PARTILHAR

Alimentos ricos em vitamina B

Alimentos ricos em vitamina B
Imagem: carritus.com

A vitamina B é um complexo vitamínico formado por 8 tipos diferentes, a vitamina B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9 e B12. Todas elas favorecem o metabolismo e ajudam o organismo a funcionar corretamente. As vitaminas do grupo B são conseguidas através de uma série de alimentos que nos trazem um aumento da energia, desenvolvimento adequado, crescimento e divisão celular, melhoram a produção de hormônios, enzimas e proteínas necessárias para nosso metabolismo, favorecem a saúde arterial e do coração e ajudam a aumentar as defesas. Por todos todos estes benefícios, é imprescindível que você incorpore os alimentos ricos em vitamina B em sua alimentação e ajude seu organismo a funcionar corretamente.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em vitamina B3
Passos a seguir:
1

Alimentos ricos em vitamina B1

A vitamina B1 ou tiamina é fundamental para o sistema nervoso e circulatório. Os alimentos ricos em vitamina B1 são a carne de porco, fígado, ovos, frutos do mar como lagosta e ostras, peixes como o atum e o peixe manteiga, sementes como as de sésamo ou girassol, manteiga, frutos secos como os pinhões ou pistaches, feijão branco, aspargos, couve-flor, cogumelos, laranja, alho e batatas.

Alimentos ricos em vitamina B - Passo 1
Imagem: vivirsano.com
2

Alimentos ricos em vitamina B2

A vitamina B2 ou riboflavina intervém no sistema nervoso favorecendo a criação de enzimas, indispensáveis para a liberação de energia produzida pelas gorduras, carboidratos e proteínas. Os alimentos ricos em vitamina B2 são, principalmente, o leite e todos os produtos lácteos, como o iogurte, carnes de vaca, porco ou cordeiro, fígado, vísceras, peixes, espinafres, aspargos, gérmen de trigo e cereais integrais, e frutas como o abacate.

Alimentos ricos em vitamina B - Passo 2
Imagem: productoslacteos-deivi.com
3

Alimentos ricos em vitamina B3

A vitamina B3 ou niacina favorece a diminuição de colesterol e triglicéridos, e melhora a circulação sanguínea, entre outras funções. Os alimentos com maior fonte de vitamina B3 são o fígado e rins, carnes vermelhas, peixes como o atum, produtos lácteos, ovos, brócoli, tomates, aspargos, frutas como banana, legumes, cereais integrais e nozes. Um excesso desta vitamina pode produzir pele seca e doenças digestivas.

Alimentos ricos em vitamina B - Passo 3
Imagem: eladerezo.hola.com
4

Alimentos ricos em vitamina B5

A vitamina B5 ou ácido pantotênico deve ser incluída na nossa alimentação já que é muito benéfica para os processos celulares e eliminação de carboidratos e gorduras do nosso organismo. Os alimentos ricos em vitamina B5 são, principalmente, o fígado de frango, que é o que possui mais quantidade desta vitamina, o caviar, o queijo, peixes como o salmão, a gema de ovo, os produtos lácteos, o farelo de trigo, sementes de girassol, frutas como o abacate ou os morangos, frutos secos, brócolis, couve-flor, geléia real, trigo integral, milho e legumes.

Alimentos ricos em vitamina B - Passo 4
5

Alimentos ricos em vitamina B6

A vitamina B6 ou piridoxina é indispensável para o metabolismo das células vermelhas do sangue e o funcionamento do sistema nervoso e imunológico. Os alimentos com maior quantidade de vitamina B6 são o farelo de trigo, o arroz, o fígado de peru, peixes como o atum de barbatana amarela, o salmão e o bacalhau, lombo de porco, peito de frango, especiarias e ervas como o pimentão, o alho em pó, a sálvia, o manjericão ou o orégano, frutos secos como os pistaches ou as avelãs, o alho, grão-de-bico, batatas, espinafre, soja e frutas como banana ou abacate.

Alimentos ricos em vitamina B - Passo 5
Imagem: revistasomos.cl
6

Alimentos ricos em vitamina B8

A vitamina B8, biotina ou vitamina H, é importante de incluir na nossa alimentação porque favorece o funcionamento da pele e é imprescindível para o correto crescimento e desenvolvimento. Intervém na criação de glucose e evolução das glândulas sexuais. Os alimentos ricos em vitamina B8 são, principalmente, o fígado de vaca, a gema de ovo, o fermento de cerveja, gérmen de trigo, a couve-flor, legumes, cenouras, leite integral, frutas como morangos, avelãs e o chocolate.

Alimentos ricos em vitamina B - Passo 6
Imagem: promocionesfarma.com
7

Alimentos ricos em vitamina B9

A vitamina B9 ou ácido fólico é fundamental para o crescimento e correto funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Além disso, favorece a redução de aminoácidos no sangue, e para as mulheres grávidas é muito beneficioso pois ajuda no desenvolvimento da placenta e do feto. Os alimentos com mais quantidade de vitamina B9 são as verduras, principalmente o espinafre, os legumes, o suco de laranja, os aspargos, frutas como banana, melão ou morangos, o limão e os fermentos.

Alimentos ricos em vitamina B - Passo 7
Imagem: cocina.facilisimo.com
8

Alimentos ricos em vitamina B12

A vitamina B12 ou cobalamina é a mais importante do complexo vitamínico B pois favorece a formação de glóbulos vermelhos no sangue e ajuda a manter o funcionamento do sistema nervoso central, entre outras funções. Os alimentos com maior fonte de vitamina B12 são os frutos do mar, principalmente amêijoas, mexilhões e ostras, o fígado de cordeiro, a carne de bovino, a gema de ovo de galinha, o polvo, a cavala como o peixe com mais vitamina B12, a carne de vaca, o queijo suíço e produtos lácteos como o iogurte.

Os alimentos vegetais não costumam ser uma boa fonte de vitamina B12, por isso os vegetarianos devem recorrer ao leite de soja, o tofu ou os cereais, que contam com uma pequena quantidade de cobalamina.

Alimentos ricos em vitamina B - Passo 8
Imagem: lomejordegalicia.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em vitamina B, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Joao Isidoro
Lendo sobre alimentos ricos em Glutamina abre um Link para acessar Alimentos ricos em vitamina D, mas ao acessar, o artigo é sobre vitamnia B.........
Editor umComo.com.br
Oi Joao! Valeu pela dica, o artigo já foi corrigido. Confira os alimentos ricos em vitamina D nesse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/alimentos-ricos-em-vitamina-d-4117.html
IVOREMA SAYÃO LOBATO CHAPON
ASSUNTO SOBRE VITAMINA B ESTAVA SENDO MUITO NECESSÀRIO. GOSTEI E CONSULTEI SOBRE OS ALIMENTOS. OBRIGADA!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivorema, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
ANA ALINE
Gostaria de saber se existe uma vitamina para cabelo unha aparência da pele
jose dos santos
alimento mais energetico
hemilly
nada uteo nao encontrei nada
Alimentos ricos em vitamina B
Imagem: carritus.com
Imagem: vivirsano.com
Imagem: productoslacteos-deivi.com
Imagem: eladerezo.hola.com
Imagem: revistasomos.cl
Imagem: promocionesfarma.com
Imagem: cocina.facilisimo.com
Imagem: lomejordegalicia.com
1 de 9
Alimentos ricos em vitamina B

Voltar ao topo da página ↑