Partilhar

Como fazer um laxante natural

Como fazer um laxante natural
Imagem: oficinadamoda.com.br

Está com prisão de ventre ou constipação e quer saber como fazer um laxante natural? Em umComo explicamos para você! São várias as causas que podem originar o intestino preso, desde uma má alimentação, a dificuldade em ir ao banheiro fora de casa, em viagens, na gravidez ou até no pós-parto. Seja qual for o motivo, a prisão de ventre causa incômodo e desconforto para quem sofre dela. Por isso, nestas situações você pode preparar um laxante natural em casa para ajudar a regular o intestino e a eliminar as fezes. Fique ligado e aprenda conosco!

Passos a seguir:
1

É comum que nestas situações as pessoas recorram a laxantes, no entanto esta não é a melhor opção pois o laxante pode acabar por alterar a flora intestinal e causar danos ao intestino. Por isso, em umComo vamos lhe dar algumas receitas de laxantes naturais, que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal mas não de forma tão radical como os laxantes.

2

O primeiro laxante natural que lhe propomos é o suco de beterraba, uma vez que a beterraba contém propriedades laxantes. Para fazer este suco, corte uma beterraba em pedaços e coloque no liquidificador juntamente com 250 ml de água. Bata e beba durante 3 dias, antes do almoço e jantar.

Como fazer um laxante natural - Passo 2
Imagem: breakingmuscle.com
3

Outro ótimo laxante natural é o chá de ameixa preta, uma vez que este ingrediente contém um açúcar que exerce um efeito laxante e favorece a retenção de água. Para fazer este chá, coloque 3 ameixas pretas sem caroço dentro de um copo com água e deixe durante toda a noite. Na manhã seguinte, coloque tudo em uma panela e deixe ferver durante alguns minutos. Deixe esfriar, coe e beba este chá laxante.

Como fazer um laxante natural - Passo 3
Imagem: bemfeitinho.net
4

A terceira receita de laxante caseiro consiste em preparar um suco à base de mamão, ameixas pretas, laranja e farinha de semente de linhaça. Coloque no liquidificador 3 ameixas pretas sem caroço, 2 fatias de mamão e 1 copo de suco de laranja. Bata tudo e, quando a mistura ficar homogênea adicione 1 colher de sopa de farinha de semente de linhaça. Bata novamente e beba uma vez por dia.

Como fazer um laxante natural - Passo 4
Imagem: vipsemfoco.com.br
5

Outro suco que contém propriedades laxativas é o de mamão e abacaxi. Coloque no liquidificador um pedaço de abacaxi junto com uma fatia de mamãe e um copo de água. Bata tudo e beba, de preferência, pela manhã em jejum.

Como fazer um laxante natural - Passo 5
Imagem: horadoalmoco.com
6

Para além destes laxantes naturais para combater a prisão de ventre também pode adicionar uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem aos alimentos e adicionar granola à sua alimentação. A granola é ótima para ajudar a melhorar o funcionamento intestinal quando acompanhada por líquidos.

Como fazer um laxante natural - Passo 6
Imagem: adelledavis.org
7

Para garantir o bom funcionamento do intestino, deve seguir uma alimentação saudável e equilibrada e rica em fibras, isto porque elas atuam como um laxante natural. Além disso, deve beber muita água (no mínimo dois litros) diariamente para ajudar a amolecer o bolo fecal e a facilitar a sua saída.

Como fazer um laxante natural - Passo 7
Imagem: colegioweb.com.br
8

Também é importante tentar educar o seu intestino, com isto quero dizer que deve estabelecer um horário para ir ao banheiro. Comece por definir um horário e sente-se na sanita, mesmo que não tenha vontade, e permaneça aí durante um tempo. Vai ver que passados alguns dias o seu organismo responderá. A hora ideal para fazer isso é após uma refeição. Além disso, nunca deve estar aguentando durante muito tempo. Se der vontade, deixe a vergonha de lado e vá ao banheiro.

9

E claro que, o exercício físico é outro dos melhores aliados para combater o problema da prisão de ventre. Corra, faça natação, ioga, pilates ou caminhe nem que seja durante 30 minutos, isso já vai ajudar a melhorar o funcionamento intestinal.

Veja também: Como cortar o efeito do Lacto Purga

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um laxante natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como fazer um laxante natural

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Rosangela ap.
bata no liquidificador um tomate maduro,com um copo grande de agua gelada,e adicione uma colher de mel, beba sem coar,tome a noite,tlvez podera causar um pouquinho de colica antes de ir ao banheiro,eu tomo e funciona muito bem,boa sorte.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosangela, muito obrigada por partilhar essa dica conosco, valeu :)
LAISA
GENTE PRECISO DE AJUDA NAO AGUENTO MAIS ESSE INTESTINO PRESO , NÃO CONSIGO MAIS FICAR DIAS SEM IR NO BANHEIRO NAO SEI OQUE FAZER REALMENTE TO DESESPERADA
Ariane
Gostaria de saber se esses sucos podem ser coados e se pode adicionar açúcar vou fazer pra minha filha de dois anos.não sei se ela vai tomar
Rosemeire
como fazer remedio caseiro para prisao de ventre
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosemeire, pode ver alguns remédios caseiros para a prisão de ventre nesse link: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-prisao-de-ventre-5546.html
Dário Manuel
estou a ter problemas graves comigo sempre que fico 2 a 4 dias sem ir a casa de banho a minha barriga esta ficar cada vez mais grande
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Dário, pode ser que a sua barriga esteja ficando inchada devido à prisão de ventre. Experimente as dicas que temos nesses artigos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-ir-ao-banheiro-5558.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-prisao-de-ventre-5546.html

Como fazer um laxante natural
Imagem: oficinadamoda.com.br
Imagem: breakingmuscle.com
Imagem: bemfeitinho.net
Imagem: vipsemfoco.com.br
Imagem: horadoalmoco.com
Imagem: adelledavis.org
Imagem: colegioweb.com.br
1 de 7
Como fazer um laxante natural

Voltar ao topo da página