menu
Partilhar

Carboidratos que engordam

 
Por Juliana Ribeiro. 1 fevereiro 2024
Carboidratos que engordam

Muitos se perguntam se os carboidratos engordam porque há muita informação sobre isso e às vezes nem todas as fontes são confiáveis. Portanto, é importante esclarecer que existem diferentes tipos de carboidratos, os de absorção rápida e os de absorção lenta; alguns deles são bons para o correto funcionamento do corpo, pois fornecem energia, contribuem para o desenvolvimento dos tecidos conjuntivos e nervosos, aumentam a sensação de saciedade, entre outros benefícios.

Os carboidratos complexos são constituídos por moléculas de açúcar que não produzem picos de índice glicêmico elevados. De qualquer forma, entre os carboidratos que mais engordam estão as bebidas açucaradas, pizzas, fast food, pães, entre outros. Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, no umCOMO contaremos mais sobre carboidratos que engordam, para que você ajuste seu plano alimentar para um mais saudável.

Também lhe pode interessar: Quais os alimentos que engordam mais

Balas

Estes tipos de produtos contêm uma porcentagem muito elevado de carboidratos, visto que a composição em sacarose pode ser prejudicial à saúde, apesar de ser um dos aperitivos mais consumidos no mundo.

Carboidratos que engordam - Balas

Bebidas açucaradas

Esses tipos de bebidas são ricas em calorias e não contêm nutrientes essenciais. Diversos meios de comunicação especializados em saúde alertam que podem causar doenças graves, como o câncer, e até comprometer o sistema cardiovascular.

Carboidratos que engordam - Bebidas açucaradas

Café com adição de açúcar

Este tipo de bebida, embora possa ter um sabor muito delicioso, também pode ser prejudicial, pois contém adição de açúcar, o que não promove a perda de peso e aumenta o índice glicêmico. O açúcar pode ser viciante, causando oscilações nos níveis de açúcar no sangue e afetar a saúde metabólica.

Descubra os Benefícios do café

Carboidratos que engordam - Café com adição de açúcar

Grãos refinados

Sempre é destacado que contêm amido, mas no processo de preparo acaba perdendo as vitaminas, fibras e até minerais, o que gera aumento de açúcar no sangue e, portanto, por não conter as proteínas necessárias, não permite a perda de peso.

Carboidratos que engordam - Grãos refinados

O pão

Esse produto também é feito, em muitos casos, com farinhas refinadas, então elas também acabam sendo prejudiciais e não ajudam a emagrecer, muito pelo contrário. Recomenda-se optar por pão integral ou de grãos inteiros.

Carboidratos que engordam - O pão

As sobremesas

São as queridinhas de muitos, principalmente à tarde, mas a verdade é que também contêm grandes quantidades de açúcar, gordura e farinhas refinadas. Por esse motivo, os nutricionistas recomendam consumir frutas naturais no lugar dos doces na sobremesa. O excesso de calorias vazias em sobremesas processadas pode provocar picos nos níveis de açúcar no sangue.

Carboidratos que engordam - As sobremesas

Batatas fritas

As batatas fritas são uma opção popular, mas pouco saudável, comumente consumida como lanche rápido ou acompanhamento. Apesar do sabor atraente, uma pequena porção pode ser surpreendentemente rica em calorias, muitas vezes ultrapassando 300 calorias devido ao processo de fritura e absorção de gordura. Além disso, costumam ser acompanhadas de molhos que acrescentam calorias e gordura adicionais, além de um teor significativo de sal.

Carboidratos que engordam - Batatas fritas

Hambúrgueres

Os hambúrgueres, embora deliciosos, podem ser uma fonte significativa de carboidratos, especialmente quando servidos em pães brancos com alto teor calórico. Além disso, os molhos comumente adicionados aos hambúrgueres geralmente contêm grandes quantidades de gorduras, açúcares e sal, contribuindo assim para um maior teor calórico e potenciais problemas de saúde.

Carboidratos que engordam - Hambúrgueres

Cereais açucarados

São comuns no café da manhã, mas a maioria contém grande quantidade de calorias e açúcares, além de serem processados ​​e refinados, por isso perdem nutrientes e fibras. Em vez disso, você pode consumir alguns cereais integrais para evitar o ganho de peso.

Carboidratos que engordam - Cereais açucarados

Cerveja

Uma única lata de cerveja pode ter um teor significativo de carboidratos, chegando a ultrapassar 13 gramas em alguns casos. Esses carboidratos vêm principalmente da maltose, tipo de açúcar presente na cerveja. Além do seu aporte calórico, a cerveja pode afetar o peso devido ao seu teor alcoólico.

Carboidratos que engordam - Cerveja

Outros carboidratos que engordam

  • Sorvete: o sorvete industrializado geralmente é gorduroso e rico em açúcar. Quando consumido como sobremesa, acrescenta calorias extras ao prato principal.
  • Bolos: são consumidos pela manhã, sendo uma péssima forma de começar o dia, pois contêm gorduras, açúcares e farinhas refinadas.
  • Pizza: aquelas feitas de forma industrial tendem a ser ricas em gordura, calorias e carboidratos refinados. Além disso, às vezes são adicionadas carnes salgadas, defumadas ou processadas, ou muito queijo. É bem sabido que as carnes processadas contribuem para o ganho de peso.
  • Chocolate: embora os benefícios do chocolate amargo tenham sido exaltados, como o bom funcionamento do cérebro e do coração, ele ainda contém gordura e calorias. Os chocolates brancos são muito mais prejudiciais porque contêm muitos açúcares adicionados.
  • Suco de fruta: muitos consideram o suco de fruta saudável, mas a verdade é que muitas marcas industrializadas adicionam tanto açúcar quanto aos próprios refrigerantes. Além disso, os sucos não fornecem nutrientes ou fibras suficientes, como é o caso das frutas naturais inteiras.

Agora que você já sabe sobre os carboidratos que engordam, também pode se interessar em conhecer Os alimentos mais inflamatórios e os Alimentos para ganhar massa muscular.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Carboidratos que engordam, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Carboidratos que engordam
1 de 11
Carboidratos que engordam

Voltar ao topo da página