Partilhar

Como saber se tenho apendicite

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se tenho apendicite

Se desconhece qual é a função do apêndice, bem como o motivo pelo qual ele se infeta, deve saber pelo menos que diagnosticá-lo com rapidez pode evitar uma infeção grave no nosso intestino. Não são poucas as pessoas que, perante uma pequena dor de barriga, pensam que estão sofrendo de uma apendicite, ignorando que, geralmente, a inflamação do apêndice é fácil de detectar. Descubra como o fazer passo a passo!

Também lhe pode interessar: Como detectar uma apendicite
Passos a seguir:
1

Um dos primeiros sintomas é uma dor leve que aparece em volta do umbigo ou na boca do estômago, difícil de distinguir de uma típica dor de barriga. No entanto, durante o dia esta dor torna-se contínua e progressiva, convertendo-se assim numa dor que o faz sentir a gravidade dos sintomas, pode chegar a pensar: "Esta dor não é normal".

Além disso, é possível que esta dor se intensifique com o movimento ou com ações cotidianas como tossir; este fato poderá ser diferente de uma simples dor de abdômen derivado de qualquer outra condição. Pode tratar de pressionar com força a zona que lhe dói com os dedos indicador e médio para, dois segundos depois, tirá-los. Se tiver apendicite de certeza que irá tossir, gritar ou dar um pequeno grito de dor.

Como saber se tenho apendicite - Passo 1
2

Tente andar ou ficar de pé, outro dos sintomas característicos de uma apendicite aguda é caminhar encolhido e quase sem se mover, pois dependendo da inclinação da barriga, a dor pode se intensificar. Se se tratar realmente de apendicite, é possível que não queira se levantar da cama e/ou não tenha força para isso, uma vez que ao estar encostado pode aliviar um pouco a dor.

Outro teste que pode fazer é dar um salto; este será um dos testes que o profissional do seu centro de saúde lhe irá pedir para fazer, bem como tossir. Se não consegue levar a cabo nenhuma das opções devido ao aumento da dor, é um mau sinal.

Como saber se tenho apendicite - Passo 2
3

Além disso, na hora de saber se tem apendicite, deverá controlar a sua temperatura corporal, visto que a febre é também um dos sintomas da apendicite. Lembre-se que a temperatura normal deve oscilar entre os 35 e os 37ºC, de maneira que se vir que está alta, poderá começar a suspeitar de que se trata de uma inflamação do apêndice.

Como saber se tenho apendicite - Passo 3
4

Da mesma forma, sofrer de náuseas e/ou vômitos também pode ser uma evidência de que se trata de uma apendicite. No entanto, também existem outras condições gastrointestinais que geram estes sintomas, pelo que não pode ser um fato diferencial.

Tem sentido dificuldade ao evacuar desde que começou a dor? Destaca-se que os sintomas tardios da apendicite incluem tanto a prisão de ventre como a diarreia; isto poderia ser justificado pela dor que causa a infeção, assim como a realização de movimentos súbitos.

Como saber se tenho apendicite - Passo 4
5

No caso de sentir parte ou todos estes sintomas, deverá consultar rapidamente o serviço de urgências para que um especialista médico o examine, apalpe a zona do apêndice e determine se se trata de apendicite através de exames pertinentes.

Se realmente for assim, é provável que o removam com uma operação simples, mas que precisará de repouso para uma correta recuperação. Além disso, recomendamos-lhe consultar os nossos artigos para saber mais sobre esta condição:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho apendicite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante qualquer dúvida, vá urgentemente ao seu centro médico.
  • Não tome analgésicos, podem dificultar o diagnóstico.
  • Evite comidas pesadas.
  • Lembre-se que se o apêndice rebentar, a dor pode estender-se por todo o abdômen originando uma grave infeção chamada peritonite.
  • A peritonite pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho apendicite

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
André Mateus
alguns médicos que procuramos mesmo não intendendo da matéria não aceitam transferir aos especialistas
sidneia gobbo
Sinto uma dor aguda bem ao lado do umbigo. Lado direito as vezes essa dor se estende por toda lteral .o q pode ser?
Lorena
Eu sentir 3 dias dor no abdômen, fui ao médico, e ele pediu para que eu fizesse uma ultrassom dei diarréia, mas no quarto dia, já não estava sentindo mais dor, só se precionasse a barriga que doia um pouco, pode ser apendicite, ou não?
LUCIA RODRIGUES DE SOUZA SILVA
EU ESTOU COM NA COSTA ESQUERDA E A PERNA ESQUERDA DOI MUITO PODE SER APENDICITE JA ESTA COM TRES HOJE
Clara
Bom dia , eu sinto forte dores abidome e muita dores na perna as dores e tão dores e tão forte na barriga que não suporto mais ! Ela uma vez inchou , vomito e quando a dor e tão forte eu foi diarréia mais a perna que doir mais e a direita
tati
Estou exatamente com esses mesmos sintomas.
Patricia Ferreira barreto
estou com dor bem no pé da minha virilha do lado direito é igual a apendicite sinal queu com dor bem no pé da minha virilha do lado direito é igual a apendicite sinal que é
Anna Carla
Olá boa noite, já tenho uma dor do meu lado direito a um tempo a uns meses a traz começou a doer no estômago e essa semana acima do umbigo, a dor do estômago e a do lado direito do umbigo doi sempre que como alguma coisa, pulei como VC falou e senti um leve desconforto, apertei e senti uma dor mas dor mas forte, tive diarei é febre de 38° minha barriga fica totalmente dura como se estivesse manhando, quase vomitei hoje depois de tomar um copo de cafe, ou até mesmo refrigerante. Posso ter apendicite ou infequição urinária ? Oque tenho mas chances de ter ?
Albino kwenda
Queria saber de o porque é que tenho algumas dores na zona do rins de vez enquanto?
Davi
Oi tou 4,dias com dores fortes no abdômen. Já fui ao médico ele me colocou no soro com buscopam na veia.deppos mandou pra casa.e continuo a dor náo consigo n andar comer deita dói muito tenho k ficar tomando buscopam. Pra passar a dor quando saiu com o carro nem da o movimentos do carro dói mais a inda.vcs tem alguma ideia. Agradeço
lucilene
Boa noite estou com dor do lado direito afastado do umbigo não e uma dor forte quando tosso não DOI muito e tentei pular e não doeu nada essa dor começou hj isso pode ser sinal de apendicite estou com medo
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucilene, o melhor seria você consultar o médico para que possa ser efetuado um diagnóstico apropriado.

Como saber se tenho apendicite
1 de 5
Como saber se tenho apendicite

Voltar ao topo da página