiva da prevenção de algumas doenças do sistema circulatório.
  • 95% da cerveja 0.0 - popularmente conhecida como "cerveja sem álcool" - é água. Com isso, queremos destacar que é uma bebida muito hidratante.
  • Por outro lado, seu alto teor em vitamina B ajuda na construção do DNA e também na formação dos glóbulos vermelhos. É um produto muito nutritivo.
  • Alimentação. A cerveja sem álcool é muito rica em vitaminas e minerais, pelo que pode tornar-se um perfeito complemento na dieta. Inclusive, ao carecer de álcool etílico, é benéfica para as mulheres durante a gravidez ou o período de lactação. No entanto, recomendamos consultar seu ginecologista antes de consumir a cerveja 0.0.
  • A cerveja também contém cálcio e potássio. Isto é benéfico para nosso sistema ósseo, bem como para o funcionamento ótimo de nossos músculos e nosso coração.
  • Terceira idade. Incluir a cerveja sem álcool na dieta das pessoas da terceira idade, com acompanhamento médico, pode ser muito favorável. Além de refrescante, evitaremos os problemas de desnutrição e desidratação, pois, lembre-se que este tipo de cerveja contém micronutrientes (vitaminas, magnésio, potássio...) e antioxidantes.

Cerveja zero álcool faz mal?

Essa é uma pergunta que precisa ser contextualizada. A cerveja zero álcool faz mal em determinadas circunstâncias para algumas pessoas. Por isso, esclarecemos a seguir algumas dúvidas comuns sobre os benefícios da cerveja sem álcool e quando ela pode fazer mal.

Cerveja zero álcool tem álcool?

Esse é um dos mitos que vem junto com a dúvida 'cerveja zero faz mal?'. É verdade que em processos de fabricação de cerveja mais antigos não era possível extrair todo o álcool, hoje em dia isso já é possível. Na dúvida, para garantir, certifique-se de encontrar o selo 0% no rótulo da cerveja sem álcool.

Cerveja zero faz mal ao fígado?

Não, falando especificamente desse órgão, a cerveja sem álcool não faz mal ao fígado. Mas, é importante considerar que em muitos casos os problemas de fígado estão relacionados à problemas de dependência química. E nesses caso sim, é preciso ter o acompanhamento médico obrigatório, já que uma pesquisa publicada por neurologistas na da Universidade de Indiana[1] revelou que mesmo a cerveja sem álcool pode ativar regiões do cérebro relacionadas ao vício em cerveja. Portanto, o consumo de cerveja zero álcool pode não ser a melhor estratégia para se combater a dependência química.

Grávida pode tomar cerveja zero álcool?

Sim, se o médico liberou, grávida pode tomar cerveja sem álcool, seguindo sempre os devidos cuidados da gestação. O consumo moderado da cerveja sem álcool na gravidez, inclusive, pode oferecer benefícios ao desenvolvimento do embrião, de acordo com pesquisas publicada pelo jornal acadêmico espanhol Nutrición Hospitalaria.[2]

Cerveja sem álcool é detectada no bafômetro?

Em teoria as cervejas zero álcool não são detectadas no teste do bafômetro, mas é sempre bom lembrar que fatores externos podem influenciar, como a própria alimentação. Sendo assim, a cerveja zero álcool continua sendo a única opção possível para quem vai dirigir e quer tomar uma cerveja.

Por último, devemos destacar que todas aquelas pessoas que sofrem de doenças do sistema digestivo: úlceras, problemas de rins e fígado, diabetes ou colesterol, entre outras, devem ser supervisionadas por seu médico antes de consumir a cerveja sem álcool. O mesmo ocorre com as pessoas que sofrem de alcoolismo ou encontram-se, atualmente, sob qualquer tratamento farmacológico. Tenha cuidado e consulte seu médico de confiança, pois, caso contrário, a cerveja sem álcool poderia ser prejudicial.

Cerveja zero álcool engorda?

Ainda que não contenha álcool etílico, lembre-se de consumir a "cerveja sem álcool"em quantidades moderadas. Mesmo tendo um baixo valor energético e podendo ser incluída nas dietas de emagrecimento, é recomendável consultar um nutricionista para uma dieta adequada.

A bebida produzida através da fermentação de cereais é uma das paixões nacionais. Porém, quem não quer ganhar os quilinhos a mais que ela pode proporcionar deve saber como beber cerveja sem engordar. É possível incluir a bebida no cardápio de forma a que as suas calorias não se tornem responsáveis pelo ganho de peso.

Quando bebida com moderação, a cerveja pode até mesmo trazer benefícios à saúde, uma vez que é feita com cereais, como cevada e lúpulo. Dessa forma, oferece vitaminas como a B6, B12 e ácido fólico, além de minerais como silício, magnésio, cálcio e potássio. Na sua composição estão presentes ainda compostos fenólicos e antioxidantes, os quais previnem o envelhecimento das células e as doenças cardiovasculares. Porém, os seus benefícios variam conforme a qualidade da bebida, sendo que as cervejas artesanais e do tipo Premium estão entre as mais saudáveis, já que são feitas com matéria-prima de melhor qualidade.

Com moderação, a cerveja é um fornecedor importante de energia, já que é rico em carboidratos. Por isso, outra dica para os dias que a bebida for ingerida é que sejam consumidos menos alimentos ricos em carboidratos, mas isso não quer dizer que a cerveja substitui refeições. Além disso, o que costuma ajudar com o ganho de peso ao beber cerveja é a escolha dos petiscos que são combinados com a bebida.

Por mais que a cerveja seja refrescante, ela não mata a sede, apenas a água tem o poder de fazer isso. Dessa forma, a bebida deve ser apreciada e bebida aos poucos, quem gosta de desfrutar de sabores variados pode experimentar as cervejas artesanais. Outra dica para não engordar bebendo uma gelada é estar alimentado antes do primeiro copo, assim, além de beber menos, as chances de comer um fast food depois de beber são menores. Além disso, já que o fígado fica com um menor desempenho depois de beber (no caso de excesso) o alimento que é consumido depois tem maiores chances de se tornar gordura acumulada.

Não raro, as pessoas consomem cerveja acompanhada de frituras e outros petiscos salgados ricos em sódio. Por isso, a dica é evitar essa combinação, além de dar preferência aos petiscos mais saudáveis. Alguns exemplos são pequenas porções de amendoim sem sal, pistache, castanhas, pepino em conserva, tomate cereja, bolinhos assados ao invés de fritos e queijos mais leves, como o coalho. Outra dica para evitar a barriga de cerveja é ter uma alimentação saudável todos os dias, dando preferência às carnes e queijos magros, legumes, frutas, vegetais, sementes, grãos e cereais integrais.

Os perigos do abuso da cerveja (com álcool)

Por mais que a famosa barriga de cerveja seja a maior preocupação dos apreciadores da bebida, fazendo com que muitos até mesmo pensem em parar com o seu consumo, é possível beber cerveja sem engordar. Em primeiro lugar, é importante salientar que por se tratar de uma bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação, não só porque pode ser a responsável pelo ganho de peso, mas porque assim como qualquer outro alimento ou bebida prejudica a saúde quando consumida em excesso. O abuso de cerveja aumento o risco de acidente vascular cerebral (AVC), infarto e outros problemas de saúde.

Portanto, para não engordar e de quebra obter os benefícios da cerveja o recomendado é que homens não bebam mais do que duas doses por dia e mulheres não mais do que uma única dose. Outra dica para evitar os quilinhos a mais proporcionados pela bebida é não ingeri-la diariamente, e sim, deixar o seu consumo apenas para alguns dias da semana, como o final de semana e ocasiões especiais. Você também pode praticar exercícios físicos para aumentar a queima de calorias.

Leia também: Beber cerveja todos os dias faz mal?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da cerveja sem álcool, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. MARTIN, Christopher S.; EARLEYWINE, Mitchell; YOUNG, Richard David. Identification of nonalcoholic and alcoholic beers: Effects of consumption practices and beer brand. Addictive behaviors, v. 15, n. 1, p. 89-93, 1990.
  2. Pérez Medina, Tirso, & de Argila Fernández-Durán, Nuria, & Pereira Sánchez, Augusto, & Serrano González, Lucía (2015). Beneficios del consumo moderado de cerveza en las diferentes etapas de la vida de la mujer. Nutrición Hospitalaria, 32(1), undefined-undefined.. ISSN: 0212-1611. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3092/309243316007/>. Acesso e 14 de outubro de 2019.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios da cerveja sem álcool

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
rosana
nniguem me responde ,se a cerveja sem alcool contem muito acucar? diabetico pode beber sem culpa?
Edivaldo B. Ferreira
Estou tomando anti-bioticos? posso consumir cerveja sem alcool?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edivaldo! As cervejas sem álcool podem conter ainda a substância, ainda que em menor quantidade, pelo que não é recomendável bebê-las se estiver tomando antibióticos. Saiba mais sobre beber tomando antibióticos aqui: https://saude.umcomo.com.br/artigo/posso-beber-tomando-antibiotico-26514.html
A sua avaliação:
Daniel
Eu não entendi a parte do sódio ser útil para quem tem pressão arterial, é um erro, quer dizer, o texto deveria dizer que ao invés de útil seria, sim, prejudicial? Obrigado
A sua avaliação:
Pamira costa leite
Gostaria de saber se faz ao colestarol hernia do hiato pois eu bebo todas as refeicoes.?
A sua avaliação:
MARIO GONCALVES
achei interessante o artigo sobre a cerveja sem alcool.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mario! Que bom saber que a informação foi interessante para você. Obrigada e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
ROSE PINHEIRO
faz mal ao figado tomar cerveja sem alcool?
A sua avaliação:
Andre
Eu entendi essa (o alto teor sódio nessa bebida e ultiu para quem tem pressão alta elevada???? Desculpa minha ignorância mais quem tem pressão alta consumindo um produto com alto teor de sódio não irá morre ou passar mal???
Adriana
Também acho que essa relação descrita aí está equivocada. No mínimo mal redigida.
A sua avaliação:
LAURA
gostei muito das dicas e do conteudo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Laura! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Aparecida para de Oliveira
Gostei dessas dicas, mas para eu ter esses benefícios, por quanto tempo devo fazer uso?

Quais são os benefícios da cerveja sem álcool
Quais são os benefícios da cerveja sem álcool

Voltar ao topo da página