Outros Alimentação equilibrada

Alimentos ricos em tirosina

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos ricos em tirosina

A tirosina é um aminoácido bastante necessário ao nosso corpo. Constituinte de diversas proteínas e também de muitos hormônios, essa substância química possui diversas funções no nosso organismo. Relacionada com o controle do sono, com alterações do humor, com velocidade de funcionamento do metabolismo e com outros comportamentos do nosso organismo, a tirosina pode ser um auxiliar do nosso corpo em busca de uma vida plenamente saudável. Em vista desse fato, buscá-la na nossa alimentação é uma boa maneira de mantê-la em níveis altos. Para isso, é necessário saber quais são os alimentos ricos em tirosina e introduzí-los em nossa dieta. Continue lendo esse artigo feito por umComo para saber mais sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em cromo

Passos a seguir:

1

As carnes que possuem grandes quantidades de tirosina são aquelas que são mais "recheadas" de proteínas. Como as proteínas são constituídas de aminoácidos, a probabilidade da tirosina estar presente em alimentos de origem animal é maior.

Conheça nesse artigo os alimentos ricos em proteína.

Bem, as carnes que possuem altos níveis de tirosina são as brancas, mais especificamente as carnes de peixes marítimos. Além disso, a carne bovina possui grandes concentrações do aminoácido que estamos a buscar.

2

As leguminosas ricas em tirosina são principalmente o feijão (tanto o feijão branco, como o preto ou o carioquinha) e também as ervilhas. Se combinadas com alguma carne, como num cozido, altos níveis de tirosina serão adquiridos pelo seu organismo. Estes também são alimentos ricos em ferro.

Alimentos ricos em tirosina - Passo 2
Imagem: efecade.com.br
3

Folhagens, legumes e verduras têm grandes representantes. A lista é bem grande, veja só:

  • Batata doce, batata inglesa, chicória, beterraba, couve, brócolis, rabanete, salsa, quiabo, pepino, couve, nabo, aspargo, vagem, berinjela e cebolas.

Todos esses alimentos possuem grandes concentrações de tirosina e lhe auxiliarão na saúde. Também podemos observar quantidades do nosso aminoácido em cogumelos como o champignon, o shimeji e o paris, ou seja, nos fungos também existem quantidades apropriadas de tirosina para o nosso organismo.

4

Os grãos secos como a castanha do caju, a castanha do pará, as avelãs e as nozes possuem grandes quantidades de tirosina e podem nos auxiliar muito em um momento de deficiência do aminoácido em nosso corpo. Se consumidos em quantidade, podem fazer a reposição da substância para o organismo.

O centeio e a cevada são outros grãos e farelos que podem nos auxiliar no que se trata da quantidade de tirosina em nosso corpo.

Alimentos ricos em tirosina - Passo 4
5

Veja só, algumas das frutas possuem também quantidades consideráveis de tirosina. O abacate e o tomate podem ser fontes do elemento em nosso corpo. Com isso podemos aprender que o guacamole é saudável e pode trazer muitos benefícios para o nosso corpo através da tirosina.

6

A tirosina está ligada ao albinismo, sendo um aminoácido constitutivo da melanina. Fortificante da pele, ela se liga muito ao triptófano, sendo também relacionada constantemente à serotonina, o hormônio do prazer. Isso quer dizer que a tirosina está profundamente ligada com nosso estado emocional, além de influenciar em nossas condições de sono e de bem estar. Também pode se observar na tirosina função essencial na regeneração das células sanguíneas e na resistência de nossos cabelos e pelos. Por isso, manter o consumo de tirosina em equilíbrio é necessário.

Dica: Uma vida saudável adéqua a tirosina aos alimentos ricos em triptófano.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em tirosina, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: efecade.com.br
1 de 3
Alimentos ricos em tirosina