Alimentos ricos em lisina
A lisina é um aminácido essencial que promove o bom funcionamento do organismo e o crescimento muscular. A lisina também diminui o risco de osteoporose , contribuindo para uma melhor absorção do cálcio. Como o corpo não sintetiza este aminoácido, os alimentos ricos em lisina devem constar no seu cardápio. A lisina é usada no processo de fabricação de proteínas, sendo vital para o crescimento e manutenção dos músculos e órgãos do corpo. A lisina também influencia a saúde da pele pois influencia a formação de colágeno e pode ser usada no combate ao herpes. Para saber que alimentos possuem um alto teor de lisina e inseri-los nas suas refeições, continue lendo esse artigo do umComo.
Passos a seguir:
Peixe e aves
A carne de aves e os peixes são alimentos ricos em lisina. Apesar de o frango conter muito mais lisina do que qualquer peixe, algumas espécies contêm bons níveis. Aposte no bacalhau e na sardinha, pois são particularmente ricos nesse aminoácido.
Dica: Saiba como fazer patê de sardinha, conferindo essa receita.
Nozes e soja
Um lanche rápido de nozes pode fornecer uma boa dose de lisina ao seu organismo. No entanto, se está procurando alimentos ricos em lisina para curar o herpes, evite as nozes pois são ricas em arginina - o aminoácido que facilita a proliferação do vírus.
Os produtos de soja também são boas fontes de lisina, especialmente o tofu.
Carne vermelha
Os alimentos ricos em proteínas são ricos em lisina. Uma porção de carne vermelha numa refeição diária irá fornecer a dose diária necessária de lisina. A carne também uma excelente fonte de vitaminas e minerais, mas contem muita gordura saturada. Prefira cortes magros e evite cozinhá-la com frituras.
A carne de veado também é muito rica em lisina. Por ter menos gordura, a carne de veado é mais indicada para quem procura perder peso.
Chocolate
A lisina contribui para a transformação da gordura em energia. O nível baixo de lisina presente no chocolate ajuda a metabolizar os doces.
Melão
O melão é um alimento rico em água e vitaminas oxidantes A e C. Apesar de não ser o alimento mais rico em lisina, podemos encontrar cerca de 3 gramas em duas xícaras de melão picado.
Abacate
O abacate é um alimento rico em lisina e arginina. Os dois aminoácidos trabalham em conjunto para reduzir a ansiedade e beneficiar o organismo. No entanto, o abacate é um alimento bem calórico e deve ser ingerido em porções moderadas.
Batata doce
Como a maior parte das frutas e legumes não são boas fontes de proteínas, a lisina não está muito presente nesses alimentos. Não é o caso da batata doce, cuja pele fornece 96 mg de lisina quando cozida. Isso suprime 5% da dose diária de lisina, complementando a sua refeição.
Parmesão e ovos
Os produtos lácteos e os ovos são alimentos ricos em lisina. O queijo, especialmente parmesão, providenciam excelentes níveis do aminoácido. Aumente a dose de lisina do seu café da manhã comendo dois ovos mexidos. Comer ovos diariamente pode contribuir para o aumento do colesterol, por isso procure consumir com moderação.
Agora que já conhece os alimentos ricos em lisina, dê uma olhada nessas fontes de nutrientes que devem constar no seu cardápio:
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em lisina, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.