Partilhar

Quais são os sintomas da hérnia de hiato

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da hérnia de hiato
Imagem: malauventre.fr

O hiato é uma pequena abertura através da qual passa o esôfago, que se encontra dentro do diafragma, músculo que une a cavidade abdominal (onde se encontra o estômago) com o tórax. Quando uma porção do estômago atravessa o diafragma através do hiato, penetrando assim na cavidade torácica, a hérnia de hiato é produzida. Existem dois tipos de hérnias de hiato, a hérnia deslizante e a paraesofágica, no entanto a mais comum é a primeira. Trata-se de uma patologia muito frequente pois afeta 20% da população. Se quer saber quais são os sintomas da hérnia de hiato para identificá-la a tempo, neste artigo de umComo.com.br contamos a você.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a hérnia de hiato
Passos a seguir:
1

A hérnia de hiato pode ser produzida em pessoas de qualquer idade, mas as probabilidades de que apareça aumentam a partir dos 50 anos. Os motivos que causam a debilitação do diafragma e a consequente hérnia são muito variados, mas os mais destacados são: envelhecimento, tosse crônica, obesidade e prisão de ventre.

2

Antes de identificar os sintomas mostrados por esta patologia é preciso explicar os dois tipos de hérnias de hiato:

  • Hérnia de hiato deslizante. É produzida quando a união gastroesofágica e um fragmento da parte superior do estômago deslizam por cima do diafragma através do hiato. Este tipo de hérnia não é fixa, está em constante movimento já que entra e sai da cavidade torácica com as mudanças de pressão intratorácicas, como a ação de engolir.
  • Hérnia de hiato paraesofágica. Acontece quando só se desloca a parte superior do estômago pelo hiato, a união gastroesofágica continua no lugar. A hérnia paraesofágica sim é fixa e se mantém no tórax.

A mais comum das duas é a que se produz por deslizamento.

3

Ao produzir-se um desvio do estômago para a cavidade torácica, o sistema antirrefluxo fica alterado, o esfíncter esofágico inferior (encarregado de impedir que o refluxo passe ao esôfago) se abre, produzindo o refluxo gastroesofágico. Isto quer dizer que o conteúdo gástrico passa do estômago para o esôfago, produzindo os sintomas mais comuns da hérnia hiatal. No entanto, esta é uma anomalia que não tem por que aparecer em todos os casos de hérnia de hiato.

Quais são os sintomas da hérnia de hiato - Passo 3
4

Já que o conteúdo gástrico que se encontra no estômago é ácido e as paredes do esôfago são altamente delicadas, o primeiro sintoma que notamos ao sofrer deste tipo de hérnia é queimação na boca do estômago, na parte abdominal.

5

Como o estômago se desloca para a cavidade torácica, é muito comum que a sensação de queimação deslize, também, para cima, por cima da parte abdominal, chegando a ser confundida com dor no peito. Esta dor costuma ser sentida mesmo no centro do peito.

6

Ao se produzir o refluxo gastroesofágico, outro sintoma comum é a sensação de acidez e sabor azedo na boca, que pode ir acompanhado de náuseas. Além disso, ao ter uma variação das estruturas gastrointestinais, é possível que o paciente apresente dificuldades na hora de engolir e inclusive uma sensação de queimação ao ingerir bebidas ou comidas quentes. Em menor medida, pode aparecer tosse devido à irritação do esôfago pelo refluxo.

7

Em geral, a hérnia de hiato não costuma apresentar sintomas, e portanto é difícil de identificá-la assim que aparece. Por isso é importante prestar atenção às anomalias anteriormente citadas e ir ao médico imediatamente para fazer os devidos exames. A complicação mais comum que pode apresentar uma hérnia de hiato é o estrangulamento do fragmento de estômago que atravessou o diafragma. Quando isto acontece, esta parte acaba morrendo devido à falta de sangue ou produz-se uma hemorragia. Em qualquer caso, os sintomas se multiplicam e a dor abdominal ou no peito se intensificam.

8

Além do estrangulamento do estômago, entre as complicações que podem vir desta patologia se encontram o esôfago de Barret, o já citado refluxo gastroesofágico, esofagite, e nos casos mais extremos onde a hérnia não é tratada pode chegar a aparecer um câncer de esôfago devido à contínua entrada de ácido no mesmo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da hérnia de hiato, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da hérnia de hiato

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lucy
Bom dia quero ajuda com um cardápio alimentar para hérnia de hiato já sofro à 5anos hoje q li sobre este problema e fiquei muito preocupada uso omeprazol e não quero usar mais tenho muito azia queimação refluxo é muito difícil eu ter se não tomo omeprazol até em tomar aguatenho azia me ajuda por favor
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucy! Neste link poderá encontrar algumas dicas da alimentação para o caso de hérnia de hiato: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-comer-se-tenho-hernia-de-hiato-16773.html Espero que sejam de ajuda e as melhoras!

Quais são os sintomas da hérnia de hiato
Imagem: malauventre.fr
1 de 2
Quais são os sintomas da hérnia de hiato

Voltar ao topo da página