O álcool

Beber cerveja todo dia faz mal?

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 8 junho 2020
Beber cerveja todo dia faz mal?

A cerveja é paixão de muitos e polêmica de tantos outros. A bebida feita a partir da fermentação de cereais está entre os alcoólicos mais antigos da história e mais consumidos no mundo até hoje. Sua popularidade não fica apenas na esfera do consumo, ela também sempre é pauta de saúde quanto às suas consequências e também os seus benefícios. Tanto assunto gera uma dúvida mais do que justa: afinal, beber cerveja todo dia faz mal? Como nada é tão simples, o umCOMO foi atrás das informações e responde aqui.

Também lhe pode interessar: Shoyu faz mal para a saúde?

Posso beber cerveja todo dia?

Assim como já falam do vinho, não faltam estudos e argumentos para comprovar os benefícios da cerveja para a saúde. Dentre as propriedades, destacam-se o efeito antioxidante, fonte de nutrientes como vitaminas do complexo B, fósforo, proteínas, carboidratos, ácido fólico, que acabam sendo bons para combater problemas como diabetes, obesidade, hipertensão e pode até proteger o sistema cardiovascular.

Entretanto, como tudo na vida, esses benefícios da cerveja só são realmente aproveitados se você a consome com moderação. Caso contrário, o álcool em excesso anula as boas propriedades da cerveja. Afinal, apesar dos nutrientes, o álcool ainda é uma droga psicoativa e é a mais consumida no mundo.

De acordo com a ciência e com os médicos, está permitido beber cerveja todo dia se você não tem nenhum problema que possa se agravar com o consumo da bebida e se tem uma dieta saudável e pratica exercícios regularmente.

Para as mulheres, o efeito positivo da cerveja diariamente está associado a uma dose de 2 copos pequeno (1 lata), enquanto os homens, podem consumir até 3 copos pequenos. Isso porque as mulheres têm um metabolismo diferente de álcool. Essa quantidade dentro das condições de saúde citadas anteriormente é o limite suficiente para que a cerveja diária tenha efeitos positivos ao coração. Mais do que isso, já te coloca exposto aos efeitos tóxicos do álcool.

Se você não gosta de álcool e mesmo assim quer se beneficiar com as boas propriedades da cerveja, pode consumir a cerveja sem álcool. No entanto, a regra do consumo moderado também vale para esse tipo de bebida. Apesar de não ser alcoólica, ela tem outros fatores que podem prejudicar a sua saúde quando consumida em excesso como sódio e calorias, como qualquer alimento.

Beber cerveja todo dia engorda?

Uma lata de cerveja tem aproximadamente a mesma quantidade de calorias de uma xícara de café com leite. Dessa forma, o consumo da cerveja relacionado ao aumento de peso entra na regra da maioria dos alimentos que consumimos que é ditada por uma palavra mágica a qual já comentamos anteriormente: moderação.

Ao contrário do que muita gente pensa, estudos comprovam que a cerveja não dá barriga. O que aumenta a gordura abdominal é o excesso de calorias quando ela é consumida em grandes quantidades e também os acompanhamentos que são associados à bebida, já que existe uma cultura de consumir cerveja com petiscos e pratos gordurosos e calóricos.

Também podemos levar em conta o fato de que apesar de um copo de cerveja ser menos calórico do que um copo de vinho, como o seu teor alcoólico é menor a tendência é consumir em maiores quantidades.

Dessa forma, se você não tem problemas de alcoolismo ou fígado, está com a saúde em dia, tem uma dieta saudável e pratica exercícios regularmente, você pode consumir 1 lata de cerveja por dia. Aos espertinhos, a estratégia de não beber uma lata de cerveja por dia durante a semana para beber todas de uma só vez durante o final de semana não vale.

Beber cerveja todo dia faz mal? - Beber cerveja todo dia engorda?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Beber cerveja todo dia faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos

  • Não é recomendado consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez. Há médicos que afirmam que mesmo um copo pode intoxicar o feto
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
amelia sitole
o vinho branco e bom? porque me faz mal o vinho tinto, agora quero saber se o branco e bom ou nao
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Amelia. O vinho branco é tão saudável quanto o tinto. O mais importante é não exagerar, assim o hábito continua fazendo bem à saúde.
marilinda
Tenho artrite TECNOMET; posso consumir cerveja sem álcool? As informações do artigo são esclarecedoras, mas quero algo mais direto para o meu caso.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Marilinda. Obrigada pelo comentário. Não encontramos nenhum artigo científico específico para casos como o seu. O ideal é que você pergunte a seu médico para que ele avalie. De qualquer forma, aqui temos uma lista de alimentos específicos para artrite: https://saude.umcomo.com.br/artigo/alimentos-beneficos-para-a-artrite-7902.html
1 de 2
Beber cerveja todo dia faz mal?