Partilhar

Benefícios de comer alho em jejum

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios de comer alho em jejum

Alguns alimentos quando ingeridos pela manhã, antes mesmo do café da manhã, e de modo cru oferecem mais vantagens para o organismo, como é o caso do alho. Existem muitas razões para ingerir esse vegetal no dia a dia, no preparo das refeições, mas também pode ser consumido de maneira medicinal. Para conhecer quais são os benefícios de comer alho em jejum e aprender a como fazer isso de modo adequado, confira as informações que o umCOMO tem para oferecer a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Benefícios de beber água em jejum

Porque consumir alho em jejum

O alho é um alimento amplamente utilizado na culinária e, por isso, está presente em praticamente todos os lares brasileiros, onde costuma integrar a base de muitas receitas. No entanto, além das suas vantagens para a gastronomia em termos de sabor, esse vegetal é usado há muito tempo para fins medicinais. Dessa forma, entre os benefícios de comer alho em jejum destaca-se o fato dele ser um poderoso antibiótico natural, principalmente, quando consumido antes de qualquer outra refeição, pela manhã. Isso porque é nesse período do dia em que as bactérias estão mais suscetíveis, sendo mais fácil eliminá-las, uma vez que não conseguem se defender.

É devido à sua propriedade antibacteriana, portanto, que o alho tem sido usado para eliminar, inclusive, diferentes tipos de parasitas, como a lombriga, e mesmo para prevenir a tifo, uma doença causa por uma bactéria transmitida por carrapatos, pulgas e piolhos. Além disso, o alho conta com efeito depurativo e desintoxicante, o que ajuda na eliminação desses micro-organismos e demais toxinas que estejam prejudicando a saúde do indivíduo. Mas não é só para isso que existe a indicação de comer o alho em jejum.

O alimento funciona ainda combatendo os níveis altos de triglicerídeos e do colesterol ruim, bem como previne diferentes tipos de câncer, como o de cólon e o de estômago, uma vez que possui substâncias chamadas alicinas. Outro benefício do alimento está no fato de diminuir os sintomas da pressão alta e isso se deve porque ele ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Já a vantagem de evitar doenças do coração é o resultado de baixar o colesterol e manter o melhor funcionamento dos vasos sanguíneos. E mais, o alho previne casos de trombose, uma vez que é rico em antioxidantes e por isso também auxilia a manter o sistema imunológico forte, o que é essencial para evitar infecções e demais doenças.

Há também quem consuma o alho para emagrecer, uma vez que se trata de um alimento termogênico, ou seja, que ajuda a queimar mais calorias, pois acelera o metabolismo. Porém, mesmo com esse benefício, quem deseja perder peso deve também contar com uma alimentação equilibrada e saudável, além de fazer exercícios físicos. O alho sozinho não faz milagres, nem mesmo no tratamento de doenças, por isso, ele não deve substituir os remédios prescritos pelo médico, apenas servir como um complemento.

Benefícios de comer alho em jejum - Porque consumir alho em jejum

Como comer alho antes do café da manhã

Para que todos os benefícios do alho sejam aproveitados, o ideal é que ao ingeri-lo em jejum, ele esteja cru. Isso porque ao ser cozido ele perde parte de suas propriedades, tornando o tratamento com o alimento menos eficiente. Desse modo, é recomendado que o alho, antes de consumido, seja bem picado, podendo ser ingeridas até duas colheres de sopa. Uma dica para potencializar os efeitos desintoxicantes do vegetal é beber em seguida um suco detox de sua preferência. Já para tomar o café da manhã, o melhor é esperar ao menos 45 minutos. Quem não aprecia o gosto do alho pode fazer uso dos suplementos de cápsulas de alho.

Embora a maior parte das substâncias benéficas do alho sejam perdidas quando ele é cozido, é possível contar com as suas vantagens para a saúde quando ingerido regularmente durante as refeições. Além disso, existe uma dica para o alho mesmo cozido oferecer níveis satisfatórios de alicina, um dos seus principais componentes. O truque consiste em cortar o alho e esperar 45 minutos antes de usá-lo na preparação dos pratos, pois esse período é o suficiente para que o vegetal produza a substância.

Benefícios de comer alho em jejum - Como comer alho antes do café da manhã

Cuidados ao comer alho em jejum

Mesmo com todos os benéficos do alho cru ingerido em jejum, o indicado é que o seu consumo não seja exagerado, sendo melhor não ultrapassar as cinco gramas de alho fresco por dia. No entanto, conversar com um médico pode ser a forma ideal de saber qual a dosagem ideal para cada caso. Além disso, o alho pode interagir com alguns medicamentos, mais uma razão para conversar com o profissional da saúde antes de usar o alho para tratar algum problema de saúde. E mais, o alimento possui ação anticoagulante, o que ser maléfico para alguns quadros, como de hemorragias e em caso de cirurgia.

Também é importante estar atento aos efeitos colaterais do alho, que incluem enjoo, flatulência, distensão abdominal, sensação de queimação e demais problemas gastrointestinais. Por isso, ao comer alho cru em jejum e identificar esses sintomas é melhor regular a dosagem ou mesmo interromper o seu consumo temporariamente. É comum ainda que ao ingerir mais alho do que o comum o suor fique com um odor diferente, mais forte, o que pode ser percebido ainda no hálito. Já foram descritos também sintomas adversos como tontura, cansaço em excesso, dor de cabeça e nos músculos e perda de apetite.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de comer alho em jejum, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Benefícios de comer alho em jejum

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Antônia da Costa
Perguntar ao médico sobre tratamento naturalista!? Com certeza ele vai dizer que não funciona, e ou faz mal! Sou da área da saúde e tem visto isso! Os médicos alopatas n~~ao aceitam a medicina naturalista! Temos que perguntar para um médico terapeuta naturalista!
neusa
tomo capsula de alho sempre la pelas 6 da manhã e volto a dormir até as 9 horas . Tomo meu remedio da tiroide 75 mg tenho hipotiroidismo . Pode fazer isso Obrigada.........
Editor umComo.com.br
Oi Neusa! As cápsulas de alho são um produto natural, por isso à partida não vão interferir com a sua medicação do hipotiroidismo. No entanto, convém sempre falar com o seu médico e perguntar isso para ele.

Benefícios de comer alho em jejum
1 de 3
Benefícios de comer alho em jejum

Voltar ao topo da página