menu
Partilhar

Como aumentar a serotonina

 
Por Juliana Ribeiro. 26 abril 2022
Como aumentar a serotonina

O cérebro produz substâncias químicas que regulam o nosso humor. Uma delas é a serotonina, que é um neurotransmissor sintetizado em diferentes partes do corpo humano, como o cérebro. É popularmente conhecida como partícula ou hormônio da felicidade, pois é a principal responsável pela regulação de sensações de prazer e bem-estar.

Além disso, a serotonina desempenha um papel fundamental em outros aspectos como a regulação da função intestinal e é capaz de provocar as reações químicas necessárias para aumentar a sensação de satisfação e bem-estar. Por todas essas razões, é importante saber como aumentar a serotonina. Para descobrir, recomendamos que você continue lendo este artigo no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Quais os remédios que causam depressão

Dieta balanceada e rica em triptofano

Como aumentar a serotonina rapidamente? Uma alimentação equilibrada que forneça todos os nutrientes necessários ao organismo é o primeiro passo para se sentir bem. Nesse sentido, é importante consumir alimentos ricos em triptofano, aminoácido essencial para o crescimento e para a geração ou manutenção de proteínas, enzimas, músculos e neurotransmissores no organismo.

Como é um aminoácido essencial que o corpo não é capaz de gerar sozinho, deve ser obtido através da alimentação. A maioria dos alimentos contém triptofano, mas existe uma lista deles que fornecem um alto teor ao organismo. São os seguintes:

  • Peixe azul.
  • Carne de frango e peru.
  • Abacaxi, ameixas e abacates.
  • Laticínios.
  • Frutos secos, que também fornecem ômega-3 e magnésio.
  • Beterraba, espinafre, aipo, cenoura, brócolis e tâmaras.
  • Sementes de abóbora e gergelim.
  • Arroz integral e grãos integrais.
  • Chocolate preto.
  • Leguminosas como lentilhas, grão de bico ou soja.
  • Espirulina.

A falta de triptofano pode causar distúrbios graves, como pelagra, uma disfunção metabólica definida por distúrbios significativos do intestino, pele e atividade cerebral. Já uma leve deficiência causa mau humor e outros sintomas que podem passar despercebidos, por isso é sempre necessário ingerir alimentos ricos em triptofano para evitá-los.

Como aumentar a serotonina - Dieta balanceada e rica em triptofano

Reduza os níveis de estresse

Embora a serotonina ajude a controlar melhor o estresse, uma carga excessiva influencia negativamente os neurotransmissores. O estresse constante é um dos fatores que causa a falta de serotonina no cérebro e eleva os níveis de estradiol (hormônio do estresse) no sangue, diminuindo as defesas do organismo e prejudicando a saúde física e psicológica.

Por isso, você não deve esperar até se sentir mal ou apático para se preocupar com seus níveis de estresse: mantenha um estilo de vida saudável para reduzi-lo, cuidando de sua dieta e contrariando a sensação de apatia. Para te ajudar nesse sentido, veja nosso post Como controlar a ansiedade e o estresse.

Aumente a ingestão de ômega-3

Os alimentos contêm vitaminas que ajudam a aumentar a serotonina, para além do triptofano. Uma dieta rica em ômega-3, por exemplo, favorece a regulação e produção de neurotransmissores como dopamina, serotonina e adrenalina.

Peixes oleosos e mariscos são algumas das principais fontes de gorduras saudáveis, como o ômega-3. Nozes, abacate e sementes de chia, linho e cânhamo são outros alimentos que contêm grandes quantidades de ácido alfa-linolênico.

Evite comer carboidratos simples

Os carboidratos simples são uma série de açúcares altamente refinados que são rapidamente digeridos e absorvidos, fornecendo poucos nutrientes essenciais ao organismo. Portanto, seu consumo não é recomendado para o aumento da serotonina. Alguns dos alimentos ricos em carboidratos simples são os seguintes:

  • Arroz branco.
  • Massas não integrais.
  • Doces e bolos feitos com açúcar refinado.
  • Pão branco.
Como aumentar a serotonina - Evite comer carboidratos simples

Faça exercício físico

A prática de exercícios físicos acelera o metabolismo da serotonina, por isso é recomendável aumentar seus níveis. A atividade física regular ajuda a manter altos níveis de serotonina e aumentar os níveis de triptofano no organismo.

Se você quiser seguir essa recomendação, nosso artigo Como sentir vontade de se exercitar pode ajudá-lo.

Evite bebidas estimulantes e consumo de café

Existem bebidas ricas em cafeína, como o café e alguns refrigerantes ou energéticos, que sintetizam um excesso de cortisol e adrenalina, ou seja, substâncias que são antagonistas da serotonina. Portanto, você deve evitar o consumo excessivo dessas bebidas.

Esses líquidos são caracterizados por contçer muito açúcar, tornando-os alimentos excitantes e com pouco valor nutricional, aspectos que não são recomendados principalmente se você tiver baixa serotonina.

Durma as horas necessárias

A falta de sono é um inimigo claro para combater a fadiga e o estresse. Enquanto você dorme, seu corpo pode restaurar os níveis de serotonina. Portanto, se você está se perguntando como aumentar a serotonina naturalmente, saiba que é essencial ter um sono de qualidade e descansar as horas necessárias para manter a saúde mental ideal.

Dê uma olhada no nosso post O que fazer para dormir bem se tiver dificuldade em adormecer.

Como aumentar a serotonina - Durma as horas necessárias

Procure lugares com muito sol e luz

A vitamina D é outro composto que ajuda a produzir serotonina. Pode ser encontrada nos alimentos e percebida a partir da exposição à luz solar. Os raios do sol contribuem para atingir os níveis necessários de vitamina D no organismo, uma vez que é sintetizada na pele a partir desses raios.

Por isso, caminhar pela natureza, exercitar-se ao ar livre ou trabalhar em locais com muita luz natural são grandes aliados na hora de se sentir bem e emocionalmente estável, e também são uma maneira de como aumentar a serotonina naturalmente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a serotonina, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como aumentar a serotonina
1 de 4
Como aumentar a serotonina

Voltar ao topo da página