Remédios caseiros para defecar imediatamente
Quem nunca teve dificuldade de fazer o número 2 ao menos uma vez na vida, não é mesmo? Essa condição incômoda é comumente chamada de prisão de ventre e, diferente do que muitos pensam, ela é apenas um sintoma de que alguma outra coisa está acontecendo – como, por exemplo, má alimentação.
Quando o intestino retira todos os nutrientes dos alimentos que comemos, aquilo que não é aproveitado pelo organismo vira o chamado bolo fecal. O bolo fecal é empurrado para fora do corpo através de contrações musculares da parede do intestino. Porém, quando esses movimentos estão debilitados por algum motivo e o bolo fecal permanece no corpo por tempo demais, o organismo reabsorve a água e endurece o resíduo alimentício. Para ajudar a lidar com essa situação. Este artigo do umCOMO trará listas e receitas de remédios caseiros para defecar imediatamente. Continue lendo!
Alimentos que soltam o intestino
Se você está procurando laxante natural, uma boa opção é ficar de olho na alimentação pois, além de resolver o problema atual, ainda previne o aparecimento de outros casos de prisão de ventre. Para isso, inclua mais fibras na sua dieta. Confira uma lista de alimentos que ajudam a defecar rápido:
- Linhaça;
- Aveia;
- Pipoca;
- Batata doce;
- Nozes;
- Grão-de-bico;
- Feijão;
- Mamão;
- Laranja;
- Ameixa;
- Abacaxi;
- Arroz integral;
- Soja;
- Lentilha;
- Chia;
- Brócolis;
- Alcachofra;
- Berinjela;
- Milho cozido;
- Espinafre;
- Couve;
- Abóbora.
Sugestão: Como fazer um laxante natural caseiro
Hábitos saudáveis para regular o intestino
Outras dicas importantes são beber muita água (o recomendado pela Organização Mundial da Saúde são 2 litros de água por dia), uma vez que, ao aumentar a ingestão de fibras na sua dieta, será também necessário aumentar a quantidade de água ingerida para que a digestão consiga ser eficaz; diminuir a ingestão de alimentos processados e industrializados, uma vez que, para estender o prazo de validade dos produtos, os fabricantes tendem a remover todas ou quase todas as fibras do alimento, empobrecendo-o (além, claro de enchê-lo de produtos químicos).
Exercícios para fazer defecar
Praticar exercícios físicos com regularidade faz a diferença para conseguir evacuar, uma vez que eles ajudam a estimular as contrações intestinais e, consequentemente, o intestino trabalha com muito mais facilidade na hora da evacuação.
Leia também: Como acabar com a prisão de ventre sem laxantes
Como soltar o intestino imediatamente
Precisar fazer exame de fezes e não conseguir defecar, precisar evacuar antes de enfrentar uma longa viagem de carro são alguns exemplos comuns que acontecem na vida de todas as pessoas. Mas evacuar não precisa ser essa tarefa árdua! Uma das opções mais utilizadas no tratamento da prisão de ventre é o uso de laxantes. Algumas opções para você que quer saber como defecar rápido:
- Brometo de pinavério;
- Leite de magnésia;
- Buscoduo;
- Digestil;
- Muvinlax.
Lembre-se que é importante consultar o seu médico para saber se você pode fazer uso de alguns desses medicamentos acima. Se você possui alguma doença crônica e toma medicamentos fixos para tal, o cuidado deve ser redobrado. Com orientação médica, você descobre a dosagem ideal e o tempo certo de tratamento que deve fazer com o laxante.
Deu ruim? Veja como cortar o efeito do Lacto Purga
Como defecar rápido para exame
Você não consegue evacuar e tem um exame de fezes dentro de pouco tempo? Existem outras dicas que podem te ajudar nessa tarefa! Confira alguns chás para defecar:
- Chá de linhaça;
- Chá de hortelã;
- Chá de menta;
- Chá verde;
- Chá preto;
- Chá de erva-doce;
- Chá de cravo
- Chá de manjericão.
Posição para evacuar rápido
Outra dica fundamental é a posição em que se defeca. A posição ideal para evacuação é de cócoras, pois, desta maneira, o bolo fecal é expelido em um ângulo perfeito. Pesquisas indicam que evacuar de cócoras ajuda na prevenção de diversos problemas do trato intestinal.
Além disso, não segurar a vontade de ir ao banheiro é muito importante. Às vezes, podemos sentir vergonha por estar em determinado local inconveniente, mas o ideal é não segurar a vontade. Isso ocorre pois, quando não se defeca no primeiro estímulo, o corpo reabsorve uma pequena quantidade de água antes de enviar o segundo. No segundo estímulo, as fezes já estão um pouco mais ressecadas, e assim sucessivamente. Caso esse comportamento vire um hábito, o organismo se acostuma a não mais mandar estímulos para que você vá ao banheiro – e o problema da prisão de ventre pode se agravar. Escolher um horário para ir ao banheiro todos os dias e tentar educar o corpo são maneiras eficazes de contornar o problema.
Entenda: Com que frequência se deve defecar?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para defecar imediatamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.