PARTILHAR

Como se manifesta a pancreatite aguda

Como se manifesta a pancreatite aguda

A pancreatite aguda é uma doença abdominal aguda relativamente frequente. Trata-se da inflamação aguda não bacteriana do pâncreas. Sua causa mais frequente é a patologia biliar e o alcoolismo. A causa não varia sua apresentação clínica, só serve para o tratamento. Os sintomas e sinais mudam em função da intensidade, tempo de evolução e características do paciente, mas aqui encontram-se as mais frequentes.

Também lhe pode interessar: Como se manifesta a pancreatite crônica
Passos a seguir:
1

O sintoma mais característico é a dor abdominal. Esta dor destaca por ser súbita, intensifica-se rapidamente até atingir seu pico em alguns minutos ou até uma hora depois; é contínua e localiza-se no epigástrio, onde fica fixa ou é irradiada a um ou ambos hipocôndrios, costas (conhecida como: irradiação em cinto), área do perímetro umbilical.

2

Nos quadros de origem pancreático costuma produzir icterícia, ou seja, pele amarelada. Ela traz como consequência urina escura como Coca-cola, fezes claras cor de massinha e coceira na pele.

3

Os vômitos são frequentes e costumam ser abundantes e persistentes, primeiro de restos de alimentos e depois de bílis. Podem vir precedidos de náusea. A cada episódio de vômito a dor aumenta.

4

Na pancreatite aguda pode haver um leve aumento da temperatura corporal (febril) de aproximadamente 38ºC.

5

O trânsito intestinal costuma parar e costuma haver distensão abdominal desde o começo do quadro.

6

Produz-se sangramento do tubo digestivo ou hematêmese que se manifesta por expectoração de sangue por volta do décimo dia de evolução do processo, devido a lesões agudas na mucosa gastroduodenal.

7

Uma complicação desta patologia é o choque. Manifesta-se por pressão baixa marcada com desmaios, taquicardia, sudoração fria, obnubilação e traços afilados do rosto.

8

A pessoa portadora de pancreatite aguda pode apresentar mudanças de caráter, como por exemplo: agitação, desorientação temporal e espacial, alucinações visuais, agressividade, coma superficial.

9

Os ruídos intestinais são escassos ou estão ausentes na auscultação médica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se manifesta a pancreatite aguda, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Na presença de uma pessoa portadora de patologia biliar ou alcoólica com dor no estômago, acompanhada de vômitos, deve-se suspeitar de pancreatite aguda e deve-se consultar um médico de forma urgente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
maria madalena s. santos
Dores de cabeca edores de estomgo com muitos vomitos tambem pode ser pancreatite
melo
causas de fezes amolecidas em pascientes com hepatite alcoolica
Como se manifesta a pancreatite aguda
Como se manifesta a pancreatite aguda

Voltar ao topo da página ↑