Partilhar

Remédios naturais para a aerofagia

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios naturais para a aerofagia

Você sofre de aerofagia com frequência? Quando, durante as refeições, engolimos um excesso de ar, pode ser que este acabe se acumulando em nosso aparelho digestivo e se converta em gases. É nesse momento que falamos de aerofagia, um problema que ocorre no aparelho digestivo e que provoca o aparecimento de arrotos e flatulência que servem para expulsar o excesso de ar do nosso organismo. Devemos procurar as causas da aerofagia, essencialmente, nos maus hábitos alimentares e, portanto, com umas simples mudanças poderemos evitá-la. Neste artigo de umComo vamos revelar os remédios naturais para a aerofagia que ajudarão você a aliviar o incômodo originado por este problema com ingredientes naturais.

Também lhe pode interessar: Como evitar a aerofagia
Passos a seguir:
1

A aerofagia pode ser reconhecida porque apresenta uma série de incômodos no aparelho digestivo que impedem que possamos levar uma vida normal, pelo menos momentaneamente. Para saber se as suas dores podem ser provocadas pelos gases, é aconselhável que tenha em conta os sintomas mais habituais da aerofagia, como os seguintes:

  • Sensação de peso no estômago.
  • Dores na barriga e inchaço abdominal.
  • Arrotos sem cheiro.
  • Flatulências.
  • Ruídos na zona dos intestinos e/ou espasmos.
  • Mal sente apetite.

Neste artigo de umComo contamos a você de forma detalhada quais são os sintomas da aerofagia.

2

O bicarbonato de sódio é um ingrediente natural altamente recomendado para tratar os sintomas da aerofagia. Trata-se de um produto que é alcalinizante, ou seja, que contribui para regular e equilibrar o pH do nosso corpo. Isto é um aspecto positivo para o caso dos gases, pois consegue que as digestões sejam mais fáceis e, sobretudo, que a sensação de acidez estomacal diminua consideravelmente.

Assim, para aproveitar ao máximo os benefícios do bicarbonato de sódio, recomendamos a você que tome um copo de água com uma colher de chá diluída após cada refeição; assim conseguirá evitar o aparecimento da aerofagia e, caso já sofra com ela, conseguirá regular o aparelho digestivo eliminando qualquer excesso de ar que tenha acumulado.

Remédios naturais para a aerofagia - Passo 2
3

Um dos remédios habituais para a aerofagia é o gengibre. Este ingrediente é um dos mais usados para tratar problemas que tenham a ver com o aparelho digestivo e com as flatulências. Está indicado para evitar a formação de gases, por isso se recomenda tomar uma infusão de gengibre após cada refeição já que ajudará para que a digestão seja mais fácil e saudável.

Entre as propriedades do gengibre destaca-se o seu uso para tratar os transtornos digestivos como a aerofagia, mas também é bom para manter uma boa saúde digestiva e prevenir incômodos futuros. A forma mais habitual de ingerir esta planta é preparando uma infusão com a sua raiz, mas, se preferir, também pode tomar comprimidos preparados (disponíveis em lojas de produtos naturais) ou aproveitar o gengibre ralado e preparar as suas saladas ou receitas com ele.

Remédios naturais para a aerofagia - Passo 3
4

Outro ingrediente natural recomendado para tratar a aerofagia é o cardamomo, já que consegue aumentar a atividade de uma substância que fomenta a atividade digestiva (tripsina) e, portanto, consegue fazer com que as digestões sejam mais fáceis, evitando a formação de gases. A melhor forma de aproveitar as propriedades do cardamomo é tomando uma infusão por dia e, assim, consegue que o seu aparelho digestivo funcione perfeitamente. Se preferir pode usar o cardamomo em suas refeições e polvilhá-lo em suas saladas, sopas ou cremes.

Remédios naturais para a aerofagia - Passo 4
5

Nesta lista dos melhores remédios naturais para os gases também não podia faltar a camomila, uma das plantas por excelência para tratar as condições digestivas e estomacais. Recomenda-se tomar uma infusão sempre que quiser melhorar a digestão, bem como para fomentar a expulsão dos gases; as dores estomacais, as náuseas, as úlceras, etc., também podem ser aliviadas com a camomila.

O motivo pelo qual trabalha tão bem com os processos digestivos encontramos em seu poder anti-inflamatório combinado com a sua função como relaxante muscular; desta forma, consegue reduzir a inflamação das mucosas aliviando dores e incômodos que se acumulem na zona estomacal. O mais recomendado para aproveitar ao máximo estes benefícios é tomar uma infusão de camomila ao dia e notará a diferença.

Remédios naturais para a aerofagia - Passo 5
6

O alho é também um ingrediente natural muito recomendado para tratar os gases pois ajuda a estimular o fluxo gástrico e, portanto, consegue aliviar os gases acumulados no organismo. O mais adequado para aproveitar os seus benefícios é ingerir alho às refeições ou, se preferir, também pode preparar uma sopa de alho que é deliciosa e ainda manterá o seu corpo em ótimas condições.

Remédios naturais para a aerofagia - Passo 6
7

Já referimos anteriormente que uma das causas mais comuns que provocam a aerofagia é não ter hábitos alimentares corretos e que, portanto, o excesso de ar se acumula em nosso estômago provocando os sintomas que citamos mais acima. Assim, para conseguir prevenir a aerofagia recomendamos a você que tenha em conta aspectos como os seguintes:

  • Mastigar devagar os alimentos: se dedicarmos o tempo suficiente para triturar os alimentos, conseguiremos que a digestão nos intestinos seja bem mais simples, além de evitar que se formem bolsas de ar na boca (o ar provoca os gases).
  • Quantidades pequenas: também se recomenda evitar ingerir grandes porções de comida e optar por alternativas mais leves que sejam de digestão mais fácil.
  • Opte por uma alimentação saudável: evite consumir alimentos refinados ou fritos que dificultem a digestão e sejam pesados de assimilar pelo organismo. Também é importante que conheça os alimentos que produzem flatulências para evitar ingeri-los em sua dieta.
  • Evite comer chiclete: tenha em conta que a única coisa que este produto provoca é que introduzamos ar no organismo e o "enganemos", já que o nosso estômago se prepara para assimilar alimentos que nunca chegam.

Neste artigo de umComo contamos a você de maneira detalhada como tratar a aerofagia.

Remédios naturais para a aerofagia - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para a aerofagia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios naturais para a aerofagia

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
José Manuel Sande
Num dos artigos aconselham alho às refeições e noutro escrevem que o mesmo deve ser evitado. O que é verdadeiro? Melhores cumprimentos. José Manuel Sande

Remédios naturais para a aerofagia
1 de 7
Remédios naturais para a aerofagia

Voltar ao topo da página