Outros Alimentos benéficos para a saúde

Benefícios do café

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 27 outubro 2022
Benefícios do café

Para muitas pessoas, o café é um dos alimentos essenciais que não pode faltar pela manhã ou ao longo do dia. Tomar um café é um dos rituais de milhões de pessoas que, por hábito ou necessidade, devem começar o dia com energia. Além disso, mais que sua capacidade de ativação, seu sabor conquistou a maioria, passando a existir todos os tipos de modalidades de café, métodos de preparo ou até receitas. O seu sabor amargo e tostado faz com que seja uma experiência autêntica tomá-lo sozinho como expresso, mas também combina com leite e água, até licor, para poder brincar com as suas formas. No entanto, o café não é apenas uma bebida deliciosa para muitos, mas também traz muitos benefícios para a saúde, para a mente e para a passagem do tempo.

Por isso, neste novo artigo do umCOMO, vamos rever quais são os benefícios do café que você não conhecia e, além disso, vamos apresentar uma breve introdução de suas propriedades nutricionais.

Também lhe pode interessar: Para que serve café com limão

Índice

  1. Propriedades do café
  2. Regula a dor de cabeça esporádica
  3. É um grande aliado para os atletas
  4. É rico em antioxidantes
  5. Ajuda você a perder peso
  6. Mantém a mente acordada
  7. Ajuda a prevenir doenças coronárias
  8. É bom para a memória

Propriedades do café

Há muitas formas de tomar café, dependendo dos gostos e se gosta mais com açúcar, puro, com leite ou com um complemento extra, como natas ou natas batidas. No entanto, neste artigo vamos tomar como referência o valor nutricional do café natural sem açúcar ou aditivos. Essa, sem dúvida, é uma das formas mais saudáveis ​​e benéficas de tomá-lo. Da mesma forma, tomaremos como referência uma xícara de café padrão feita apenas com uma quantidade de 100 gramas de café. Isso equivale a apenas 2 calorias e 0% de carboidratos e de gordura. No entanto, seu teor de proteína é de 0,1 gramas e, além disso, fornece 2 mg de cálcio, 80 mg de magnésio, 7 mg de fósforo, 115 mg de potássio e 0,05 mg de zinco.

Isso significa que em apenas uma xícara, encontraremos uma quantidade significativa de minerais essenciais e nutrientes do café que são importantes para o nosso corpo, mas sem assumir um grande valor energético. Mesmo assim, vale alertar que nada é bom em excesso e não é recomendado beber mais de quatro xícaras por dia. Além disso, se você se pergunta quais os benefícios, continue lendo.

Benefícios do café - Propriedades do café

Regula a dor de cabeça esporádica

Muitas vezes associam a dor da enxaqueca ao café, mas isso se deve ao consumo diário excessivo em que a tensão começa a cobrar seu preço. No entanto, foi demonstrado que, diante de dores de cabeça esporádicas, uma xícara de café pode ajudar muito por ter um efeito vasodilatador. Também ajuda como um analgésico natural. Além disso, remove a sensação de dormência.

Benefícios do café - Regula a dor de cabeça esporádica

É um grande aliado para os atletas

Os atletas têm muitos truques para serem ativos e terem um melhor desempenho. Hoje existem muitos shakes, proteínas, barras e dietas, porém, um dos recursos mais utilizados e antigos é o café. A cafeína tem a qualidade de mantê-lo acordado e alerta. É por isso que tomar uma xícara de café antes do treino pode aumentar seu desempenho.

Benefícios do café - É um grande aliado para os atletas

É rico em antioxidantes

O café contém uma alta porcentagem de antioxidantes, ideais para manter uma aparência jovem e natural. Muitos tratamentos de beleza possuem inúmeros ácidos e vitaminas com essas propriedades para cuidar da pele e de sua aparência. No entanto, adicionar café à sua dieta pode ser uma maneira muito mais fácil de manter a juventude e a vitalidade graças à sua ação contra os radicais livres.

Ajuda você a perder peso

A cafeína é um componente que ajuda o metabolismo a ser muito mais rápido e isso acelera a digestão e o metabolismo energético. Esse fato, a longo prazo, acaba ajudando a emagrecer, sempre acompanhado de uma alimentação saudável e uma vida ativa. No entanto, para isso, o ideal é beber o café puro ou, na falta disso, com um leve jato de leite vegetal sem açúcar ou aditivos.

Mantém a mente acordada

O café é uma das bebidas que melhor nos ajudam a ficar acordados. Apesar de hoje existirem bebidas energéticas, a verdade é que a cafeína ainda é um dos componentes naturais mais recomendados e que nos ajuda a estar focados e com a mente ativa. Existem outros componentes como a teína ou a mateína, porém, sem dúvida, o mais recorrente e popular é a cafeína.

Além disso, se você está se perguntando se o café descafeinado tem cafeína, saiba que um café descafeinado (150 ml) tem 3 mg de cafeína.

Ajuda a prevenir doenças coronárias

Talvez beber muito café já tenha feito você sentir que seu coração está batendo muito rápido ou você está muito chateado. Como já dissemos, tomar café em excesso não é bom, porém, ao contrário do que se acredita, esse alimento é um grande aliado para o coração e, justamente, ajuda a prevenir ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares. Nesse sentido, seus efeitos antioxidantes ajudam e protegem a saúde cardiovascular.

É bom para a memória

O café deixa você muito mais alerta e desperto, indiretamente, ele ativa seu sistema nervoso e promove conexões neurais, aumentando sua capacidade cerebral e promovendo partes como memória e concentração. Neste sentido e a longo prazo, está sendo estudado o efeito benéfico que poderá ter contra as doenças neurodegenerativas.

Além disso, no umCOMO oferecemos receitas requintadas para que você aproveite todos os benefícios do café:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do café, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Benefícios do café