menu
Partilhar

Remédios caseiros para deixar de fumar

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para deixar de fumar

Quer deixar de fumar mas não sabe como conseguir isso? Além da sua força de vontade existem alguns truques que podem ajudar a reduzir a ansiedade de forma natural sem prejudicar o seu corpo. Existem algumas ervas ou ingredientes que, devido à sua composição, diminuem a vontade de um cigarro e mantêm você afastado do vício. São o complemento perfeito para cumprir o seu objetivo e se livrar, de uma vez por todas, dessa fumaça ruim. Neste artigo de umComo contamos a você quais são os remédios caseiros para deixar de fumar.

Também lhe pode interessar: Como deixar de fumar
Passos a seguir:
1

Se quiser deixar de fumar com remédios naturais saiba que o ginseng ajudará você a conseguir o seu objetivo. Esta é uma das plantas mais eficientes que existe para ajudar a superar o vício porque inibe a liberação da dopamina, o transmissor cerebral responsável por dar a sensação de prazer que a nicotina provoca. Assim, com esta planta consegue que o cigarro não lhe dê prazer e, portanto, não tenha vontade de fumar.

Para usar este tratamento em sua vida deve saber que a forma mais habitual de tomar é por meio de chás, porém, se preferir pode ir a uma loja de produtos naturais e comprar comprimidos já prontos.

Remédios caseiros para deixar de fumar - Passo 1
2

Outro entre os remédios naturais que ajudarão você a deixar o cigarro é o gengibre. Entre todas as propriedades do gengibre destacamos uma relacionada com este propósito pois ajuda a manter a ansiedade em bons níveis e a regular o sistema digestivo, evitando o aparecimento de náuseas.

Assim como acontece com o ginseng, a melhor forma de aproveitar os benefícios desta planta é preparando um chá com a raiz da mesma, mas se não for muito amigo de chás pode tomar comprimidos prontos ou misturar o gengibre com suas receitas culinárias.

Remédios caseiros para deixar de fumar - Passo 2
3

Mas a planta mais popular que foi usada desde sempre como terapia para deixar o cigarro é a lobélia. O segredo deste ingrediente é que ajuda a combater o vício do cigarro e a reduzir a ansiedade ao deixar de fumar. De fato, muitos medicamentos químicos apresentam lobélia como ingrediente principal.

O que provoca a lobélia no ex-fumador é que, se cair na tentação e fumar um cigarro, sentirá náuseas e enjoos fazendo com que, no fim, sinta nojo do cigarro. A melhor forma de tomar esta planta é preparando um chá, mas também pode colocar na língua uma gota de extrato da mesma quando sentir a necessidade de fumar. Apesar de tudo isso, em umComo recomendamos que consulte um especialista pois pode chegar a ser tóxica se exagerar na dose.

Remédios caseiros para deixar de fumar - Passo 3
4

A erva-de-são-joão também é um remédio caseiro para deixar de fumar que funciona muito bem. Principalmente, esta erva é indicada para combater a depressão ajudando a melhorar o humor e a reduzir a ansiedade. No mercado poderá encontrá-la como extrato, em sucos ou ampolas, mas também poderá preparar um chá e tomar durante o dia.

De qualquer forma, deve ser receitada por um especialista porque em grandes quantidades pode ser tóxica, além de ser contraindicada para pessoas que tomam antidepressivos, anticoncepcionais ou em mulheres grávidas ou em período de lactância.

Remédios caseiros para deixar de fumar - Passo 4
5

A pimenta-caiena também contribui para reduzir a vontade de fumar, além de conseguir melhorar a saúde dos nossos pulmões por suas propriedades antioxidantes. Existem diferentes formas de tomar este tipo de pimenta:

  • Cozinhar pratos que contenham meia colher de chá deste tempero para reduzir a tentação de um cigarro.
  • Quando sentir vontade de fumar, coloque um pouco de pimenta em sua língua e verá como de imediato desaparece a vontade.
Remédios caseiros para deixar de fumar - Passo 5
6

Um dos melhores tratamentos para reduzir a ansiedade pelo cigarro e conseguir lidar com o estresse é, todas as noites antes de se deitar, tomar um chá de raiz de valeriana. Conseguirá se sentir mais tranquilo e aprenderá a controlar os nervos, além de desfrutar de um sono mais prazeroso.

A valeriana é muito benéfica para a sua saúde porque consegue:

  • Reduzir o nervosismo e o estresse por seus efeitos calmantes.
  • Promover um sono mais profundo evitando, assim, a insônia.
  • Atuar como antidepressivo natural.
  • Neutralizar as mudanças de humor conseguindo que esteja mais animado e otimista.

Neste artigo de umComo contamos a você como a valeriana beneficia sua saúde.

Remédios caseiros para deixar de fumar - Passo 6
7

Além destes remédios naturais, saiba que para conseguir deixar de fumar de verdade, tem que fazer uma série de mudanças em sua vida que evitarão que caia na tentação. A seguir explicamos algumas das mais significativas:

  • A sua força de vontade é a sua melhor aliada, por isso tem que ter a certeza dos motivos pelos quais quer deixar de fumar e nunca se esquecer. Anote em um papel e coloque-o em um lugar visível da sua casa para se lembrar todos os dias. Deixar o cigarro só depende de você.
  • Mantenha a mente distraída para evitar pensar nele. Comece a aprender algo novo, anime-se a sair com pessoas diferentes, matricule-se na academia, etc. É importante mudar a sua rotina para conseguir estar concentrado em outras coisas e não pensar no cigarro.
  • Deixe-o imediatamente, não ache que reduzindo o seu consumo vai conseguir parar de fumar. O melhor é parar drasticamente com este hábito.
Remédios caseiros para deixar de fumar - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para deixar de fumar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para deixar de fumar
1 de 8
Remédios caseiros para deixar de fumar

Voltar ao topo da página