Partilhar

Como tratar a hérnia de hiato de forma natural

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar a hérnia de hiato de forma natural
Imagem: femina.com

A hérnia de hiato se produz quando um fragmento da zona superior do estômago se introduz no tórax através de uma pequena abertura que se encontra no diafragma. Em muitos dos casos esta condição pode não chegar a apresentar sintomas, fato que dificulta a identificação da hérnia ou sua confusão com uma simples azia estomacal. Em caso de hérnias assintomáticas, não é necessário um tratamento, mas, se houver sintomas, existe uma série de remédios caseiros que ajudam a aliviá-las. Se quiser saber como tratar a hérnia de hiato de forma natural, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a hérnia de hiato
Passos a seguir:
1

O primeiro que devemos fazer se sofremos de hérnia de hiato é rever nossa alimentação. O ideal é seguir uma dieta equilibrada na qual prevaleçam os alimentos alcalinos (verduras frescas, hortaliças, frutas, soja, etc.) e eliminar na medida do possível os alimentos gordurosos, fritos, os molhos muito pesados, produtos ácidos como o chocolate, o álcool, o café, os ovos ou os cítricos, e evitar os produtos picantes. A ideia é favorecer a digestão e tirar todos aqueles alimentos que a perturbam ou dificultam.

Como tratar a hérnia de hiato de forma natural - Passo 1
Imagem: voeding-schema.nl
2

Além dos alimentos, o número de refeições também é importante. O ideal é fazer cinco refeições por dia de quantidades moderadas; não podemos carregar nosso estômago com pratos pesados e quantidades excessivas, pois aumentariam os sintomas da hérnia hiatal. Também é fundamental mastigar corretamente os alimentos para favorecer a digestão; ingeri-los rapidamente e sem mastigar só dificulta e piora a hérnia.

3

Não é aconselhável deitar logo depois de comer se você tem hérnia de hiato, nem mesmo para fazer a sesta. O ideal é que espere uma hora para não atrapalhar a digestão. Ainda assim, é recomendável manter a cabeceira da cama levemente elevada, uns dez centímetros, para pressionar o menos possível o diafragma ao dormir. Se sua cama não é reclinável, existem almofadas especiais que simulam esta elevação.

Como tratar a hérnia de hiato de forma natural - Passo 3
Imagem: colchonstore.com
4

Graças a suas propriedades analgésicas e diuréticas, o aloe vera é ideal para combater todo tipo de doenças gastrointestinais e aliviar as hérnias de hiato. A melhor forma de tomá-lo é em suco. Assim, prepare um suco com a polpa da aloe vera e tome um copo antes de cada refeição.

Como tratar a hérnia de hiato de forma natural - Passo 4
Imagem: latribunaguatemala.com
5

As infusões naturais são muito benéficas para tratar a hérnia hiatal. A infusão de camomila, de alecrim e de sálvia são as mais recomendadas para combater esta condição. Você só precisa secar as folhas ou flores no caso da camomila e fervê-las com água para preparar a infusão. As infusões de louro e as de manjericão também são aconselháveis por suas propriedades carminativas, anti-úlceras e hepatoprotetoras, as quais favorecem a digestão e reduzem a acidez.

Como tratar a hérnia de hiato de forma natural - Passo 5
Imagem: wallpapersfor.biz
6

Além das infusões, existem alguns chás muito eficazes para aliviar os sintomas da hérnia de hiato. É o caso do chá de calêndula e o chá de olmo, ambos reduzem a inflamação provocada pelos ácidos gástricos e, com isso, aliviam a azia. Outra opção é elaborar óleo de calêndula e massagear a zona abdominal afetada com ele duas vezes por dia; este é um remédio natural muito eficaz.

Como tratar a hérnia de hiato de forma natural - Passo 6
Imagem: healthyduniaa.com
7

No caso das hérnias de hiato com complicações como o estrangulamento do estômago, hemorragias ou refluxo gastroesofágico crônico, só pode ser curado mediante a intervenção cirúrgica. É muito importante que não tome medicamentos por sua conta e consulte seu médico antes de ingerir qualquer remédio natural.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a hérnia de hiato de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a hérnia de hiato de forma natural

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
marionmarildaklinkerbergduarte
fiz uma endoscopia em 2009 e o resultado do exame deu hernia hiatal desde aquele tempo so piorou sempre com dor no abdomem as vezes diarreia a as vezes intestino trancado muito dolorido pra defecar azia frequente como muito pouco mas ach que o pouco que como sao alimentos errados e estou acima do 78 kilos tenho 1/56 cm de altura e tenho 64 anos tenho que emagrecer sençasao de estar estufada e com estomago alto um abraço
Marly do Nascimento Vieira
Bom dia! Estou muito preocupada, pois tenho hernia de hiato, a cinco anos faço tratamento, não aguento mais tomar omeprazol, os médicos só receitam isso. A dor é terrivel, muito dor nas costas, meus pulmões doem demais, qdo passo a mão, sinto caroços. Tenho problema com lactose tb. tenho um sério problema de gases, tudo isso apareceu a cinco anos atrás. A hernia está média, não tenho condiçoes de fazer um cirurgia, minha preocupação que possa ter doenças mais grave caso não conseguir tratar corretamente, doi meu ouvido, garganta, as vezes fico rouca, parece que tá entupida. Por favor preciso de ajuda. Obrigado Marly
Editor umComo.com.br
Oi Marly! Você já experimentou as dicas naturais do artigo?
maria edite almeida
apareceu-me uma hérnia do hiato. Hoje estou com um mau estar muito , Fiz e exame no passado dia 24 não sei se foi por isso se estou a ficar pior. Já foi AO MÉDICO ACONSELHOU NÃO SER PARA JÁ OPERADA E DIZ NÃO HAVER medicamentos para fazer tratamento a não ser dieta. A minha pergunta é: Será que não haverá mesma nada para acalmar este mal estar que nem consigo estar sentada na cadeira para trabalhar?Agradeço a ajuda pf.EDITE
Editor umComo.com.br
Oi Edite! Já experimentou as dicas do artigo?
edite
qual artigo? desculpe minha ignorância.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Edite! Você está comentando uma página com um artigo. O título é "Como tratar a hérnia de hiato de forma natural" Confira os conselhos e experimente. Rápidas melhoras para você!
A sua avaliação:
fatima cristina monteiro
tenho hernia hiato passo muito mal,e incha muito meu estomago me ajudem por favor
Graziela pires de souza
Medico me disse que minha Hernia Hiatal cronica nao tem cura que a dieta que me passou trocou minha alimentação toda seria pra sempre cirugias pra mim so em utlimo caso e ainda poderia ficar paralitica existe isso mesmo?
Eunildes
Como devo tomar a babosa? Quero saber a quantidade de babosa é de água e quantas veze por dia, e quantos dias devo tomar, sofro de hérnia de hiatos.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Eunildes, você deve tomar a babosa em forma de suco, pode ver aqui como o fazer: http://comida.umcomo.com.br/receta/como-fazer-suco-de-aloe-vera-14085.html Depois deverá beber um copo desse suco antes de cada refeição principal (café da manhã, almoço e jantar).
neide oliveira
Hérnia de hiato se cura com remédios naturais,ou so com ser cirúrgia,?
João Alves Pereira
1 Qual a quantidade de Babosa em um copo de suco de laranja, como ex. 2 para a cura de hernia, quantos dias deve tomar.
João Alves Pereira
Gastrite, urcera, podem se tratar com Limão e como, ou não podem.

Como tratar a hérnia de hiato de forma natural
Imagem: femina.com
Imagem: voeding-schema.nl
Imagem: colchonstore.com
Imagem: latribunaguatemala.com
Imagem: wallpapersfor.biz
Imagem: healthyduniaa.com
1 de 6
Como tratar a hérnia de hiato de forma natural

Voltar ao topo da página