menu
Partilhar

Quais os efeitos da ayahuasca

Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os efeitos da ayahuasca

O chá de ayahuasca, também conhecido como Santo Daime ou vinho de deus, é uma bebida indígena preparada com duas plantas amazônicas: cipó jagube e arbusto chacrona. O consumo da substância originou polêmica após a morte de Rian Brito que foi encontrado sem vida em uma praia do Rio de Janeiro. A sua mãe, Márcia Brito, alega que o filho perdeu a vida graças à ayahuasca, após quatro tomas dentro da seita Porta do Sol. Embora seja considerado um alucinógeno, o seu uso em alguns cultos religiosos como o Santo Daime e a Porta do Sol são liberados. Para conhecer melhor a substância e as possíveis consequências do seu consumo, continue lendo esse artigo e descubra quais os efeitos da ayahuasca.

Também lhe pode interessar: Quais os efeitos da argyreia nervosa?
Passos a seguir:
1

História

Para as etnias presentes na Amazônia, a ayahuasca é a mãe de todos os espíritos, assemelhando-se ao conceito popular de Deus. A planta é a base das celebrações e tradições, sendo usada para obter conhecimento e resolver conflitos práticos e religiosos. Na língua quíchua, Aya significa "espírito" e Waska significa soga. Assim, a combinação dos dois termos representa uma corda dos espíritos, através da qual a alma deixa o corpo sem enfrentar a morte do mesmo.

Os xamãs usam a substância há muitos anos para obter fins curativos, místicos e premonitórios. A pessoa que toma chá de ayahuasca sofre uma alteração do estado de consciência, alterando a sua percepção de tempo e espaço e podendo até sofrer efeitos psicodélicos.

Estudos psicológicos e antropológicos indicam que as plantas psicodélicas provocam uma transição do mundo material para o espiritual, alternando entre um estado consciente e inconsciente.

Quais os efeitos da ayahuasca - Passo 1
2

Rituais

Os rituais em que a ayahuasca está presente são muito comuns dentro das seitas como a Porta do Sol. São acompanhados de danças, músicas e hinos sagrados, podendo durar até cinco horas.

Apesar de não ser regra, a maior parte dos rituais do Santo Daime ocorrem em regiões rurais e parques. Para fazer parte de uma dessas seitas, a pessoa deve ser encaminhada por alguém que já faça parte da religião para depois ser entrevistada. É perguntado ao candidato qual é o seu objetivo, quais as suas crenças e qual o seu historial de doença psicológica. Pessoas com crises depressivas ou severamente medicadas podem não ser autorizadas a entrar na organização.

Os iniciantes são presenteados com doses pequenas de ayahuasca, enquanto que as doses mais fortes são servidas aos seguidores fiéis da religião.

O Conselho Nacional Antidrogas brasileiro (CONAD) removeu a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas em 2004. O seu uso é permitido em rituais, mas o comércio e a propaganda são proibidos.

3

Efeitos

Os efeitos do chá de ayahuasca variam muito de pessoa para pessoa.

A substância pode provocar alterações perceptivas e delírios que podem dar origem a outros casos psiquiátricos graves, especialmente em quem já tem uma predisposição para problemas mentais. Quando usada em rituais religiosos, o chá representa um perigo menor do que em consumo recreativo, mas pode provocar efeitos a nível psiquiátrico na mesma.

Outros efeitos incluem vômitos, náuseas e diarreias. No entanto, como afirmado em cima, algumas pessoas sentem esses efeitos e outras não. Os relatos indicam que o chá é muito amargo e que os seus efeitos físicos podem durar horas, diminuindo drasticamente o apetite e o bem-estar geral.

Embora não seja possível registrar um grande poder de dependência da ayahuasca, o seu uso implica alguns riscos, como qualquer droga. É importante que pessoas que usam medicamentos que alteram os níveis de serotonina (antidepressivos como o Prozac) evitem o consumo do chá.

Quais os efeitos da ayahuasca - Passo 3
4

Polêmica

Os pais de Rian Brito afirma com toda a certeza que o chá de ayahuasca foi responsável por desencadear alterações no comportamento do filho que resultaram no afogamento do jovem.

Nizo diz que o filho passou a ter delírios após a toma do chá, dizendo que tinha uma missão e que, por esse motivo, era obrigado a jejuar, chegando a pesar 45 kg. Apesar de ter tomado apenas 4 doses, os pais afirmam que o jovem era muito diferente antes e depois da toma.

A mãe do rapaz afirma ainda que tomar chá de ayahuasca é uma moda, sendo que os jovens tomam chá para conferir a experiência, desconhecendo os perigos da droga.

5

Agora que já sabe quais os efeitos da ayahuasca, confira esses artigos sobre substâncias perigosas e fique informado:

Como a maconha afeta o cérebro

Como a cocaína afeta o cérebro

O que devo saber se consumo Speed

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os efeitos da ayahuasca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
paula
OLA, BOM DIA . GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO DAS REAÇOES DEPOIS QUE TOMA O CHA. AGUARDO RESPOSTAS. OBGDA.

Quais os efeitos da ayahuasca
1 de 3
Quais os efeitos da ayahuasca

Voltar ao topo da página