Vício da maconha

Quais são as consequências de fumar maconha

Quais são as consequências de fumar maconha

As drogas são uma realidade em nossa sociedade. O álcool, o fumo, a maconha e outras substâncias estimulantes movem-se tanto pelos círculos dos jovens como pelos círculos dos adultos. Além disso, o consumo de maconha começa cada vez mais cedo e, agora, jovens de quinze anos estão em risco de ficar viciados nesta substância nociva para a saúde.

Em umComo queremos indicar quais são as consequências de fumar maconha detalhando tanto os efeitos imediatos, como as consequências que podem ocorrer a longo prazo.

Também lhe pode interessar: Como saber se sou viciado em maconha

Índice

  1. Os efeitos da maconha no cérebro
  2. A maconha no corpo
  3. Consequências da maconha a longo prazo
  4. Advertências

Os efeitos da maconha no cérebro

Quando uma pessoa fuma maconha está colocando THC no cérebro; esta substância age diretamente sobre nossas células cerebrais que são as responsáveis por liberar uma substância química conhecida como dopamina; este processo faz com que se tenha uma sensação de euforia.

Outra consequência de fumar maconha é a sensação de relaxamento, bem como o aumento da percepção sensorial: muitos fumadores de maconha têm uma sensação de fome quando estão sob os efeitos desta droga.

Outro dos efeitos mais habituais desta droga é o aumento do riso; o motivo desta reação é que o sangue absorve o THC da maconha e o leva até ao cérebro provocando, assim, que o cérebro libere endorfinas e dopamina, os hormônios conhecidos como "hormônios da felicidade" e são as que geramos quando fazemos exercício ou nos apaixonamos.

A maconha no corpo

Quando alguém fuma maconha, seu corpo também passa por uma série de reações físicas devido ao consumo da droga. Os brônquios relaxam-se e alargam-se, a boca seca e os vasos sanguíneos dos olhos dilatam-se, motivo pelo qual aparecem os olhos vermelhos tão característicos dos fumadores de maconha.

Outra das consequências de fumar maconha é que o ritmo cardíaco aumenta 20 ou 50 batimentos por minuto; um aumento muito perigoso pois pode provocar um infarto.

Consequências da maconha a longo prazo

Se você quer saber quais são as consequências de fumar maconha em consumidores habituais, deve prestar atenção nas condições que se podem desenvolver em seu corpo e cérebro de uma forma mais profunda e perigosa.

A maconha é a causadora da perda da capacidade de criar novas lembranças. O motivo desta condição é que o THC altera a informação que o hipocampo (a zona cerebral que se encarrega de armazenar a memória) recebe. Os fumadores habituais de maconha conseguem que o hipocampo perca sua capacidade de armazenamento habitual criando, assim, um envelhecimento prematuro desta região do cérebro.

O equilíbrio e a coordenação corporal também são afetados pelo consumo de maconha já que o THC adere-se aos receptores cerebrais que se encarregam de regular o equilíbrio, a postura, o tempo de reação e a coordenação. Esta condição faz com que para os fumadores de maconha, tarefas como dirigir ou aprender a fazer um esporte, sejam mais complicadas do que para uma pessoa que não é fumadora.

Outra das consequências de fumar maconha está relacionada com a fumaça. Da mesma forma que ocorre com o tabaco, a fumaça da maconha é uma mistura de gases tóxicos e partículas que são prejudiciais para nossos pulmões. Os problemas respiratórios derivados do tabaco também devem ser aplicados aos fumadores de maconha, já que a fumaça também é tóxica. De fato, sabe-se que a fumaça da maconha é até 70% mais prejudicial para a saúde do que a do tabaco.

Uma das consequências de fumar maconha nos homens é a diminuição do número de espermatozoides, bem como de sua mobilidade. A cannabis afeta o hipotálamo incidindo no desenvolvimento do esperma nos testículos.

As mulheres também podem chegar a ter consequências em seus órgãos reprodutivos por causa do abuso da maconha: o THC também afeta o hipotálamo feminino alterando a liberação dos hormônios e, portanto, mudando o ciclo menstrual.

Se consumir maconha em doses muito altas, as consequências podem ser bem mais graves: podem derivar em uma psicose aguda, em surtos esquizofrênicos e em alucinações.

Advertências

O consumo de maconha é ilegal na maioria dos países, entre eles, o Brasil. Sua posse e cultivo são perseguidos pela lei.

Se você é fumador habitual de maconha e quer deixá-la, recomendamos procurar um especialista para que ele elabore um plano para eliminar o vício do seu corpo.

No seguinte artigo explicamos aspectos a serem considerados antes de fumar maconha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as consequências de fumar maconha, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
matheus
Segundo uma pesquisa realizada em 2012 pela revista científica norte-americana "Journal of the American Medicinal Association" fumar maconha é menos danoso ao pulmão do que o tabaco. A pesquisa se deu com uma base de dados de fumantes moderados de ambos, num período de 20 anos. Neste período foi possível notar uma perda de capacidade pulmonar entre os tabagistas, enquanto os maconheiros não só não sofreram desta perda, como pelo contrário, ganharam mais capacidade...
Dulcenea
As pessoas que fazem comentários dizendo que a fumaça do cigarro é mais prejudicial a saúde do que a maconha, ou aqueles que contestam dos fatores de riscos de saúde, o que eu diria, risco de vida, comprovados pela medicina. Ou devem ser loucos, ou idiotas, ou a maconha já prejudicou tanto os neurónios que não sabe mais o que é certo ou errado. É uma pena ver o que essa droga faz com as pessoas e ainda tem quem defende o uso dessa merda!
A sua avaliação:
Letícia
Tem pessoas que fuma a anos e nunca aconteceu nada demais
Sofia Silva
Acontece sim, pode não prejudicar hoje, mas pode prejudicar mais tarde, a droga nunca fez nada bem a ninguém
joao batisra
gostaria de ter uma relação de males causados pela maconha como infarto, perca de memoria impotência sexual , pois gostaria de alertar um ente querido . obrigado.
A sua avaliação:
fidalgo antonio killa
tou fumando marujana tenho 16 anos quais sao as consequencias
Eurico
ja pra quem, começou a fumar maconha com 18anos u cerebro tera problemas???? d fucionamento n organiamo???
Claudia
Sim, mesmo fumantes que começaram a fumar com 18 anos ou mais terão problemas no, mesmo que seja a longo prazo.
Robson De Sousa
PRECISO DE AJUDA URGENTE!!! Estou desesperado. Fumei maconha durante 6 meses, na maioria dos dias e meses, fumei todos os dias. faz 4 semanas que deixei o vicio. tenho dificuldades de aprender as coisas, me comunicar em ambiente escola e em publico, tenho medo de todos e sempre carrego comigo a sensação de que as pessoas estão falando de mim. antes de fumar eu era uma pessoa divertida, adorava rir e fazer amigos. agora isso tem se tornado impossível. eu estou surtando e na maioria das vezes eu nem sei como pensar e reagir caso por exemplo, alguém me xingue. eu só quero ser melhor do que isso, ser melhor do que antes. tenho dificuldade em lembrar até o nome das pessoas que conheço, relatar historias? só por mensagem de textos e olhe lá! preciso de ajuda, preciso saber se meu cérebro voltará a ser como antes, não aguento mais andar sem foco, sem coordenação. eu preciso muito da ajuda de alguém. para meu melhor eu comecei a correr, coisa que nem sabia que fazia ainda, aliais não sei. corro todo atrapalhado, vivo tropeçando, parece engraçado, mas não tenho animo pra viver, conversar, intender as coisas e etc... me ajudem, as vezes por medo de não conseguir a agir como antes, como uma pessoa comum penso em até tirar minha própria vida, tenho vontade de me isolar, de me trancar no meu quarto e não sair nunca mais de lá. é horrível! quem devo procurar? médicos e aonde? estou fazendo de tudo para conseguir ultrapassar essa fase ruim em que entrei. eu só quero poder viver, me divertir, rir por vontade própria me lembrar das coisas como aonde coloquei, as coisas que falei. eu imploro por socorro. comecei a correr nos campo para exercitar a mente, mas é um desafio e tanto, tenho vergonha de todos e espero muito que essa historia possa ser revertida, por que se for pra continuar assim, eu prefiro nem estar aqui.
kathleen
oi calma tenha foco isso vai passar cada organismo reage de uma maneira diferente ao experimentar varia de pessoa pra pessoa,não faça nada ruim pra voce mesmo tenha fé que isso vai passar pq vai se vc ter paciencia é dificil esta situaçao mas se vc acreditar na sua capacidade de mudança vc alcança o infinito boa sorte que deus te abençoe muito
Gabriel
Passei por um periodo identico meu amigo, engraçado como me via em muito do que voce relatou, tentei descobrir a origem de cada problema para tentar voltar a ser o que era... muitos julgam que os maconheiros sao lerdos e devagar e quem acredita nisso e fuma maconha leva consigo o cargo de se tornar nisso mesmo. Voce sabe que tem poder para chegar aonde quiser, sua mente é a mesma. Logico tem altos e baixos a substancia prejudica em varios aspectos mas asseguresse que nao vai voltar a ser o que era antes, vai ser melhor ainda, agora voce ja conhece e sabe o que pode te prejudicar nao de bola que la na frente vai se lembrar de como ficou quando fumou uns baseados durante meio ano de sua vida e pelo motivo que a largou .... Lembresse que tem gente que esta bem pior mesmo.... e continuar lutando e conquistando. Nao deixe essa coisa pequena te machucar...
força
oi calma amigo maconha não te estraga o cérebro
nunca caia no erro de tentar tratar-se no psiquiatra... apenas continue com força deixando erva e vai ver que em questão de menos de dois meses você vai começar a socializar corretamente.. você não está doente! os efeitos que sente são decorrentes da abstinência de longo uso de droga.
isso vai passar. calma e força
A sua avaliação:
Carlos Eduardo Silva
Sara.. Creio que vc tendenciou exageradamente o uso da maconha. O fato de maconha ser ilegal não representa muito, visto que países europeus, estados americanos e o Uruguai, representando a América do Sul, possuem comércio legal da maconha, seguindo critérios de consumo. É necessário que se tenha responsabilidade ao discorrer sobre este tema, tendo coerência no que está sendo dito, sem impor de forma irracional a sua opinião. Todos nós temos opiniões, mas fatos são fatos, ignorá-los é retroceder no tempo.
A sua avaliação:
Pablo
Po acho que deveria estudar mais sobre, porque é científicamente comprovado que a fumaça do tabaco é mais prejudicial. Não só a fumaça, mas tabaco em si, além de fazer mais mal, ele também é mais viciante. Como o álcool também.. boa parte do que falou está correto.. mas enquanto ouvir só o lado da chapeuzinho o lobo vai sempre ser mau rs.. flw.
A sua avaliação:
Dr Pedro
" De fato, sabe-se que a fumaça da maconha é até 70% mais prejudicial para a saúde do que a do tabaco."
Muito do que falou e verdade, mas o trecho acima esta totalmente errado, pois você acha que o cigarro que tem quase 5 mil substancias químicas vai ser mais prejudicial que uma planta ? Você sabia que o cigarro mata 6 milhoes de pessoas por ano e o alcool 3 milhoes, e a maconha não tem registro de mortes e advinha qual desses 3 e ilegal ? pois é e advinha qual dessas 3 e usado como remédio ?nem preciso mais falar nada, reflita.
A sua avaliação:
pedro Lucas Sabão Muiambo
Eu sou consumidor mais quero largar mais não estou aconseguir o que eu faça?
Marcello
"sabe-se que a fumaça da maconha é até 70% mais prejudicial para a saúde do que a do tabaco" esta segura dessa informação? isso foi retirado de qual fonte?
Annonimo
pois é esta muito estranho
luan
eu nao fumo mais bom saber isso vc são otimo obrigado pelo o aviso
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luan! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Wj
Fumo maconha a mais de trinta anos e não me faz mal pelo contrario me sinto melhor . Há muitas conversas escritas mas a verdade é só com quem usa a mais de dez anos e de alguns médicos
marcelo
eu fumo a mais de 200anos e to de boa tenho um corpo de 20 anos e vcs que ficam ai reclamando vao fumar pra vcs verem as fadas
Quais são as consequências de fumar maconha