Escolher alimentos saudáveis

Alimentos ricos em oxalatos

Alimentos ricos em oxalatos

Os oxalatos são compostos presentes em alguns alimentos que, consumidos em uma quantidade elevada, podem impedir a correta absorção do cálcio além de favorecer a formação de cálculos renais compostos de cálcio e oxalatos. Controlar sua presença em nossa dieta é fundamental para manter a nossa saúde, para prevenir a formação de pedra nos rins e também para garantir que estamos absorvendo a quantidade de cálcio de que precisamos. Por isso em umComo.com.br mostramos a você alguns alimentos ricos em oxalatos para que você os distribua de forma adequada em sua dieta.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em cromo

Índice

  1. Alimentos ricos em oxalatos: espinafre
  2. Alimentos ricos em oxalatos: beterraba
  3. Alimentos ricos em oxalatos: acelga
  4. Alimentos ricos em oxalatos: trigo
  5. Alimentos ricos em oxalatos: frutas secas
  6. Alimentos ricos em oxalatos: chocolate
  7. Frutas ricas em oxalatos
  8. Outros alimentos ricos em oxalatos

Alimentos ricos em oxalatos: espinafre

A lista de alimentos ricos em oxalatos pode ser muito ampla, no entanto em umComo selecionamos aqueles que contam com uma maior concentração, deste modo você conseguirá distribuí-los adequadamente em suas refeições diárias.

O espinafre está no topo da lista, por isso não se recomenda que seja consumido acompanhado de alimentos ricos em cálcio, pois inibirão seus efeitos. Também não é recomendável comê-lo em excesso se você for propenso aos cálculos renais.

Alimentos ricos em oxalatos - Alimentos ricos em oxalatos: espinafre

Alimentos ricos em oxalatos: beterraba

Ainda que para muitas pessoas não seja um alimento habitual em sua dieta, a beterraba entra nesta lista, por isso deve ser ingerida com moderação e, como ocorre com o espinafre, de preferência sem alimentos ricos em cálcio.

Alimentos ricos em oxalatos - Alimentos ricos em oxalatos: beterraba

Alimentos ricos em oxalatos: acelga

A acelga está cheia de benefícios, sendo uma destacada fonte de ferro perfeita para manter nosso sistema imunológico saudável, e com alto teor de fibra para um bom trânsito intestinal. Mas também é um alimento rico em oxalatos, por isso você não deve abusar dela se tiver tendência a formar cálculos nos rins.

Alimentos ricos em oxalatos - Alimentos ricos em oxalatos: acelga

Alimentos ricos em oxalatos: trigo

Presente em uma enorme quantidade de alimentos, o gérmen de trigo está no topo da lista de alimentos ricos em oxalatos, pelo que você deve prestar muita atenção ao seu consumo e, sobretudo, não abusar dele. Neste caso, os alimentos sem glúten poderiam tornar-se uma alternativa para você.

Alimentos ricos em oxalatos - Alimentos ricos em oxalatos: trigo

Alimentos ricos em oxalatos: frutas secas

São uma fonte de ácidos graxos essenciais e de vitaminas, além de conter grande quantidade de fibra. Apesar disso, as frutas secas não são ideais para todos e devem ser especialmente controladas no caso de cálculos renais.

Alimentos ricos em oxalatos - Alimentos ricos em oxalatos: frutas secas

Alimentos ricos em oxalatos: chocolate

O chocolate também fornece inúmeros benefícios ao nosso corpo, mas não se deve esquecer que contém oxalatos, por isso é especialmente importante não comer todos os dias, ou você pode abusar de alimentos ricos nesta substância. Isto também se aplica a derivados como o cacau em pó.

Alimentos ricos em oxalatos - Alimentos ricos em oxalatos: chocolate

Frutas ricas em oxalatos

Este grupo de alimentos também conta com algumas frutas, por isso se recomenda moderar o consumo de:

  • Uvas
  • Framboesas
  • Kiwis
  • Ameixas
  • Figos
  • Arandos
  • Cerejas
Alimentos ricos em oxalatos - Frutas ricas em oxalatos

Outros alimentos ricos em oxalatos

Outros ingredientes que convém evitar são:

  • Feijões
  • A berinjela
  • O alho-poró
  • A salsa
  • As batatas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em oxalatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
CIRLEUZA BARBOSA DA
eu não sabia que havia tantos alimentos que possuem oxalato, gostei muito das informações
emerson
Na maioria dos sites de saúde, a salsa é tida como um bom aliado no tratamento contra cálculo renal, aqui é condenado, queria saber os motivos se possível, obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Emerson! Tal como referimos no início do artigo, os alimentos ricos em oxalatos, como a salsa, podem ser prejudiciais para a saúde se consumidos em excesso. Pode conferir os benefícios da salsa para a saúde aqui: https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-propriedades-da-salsa-2475.html
Charles Scherer do Couto
Trabalho em pizzaria faz 3 anos e na janta sempre oferecem pizza para os funcionários...porém sempre que janto pizza... percebo na minha urina após a digestão sair um pó branco... também em pudins de leite condensado ,pasteis que tenham queijo...em queijos tipo lanche percebo uma intensidade maior deste pó branco na urina...embora a urina está na maioria das vezes com cor tipo citrino amarelo claro.. Quando como queijos brancos tipo de minas ou da colônia feito em casa sem trigo presente este fenômeno do pó branco não aparece....muito raro...Porém observo que quando acompanhado de pães, massas a coisa muda... Tenho impressão que o sódio em alta concentração em alguns queijos, mais farinhas de trigo junto... me causam aparecimento deste pó branco na urina.. Em outros alimentos tipo feijao com arroz, saladas, ovos e frutas na maioria, verduras, não ocorrem aparecimento deste pó branco".. Tenho observado que este pó branco na urina.. aparece com mais frequência nos casos de pudins, musses, tortas ou bolos que tenham leite condensado, sorvetes tipo da kibon e outras marcas, pasteis com queijo, e pizzas com queijos,. Gostaria de saber se tenho intolerância a gluten e lactose..pois noto que a junção dos dois, em especial alimentos de trigo com tipos de leites concentrados,ou queijos amarelos faz o pó reaparecer" na urina.. Noto que ..se como um pãozinho de trigo com manteiga nada ocorre na urina...porém..se tem queijo de tons amarelos ou leite concentrado no recheio a coisa aparece na urina novamente...tenho observado ao longo de anos que qualquer tipo de leite concentrado em doces ou queijos amarelos provocam a volta do pó branco na urina".. Charles, 51 anos, de Florianópolis, praia do Campeche. Podem me ajudar a dar alguma orientação o porque do trigo com leites concentrados e queijos amarelos provocarem o aparecimento de pó branco na urina"... Muito Agradecido pela oportunidade de tirar dúvidas.
1 de 8
Alimentos ricos em oxalatos