Partilhar
Partilhar em:

Quais são as causas da dor abdominal superior

Passo a Passo
Avaliação: 4,4 (365 votos)
4 comentários
20 vezes partilhado
 
Quais são as causas da dor abdominal superior
Fonte: enbuenasmanos.com

A dor abdominal é um sintoma subjetivo que nos avisa que algo está mal com os órgãos e estruturas que estão na zona abdominal. O abdômen é dividido em seis partes; para distinguir a zona afetada, neste artigo falaremos da zona abdominal superior. A dor em uma zona superior do abdômen será indicativa de uma série de doenças ou problemas que se relacionam com os órgãos ali encontrados: vesícula biliar, baço, estômago, fígado e rins. Em umComo.com.br queremos explicar-lhe quais são as causas da dor abdominal superior.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da dor abdominal
Instruções:
1

A esplenomegalia pode causar dor abdominal superior, isto sucede pela ampliação do tamanho do baço. As medidas habituais de um baço normal são iguais às de um punho fechado, a mudança de tamanho pode ser devida a infecções ou a um câncer.

2

O síndrome do intestino irritável é um transtorno do intestino grosso ou cólon. Não ocasiona nenhum dano ao cólon, mas pode produzir prisão de ventre, diarreia, vômitos, cãibras abdominais e dor abdominal no quadrante superior esquerdo. Você pode consultar nosso artigo quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável para saber mais a respeito disso.

3

A gastroenterite viral, também conhecida como gripe estomacal, ocasiona dor no quadrante superior do abdômen, diarreias e vômitos. Isso pode ocorrer pelo consumo de alimentos e água contaminados. É possível que seja transmitida por outra pessoa que já a tenha.

4

A pancreatite aguda é o resultado do abuso de álcool ou da existência de cálculos biliares. Em sua forma aguda costuma aparecer a abdominalgia acompanhada de inchaço abdominal, febre, pressão baixa,... Em casos de pancreatite crônica pode desencadear-se diabetes, icterícia e outras doenças do fígado.

5

A aorta é a maior artéria do organismo, que leva sangue do coração ao peito, abdômen e pernas. O aneurisma aórtico também produz dor abdominal muito intensa porque há uma protuberância anormal na parede da aorta, neste caso na zona do abdômen. Pode levar ao infarto agudo do miocárdio.

6

A doença renal policística é uma condição na qual um número de cistos se desenvolve nos rins. A dor abdominal superior pode ser um sinal de alarme para que seja diagnosticada. Em casos graves leva à hipertensão arterial e à insuficiência renal.

7

A pneumonia é a infecção dos pulmões e pode manifestar-se através de febre alta, tosse com esputo amarelo ou marrom, dor no peito e/ou dor abdominal superior.

8

Há muitas outras causas que originam a dor abdominal no abdômen superior como podem ser um câncer, uma hérnia, doença de Crohn, uma lesão, uma indigestão,... em qualquer caso é importante procurar um especialista e dizer a ele como é a dor, quanto dura e quando aparece.

9

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

10

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da dor abdominal superior, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (4)

Escrever comentário sobre Quais são as causas da dor abdominal superior

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
marilma a nascimento
tenho uma dor abdominal frequente ! já fiz vários exames e não acusa nada ! uma dor muito enjoada ! não é forte ! mas é mais do lado direito ! já fiz até tomografia ! e continuo com a dor ! estou tomando remédio para o intestino ! será que pode ser rins ?
Rosilaine
Eu estou de resguardo e sinto muita dor fina do lado esquerdo e muita dor de cabeça e dor nas costas o que será?
Francinete
Ja fiz várias ultrassoes do abdômen e o resultado e sempre normal sinto essa dor desde os 42 anos estou com 48 se fosse câncer já tinha morrido nenhum medico consegue me dar um diagnostico
melri
tbm estou sofrendo de dores do lado esquerdo ha 4 anos,desde que operei a apendice,minha barriga nunca mas foi a mesa,e tenho hernia umbilical e ja fiz exames de ecografia 2 vezes ao ano e ate gora ninguem descre o que tenho,sinto dores todos os dias e uma pressao dentro do meu abdomen
Ézio Jeverson de Souza
Bom dia. Eu também tenho uma dor no lado direito do abdomen. Isso ocorreu após cirurgia de apêndice. Realmente não sei mais o que fazer. Já realizei vários exames (ultrassonografia, exames de sangue) não aparece nada. Contudo, é uma dor chata e um sensação de inchaço e peso. É muito ruim. Se alguém tiver os mesmos sintomas e quiser trocar experiências, seria muito interessante, pois somente quem tem isso sabe o quanto é ruim.
patriciafigueiroa
Tenho tido dor abdominal no lado superior esquerdo, a dor e moderada, fina e profunda, fiz exame de colonoscopia não acusou nada, sinto uma sensação de peso no local, considerei a hipótese de ser prisão de ventre, mudei minha alimentação e alguns hábitos alimentares o que normalizou o problema com a prisão de ventre e a constipação, mais não passou o incomodo da dor no lado esquerdo superior . O que poderiam me indicar
cleide
Tenho os mesmos sintomas estou investigando Patricia.Se quiser poderemos trocar informaçãoes.

Quais são as causas da dor abdominal superior
Fonte: enbuenasmanos.com
Quais são as causas da dor abdominal superior