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Alimentos ricos em antioxidantes

 
Por Juliana Ribeiro. 10 novembro 2022
Alimentos ricos em antioxidantes

A alimentação é um indicador da saúde que tem uma pessoa. Saber o que você come, o que contribui para o seu corpo e o impacto que tem no seu organismo é muito importante para se beneficiar de todas as propriedades que esses alimentos contêm. Nesse sentido, aqueles que contêm uma grande quantidade de antioxidantes são muito benéficos para a saúde.

Mas quais os benefícios que os alimentos com antioxidantes proporcionam? Proteger a saúde visual, ajudar o cérebro a funcionar corretamente, rejuvenescer a pele e aumentar as defesas do organismo são algumas delas. Para descobrir os quais os alimentos ricos em antioxidantes e como cada um deles pode contribuir para o seu corpo, recomendamos que você continue lendo este artigo aqui no umCOMO.

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1. Tomates

O tomate é um dos alimentos com maior poder antioxidante devido à ação do licopeno. O tomate contém um antioxidante cujo poder é 14 vezes superior ao do resveratrol, ou seja, um dos antioxidantes mais poderosos conhecidos no passado.

Comer 200 gramas de tomate permite cobrir até 80% da vitamina C que o corpo precisa diariamente, 27% de vitamina A e 13% de vitamina E. Essas três vitaminas ajudam a prevenir a degeneração dos tecidos, fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento.

Além disso, o tomate contém vitamina B em percentual superior ao fornecido por outras hortaliças, principalmente em vitamina B1, B6 e ácido fólico, favorecendo a obtenção de energia dos alimentos. Eles também beneficiam o sistema nervoso.

Recomendamos que você leia aqui sobre mais Alimentos ricos em vitamina E

2. Alho

A contribuição nutricional do alho é imensa: silício, ferro, iodo, enxofre, selênio, vitaminas B e C, além de componentes como quercetina, alina e um grande número de antioxidantes. Tudo isso faz deste alimento um ótimo agente antioxidante, anti-inflamatório e hipolipemiante (ajuda a reduzir os níveis de lipídios e colesterol no sangue).

O alho também é eficaz no tratamento de resfriados comuns, melhora a resposta do sistema imunológico e a função hepática. Adicionar alho às suas refeições é saudável: com dois ou três dentes de alho que você come por dia, você pode obter seus benefícios. Você também pode tomá-lo como um suplemento alimentar na forma de cápsulas.

Aqui você pode saber mais sobre como comer alho cru.

Alimentos ricos em antioxidantes - 2. Alho

3. Espinafre

É um dos vegetais com maior quantidade de proteína. Destacam-se por serem pobres em hidratos de carbono e pela falta de gordura. Consumir espinafre fornece muitas vitaminas ao organismo, como A, C e E e os beta-caroteno, sendo assim um alimento antioxidante fantástico.

A versatilidade do espinafre permite que ele seja feito de várias maneiras e incluído em receitas de todos os tipos. Neste outro post você pode ler sobre como plantar espinafres.

4. Amora silvestre

As amoras são uma das frutas com maior teor antioxidante, principalmente em relação às vitaminas A, C e E, juntamente com o ácido fólico. Elas fornecem ferro e são perfeitas para tomar como pedaços de frutas ou combinados com outros alimentos, como laticínios em forma de shake.

Em geral, os frutos vermelhos ou frutos do bosque são alimentos com muito antioxidantes. Aqui explicamos quais são os frutos vermelhos.

Alimentos ricos em antioxidantes - 4. Amora silvestre

5. Pimentão

O pimentão é um alimento antioxidante graças ao seu teor de selênio, vitamina C e vitamina E. É outro vegetal ideal para incluir em um grande número de receitas, cozidas ou cruas. Aqui recomendamos que você experimente estas deliciosas receitas sobre Como assar pimentões no microondas e Como fazer pimentões recheados para apreciá-los ao máximo.

6. Cenouras

As cenouras são ricas em vitaminas A e C. Elas contêm betacaroteno, um antioxidante ao qual devem sua cor laranja e que é absorvido pelo organismo para convertê-lo em nutriente. Eles também fornecem vitamina K, fibras, fósforo e potássio. Aqui você pode aprender mais sobre Quais são os benefícios das cenouras.

As cenouras dão cor a muitas das receitas em que estão incluídas e aumentam os benefícios nutricionais dos seus pratos. Então vá em frente e inclua-os em sua dieta, tanto crus quanto cozidos.

Também recomendamos que você leia sobre os Benefícios das cenouras para a pele.

Alimentos ricos em antioxidantes - 6. Cenouras

7. Brócolis

É um vegetal essencial para a saúde e um dos preferidos dos atletas pelo seu fabuloso valor nutricional. Contém uma grande porcentagem de betacaroteno, minerais como selênio, zinco e potássio e vitaminas A, C e E.

Se você quiser prepará-lo de maneira simples, não perca esta receita de Como fazer brócolis no microondas.

8. Alcachofras

As alcachofras são um alimento com um efeito anti-inflamatório considerável. Elas também são ricas em antioxidantes, baixos em calorias e saciantes, por isso ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro dos órgãos e controlar o peso. Elas são fáceis de adaptar em muitas receitas saudáveis ​​para o corpo.

Aqui recomendamos que você veja estas deliciosas Receitas com alcachofras.

Alimentos ricos em antioxidantes - 8. Alcachofras

9. Chá verde

Esta bebida é muito saudável porque é um ótimo antioxidante e, além disso, contém polifenóis, também presentes em vegetais e frutas, embora em menor quantidade. O chá verde é um estimulante suave cujo consumo proporciona inúmeros nutrientes e benefícios ao organismo.

Neste outro post contamos mais sobre Quais são os benefícios do chá verde.

10. Chocolate amargo

O cacau é considerado um dos alimentos que mais contém antioxidantes. É rico em magnésio e outros minerais, além de possuir flavonóides, como a epicatequina. Destaca-se pelo seu poder antioxidante, mas o seu consumo também é recomendado pela sua ação anti-inflamatória.

Um consumo moderado de chocolate amargo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diminuir a perda de memória e reduzir a pressão alta. Para obter todas as propriedades que contém, deve comer chocolate amargo com uma pureza igual ou superior a 70% de cacau.

Descubra mais Quais são os benefícios do chocolate para a saúde neste outro artigo.

Alimentos ricos em antioxidantes - 10. Chocolate amargo

11. Frutas secas

Para encerrar esta lista de alimentos ricos em antioxidantes, citaremos as famosas frutas secas. A maioria das frutas secas contém resveratrol, que ajuda a reduzir o nível de colesterol acumulado no corpo e também atua como antioxidante. Além disso, elas contêm várias vitaminas que também atuam contra a oxidação celular, especialmente a vitamina E. Aqui você pode ler sobre as frutas secas mais saudáveis.

Agora que você conhece todos esses alimentos com antioxidantes, também recomendamos que você leia mais sobre O que causa o estresse oxidativo neste artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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