Outros Alimentos benéficos para a saúde

Alimentos ricos em melatonina

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 9 dezembro 2022
Alimentos ricos em melatonina

Com os estilos de vida frenéticos da sociedade moderna, nos habituamos a procurar sempre soluções para nos manter acordados e conscientes de tudo o que se passa à nossa volta. No entanto, a verdade é que um dos fatores mais importantes para se poder levar uma vida saudável e gratificante é poder desfrutar de uma boa noite de sono. Embora a lógica possa nos levar a deduzir que se estivermos muito cansados, podemos cair na cama no final do dia, a verdade é que os elevados níveis de estresse e o passar do tempo tornam cada vez mais difícil adormecer.

No entanto, o corpo é muito sábio e, para nos ajudar, tem um hormônio chamado melatonina, que é capaz de controlar os nossos ciclos vitais ao longo do dia e de nos fazer distinguir entre o dia e a noite. Este importante hormônio está naturalmente presente no nosso corpo e nos ajuda a adormecer e a descansar. No entanto, por vezes, devido à ansiedade ou velhice, temos tendência a perder uma grande quantidade dele. É por isso que neste artigo do umCOMO vamos explicar quais são os principais alimentos ricos em melatonina para te ajudar a dormir bem.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em antioxidantes

Índice

  1. Nozes
  2. Banana
  3. Ovo
  4. Aveia
  5. Amêndoa
  6. Cereja
  7. Tomate

1. Nozes

As nozes têm tido alguns detratores nos últimos anos, pois acredita-se que elas têm muitas calorias e podem nos fazer engordar alguns quilos. Entretanto, este fruto seco tem um grande número de benefícios para nosso corpo, desde regular nossa saúde cardiovascular até nos saciar por horas. Além de tudo isso, elas contêm uma alta porcentagem de triptofano, um componente que promove a criação da melatonina, tornando-as ideais para ajudar você a ter uma boa noite de sono. É por isso que acrescentar nozes à sua dieta diária pode ser sempre uma opção boa e saudável.

Alimentos ricos em melatonina - 1. Nozes

2. Banana

As bananas são, sem dúvida, um dos alimentos mais ricos em triptofano que podemos encontrar. É por isso que muitas pessoas recomendam comer várias por semana, pois pode ativar nosso organismo e nos ajudar a ter níveis adequados de melatonina. Além disso, esta fruta rica e completa é uma fonte natural de potássio e magnésio. Apesar de ter mais calorias do que outras frutas, seu consumo é altamente recomendado.

Recomendamos a leitura de Alimentos com triptofano.

3. Ovo

Se você está preocupado com a saúde de seu sono e descanso, mas sem ter que comer produtos com alto teor calórico, os ovos são definitivamente sua solução. Este superalimento tem uma enorme quantidade de triptofano e ajuda consideravelmente na criação de melatonina e serotonina, ambas essenciais para um bom descanso e ciclos de sono. Além disso, é uma fonte natural de proteína, que também nos ajuda durante a fase diurna a ter um melhor desempenho. Seu baixo teor de gordura e calorias faz dele um excelente jantar.

Se você quer conhecer os alimentos com melatonina, também pode estar interessado neste artigo sobre Como aumentar a serotonina.

4. Aveia

Os cereais em grão também são uma fonte de triptofano, e um dos mais recomendados é a aveia, pois, além de promover a criação natural da melatonina, ajudando-nos a adormecer melhor e a ter uma boa noite de sono, é uma fonte indiscutível de fibra que pode nos ajudar com nossa saúde intestinal. Finalmente, a parte fundamental de se poder dormir bem é ter boa saúde. Além disso, sua versatilidade significa que pode ser consumida em qualquer refeição do dia e em versões doces ou salgadas, tornando muito fácil sua inclusão na dieta.

Se quiser conhecer opções de café da manhã com aveia, confira nosso outro artigo.

Alimentos ricos em melatonina - 4. Aveia

5. Amêndoa

As amêndoas, como as nozes, ganharam uma reputação injusta como fonte de calorias e que devem ser reduzidas em consumo. Entretanto, trata-se de comê-las com moderação, pois podem ser muito benéficas para a nossa saúde. Além de conterem uma grande quantidade de triptofano, o que nos ajuda a gerar melatonina, são também uma fonte vegetal de cálcio para as pessoas que não consomem leite.

Aqui você pode saber mais sobre os alimentos ricos em cálcio.

6. Cereja

As cerejas são outra das grandes contribuições que podemos dar ao nosso corpo quando o assunto é alimentos com melatonina. Os tipos mais ácidos de cerejas tendem a conter uma grande quantidade de melatonina, que é perfeita para obter uma melhor noite de sono e regular os ciclos do sono. Uma fruta ideal para aproveitar as noites de verão.

Veja este outro artigo sobre Como fazer cereja em calda.

Alimentos ricos em melatonina - 6. Cereja

7. Tomate

Finalmente, temos outro alimento famoso que também nos ajuda consideravelmente a manter nossos níveis de melatonina em ordem. Este é o tomate que, além de ter vitaminas A, C, E e K, tem uma alta proporção de melatonina natural. Isto significa que, por exemplo, comer um omelete francês no jantar com uma salada de tomate pode ser a solução ideal para ir para a cama com os níveis ideais de melatonina para uma boa noite de sono.

Você também pode estar interessado em saber quais são os alimentos ricos em antioxidantes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em melatonina, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Alimentos ricos em melatonina