menu
Partilhar

O que acontece se tomar muito café?

 
Por Redação umCOMO. 23 outubro 2021
O que acontece se tomar muito café?

Os possíveis benefícios à saúde e também as contraindicações do café são um assunto controverso sobre o qual novos estudos estão se concentrando, pois continuam a investigar os efeitos que esta bebida consumida universalmente tem sobre nosso organismo. Afinal, café faz mal? Esta é a pergunta que todos nós nos fizemos em algum momento, e deve ser dito que o café em si não é ruim, porque os grãos dos quais é feito são ricos em antioxidantes que reduzem a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento celular.

O problema é que o consumo excessivo pode desencadear ou agravar certas doenças. Você quer saber por que é ruim beber café em excesso? Neste artigo do umCOMO esclarecemos quanto é "muito café" por dia e respondemos a pergunta o que acontece se tomar muito café?

Também lhe pode interessar: Faz mal tomar muito café?

Nervosismo e ansiedade

Um dos principais componentes do café é a cafeína, uma substância natural que está presente em outras plantas e alimentos como folhas de chá, cacau e produtos processados como cola e bebidas energéticas.

A cafeína é um alcalóide com efeitos estimulantes que afetam particularmente o sistema nervoso central. Tomada nas doses certas, ela promove a estimulação geral e positiva do corpo como um todo, tanto para atividades físicas e esportivas, quanto para atividades mentais e cognitivas.

Porém, quando tomado em grandes quantidades, esta estimulação do sistema nervoso pode ser excessiva e prejudicial, aumentando a ansiedade e os danos causados por situações prolongadas de estresse.

Aqui você pode ver como a cafeína afeta o sistema nervoso.

Problemas digestivos

Embora cada organismo seja diferente, o café tem um efeito laxante leve e a ingestão excessiva pode acabar desencadeando episódios de diarreia e dor abdominal. Além disso, a cafeína aumenta a produção de ácido no estômago durante o processo digestivo, razão pela qual as pessoas que sofrem de digestão pesada, refluxo gástrico ou úlceras estomacais em particular, podem descobrir que a ingestão excessiva de café aumenta essas queixas.

Se você sentir sintomas que possam estar relacionados a estes problemas, a primeira coisa a fazer é parar de beber café e outros alimentos irritantes. Em seguida, aconselhamos que consulte seu médico para ver se seu problema é realmente causado por abuso de café ou se existe outra causa e o que fazer a respeito.

O que acontece se tomar muito café? - Problemas digestivos

Aumento da pressão arterial

A cafeína contida no café demonstrou ter um leve efeito vasoconstritor sobre as veias e artérias de nosso sistema circulatório. É por isso que, em grandes quantidades, pode causar um aumento da pressão arterial, o que não é aconselhável, especialmente em pessoas com hipertensão.

Café e pressão alta

Se este for o seu caso, recomendamos que leia este outro artigo sobre O que fazer se eu tiver pressão alta, tendo em mente que você deve começar por reduzir ou eliminar o café de sua rotina diária.

Aumento da frequência cardíaca

O efeito da cafeína na ativação do sistema nervoso, juntamente com seu efeito vasoconstritor, também significa que a ingestão excessiva de café pode levar a um aumento anormal do ritmo cardíaco ou taquicardia e outros distúrbios, tais como arritmias.

A esse respeito, deve-se observar que estudos recentes, como o realizado pelo National Institute of Health (NIH) nos Estados Unidos, publicado no New England Journal of Medicine[1], puseram em questão a crença de que o consumo de café aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o estudo sugere que, em quantidades moderadas, o café poderia ter um efeito protetor contra doenças cardiovasculares, reduzindo o risco de insuficiência cardíaca.

Descubra mais sobre O que causa a taquicardia e Como tratar taquicardia nestes outros artigos. Se você sentir palpitações rápidas em seu peito e elas não forem apenas pontuais ou porque você ficou chateado no momento, não hesite em falar com seu médico.

O que acontece se tomar muito café? - Aumento da frequência cardíaca

Dependência

Se você ainda está se perguntando o que acontece se tomar muito café, não esqueça que se for apenas um dia único, nada de especial precisa acontecer além de um aumento no ritmo cardíaco por alguns minutos, mas se você tiver o hábito de beber muito café, você pode facilmente desenvolver uma dependência de cafeína.

Vício em café

Ao tomar grandes doses, você pode acabar viciado em café por conta da cafeína que nele contém, e pode até desencadear sintomas de abstinência, tais como tonturas, dores de cabeça ou irritabilidade na ausência da dose a que o corpo está acostumado.

Se você acha que este pode ser o seu caso, é muito importante que você descubra como deixar de tomar tanto café, mas também que você obtenha ajuda de um profissional de saúde.

Transtornos do sono

Ao ativar nosso sistema nervoso, o café pode nos fazer sentir mais despertos em um momento em que nos convêm ficar "alerta". No entanto, algo que não é ruim em princípio pode ser prejudicial em excesso. Tomar muito café pode levar a problemas como insônia e outros distúrbios do sono, que têm um impacto negativo sobre nosso descanso e, portanto, sobre nossa saúde e nossas atividades diárias.

Se este é seu caso, não hesite em reduzir ou eliminar o café de sua rotina diária, siga as Dicas para dormir melhor e experimente os remédios caseiros para dormir bem que você encontrará em nossos outros artigos.

Quantidade de café por dia

Nos últimos anos, a ideia de quão prejudicial o café pode ser para a saúde mudou drasticamente. Os especialistas geralmente concordam que esta bebida estimulante não é ruim e pode ser muito benéfica nas quantidades certas.

Cada pessoa é única e, quando se trata de saúde, deve-se ter um cuidado especial ao decidir se é ou não aconselhável a ingestão de um determinado alimento. A cafeína contida em um café não deve, em princípio, ser prejudicial, mas é sempre necessário levar em conta as possíveis doenças ou enfermidades que uma pessoa possa sofrer. Em caso de dúvida, é sempre aconselhável a orientação médica.

Quantas xícaras de café por dia é o ideal?

Estudos recentes indicam que o consumo moderado de café não é ruim e, com base nas últimas pesquisas, a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA)[2] afirma que um consumo de até 400 mg de cafeína, ao longo de um dia, não tem efeitos prejudiciais à saúde da população adulta em geral (variáveis como idade, peso, presença de doenças ou atividade física devem ser sempre levadas em consideração).

Portanto, se não houver contraindicações médicas, beber um máximo de 3 ou 4 xícaras de café por dia não envolveria nenhum risco e poderia ser uma boa ideia, desde que levemos em conta a ingestão diária total de cafeína que, devemos lembrar, também é fornecida por outros alimentos e bebidas (suplementos alimentares, bebidas energéticas, cacau, etc.) e que sigamos hábitos de vida saudáveis.

Grávida pode tomar café?

Caso não haja nenhuma contraindicação por parte do médico que está acompanhando a gravidez, vale ressaltar que no caso de gestantes, a quantidade de cafeína é limitada à metade das outras pessoas que não apresentam nenhuma condição específica de saúde, isto é, grávidas podem ingerir 200 mg de cafeína por dia.

Agora que você sabe o que acontece se tomar muito café, e quer saber como tirar cafeína do café, para ingerir menos dessa substância por dia, leia o nosso outro artigo aqui do umCOMO.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se tomar muito café?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. van Dam, Rob M., Hu, Frank B., Willett, Walter C., Coffee, Caffeine, and Health, Journal Article (2020). New England Journal of Medicine. 369-378-383-4-10.1056/NEJMra1816604 [doi] 4100 - https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMra1816604 - New England Journal of Medicine July 23, 2020 383(4):369
  2. EFAS EUropean Food Safety Authority. EFSA explica la evaluación del riesgo. Disponible en: https://www.efsa.europa.eu/sites/default/files/corporate_publications/files/efsaexplainscaffeine150527es.pdf

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

O que acontece se tomar muito café?
1 de 3
O que acontece se tomar muito café?

Voltar ao topo da página