Partilhar

Como recuperar de uma apendicite

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como recuperar de uma apendicite

A apendicite aguda é a inflamação da mucosa que cobre a superfície interna do apêndice vermiforme, uma pequena bolsa que se encontra perto do ponto de junção do intestino grosso com o intestino delgado. A apendicite é uma doença que afeta mais de 20% da população mundial, mais comum entre os homens e normalmente aparece entre os 15 e os 30 anos. Atualmente a operação da apendicite é feita através de laparoscopia e a recuperação total demora cerca de um mês. A seguir explicamos-lhe o que deve fazer para se recuperar mais rapidamente e melhor da apendicite.

Também lhe pode interessar: Como comer depois de uma apendicite
Passos a seguir:
1

Siga as indicações que o seu médico lhe disser para tratar a apendicite. O médico é quem melhor conhece o seu caso e as recomendações que aqui lhe damos são genéricas mas devem ser acompanhadas por um médico.

2

O pós operatório de uma apendicite costuma ser de 2 a 4 dias. Durante o primeiro dia não se deve comer sólidos e ficar na cama, depois das primeiras 24 horas pode começar com a ingestão de líquido e semilíquidos como os iogurtes.

3

A partir das 36 horas já pode começar a comer alguns sólidos e a medicação é paracetamol e analgésicos. O doente deve começar a pôr-se de pé e andar um pouco. Às 48 horas o doente costuma ter alta e pode continuar a sua recuperação em casa. Uma vez desaparecidos os sintomas mais agudos e inquietantes pode passar a uma dieta líquida de sucos, de cenoura, beterraba, mirtilo ou uva.

4

Durante a primeira semana depois da operação da apendicite os pontos estarão sensíveis e o doente deve resguardar-se em repouso. Aos 7 dias poderá retirar os pontos. Durante os 3 ou 4 dias seguintes a sair do hospital deve comer produtos grelhados ou cozidos. É importante que o doente esteja sempre hidratado e beba muita água e sumo.

5

Durante os 7 dia em que o doente tenha os pontos não poderá tomar banho nem na piscina nem na banheira (banho de emersão), a higiene deve ser feita com água corrente para evitar as infeções.

6

Depois de os pontos serem eliminados podemos começar a fazer uma vida normal, mas cuidado não pode praticar esportes até passar um mês depois da operação à apendicite.

7

Durante a recuperação à apendicite se o doente tiver febre, vômitos ou tonturas deve ir rapidamente às urgências.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar de uma apendicite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Alguns produtos de homeopatia podem ajudar a curar mais rapidamente a apendicite, estes são os mais importantes: Aconitum napellus, Belladonna, Bryonia, Crotalus horridus, Iris Tenax, Lachesis ou Mercurius que podem ser de grande utilidade.

Escrever comentário sobre Como recuperar de uma apendicite

O que lhe pareceu o artigo?
115 comentários
lia mara chiodi
oi boa tarde eu fiz uma cirurgia da apentencite faz 2 meses ainda sinto dor e queimacao e a barriga ainda esta inchada o que fazer por favor obrigada
Ericka
Fiz a cirurgia de apêndice á 3 dias estou com a barriga muito inchada e dura,sentindo umas fisgadas no local do corte. Isso é normal? Demora muito pra desinchar?
Juliane
Oi fiz a cirurgia dá apêtice só que sinto umas dores na virilha e normal
A sua avaliação:
Marta
Eu li todos os artigos de vocês sobre apêndice e o site foi o único com informações úteis, há 14 dias passei por uma cirurgia do apêndice e quem dera eu tivesse lido esses artigos antes... especialmente dos sintomas.
Editor umComo.com.br
Oi Marta! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
pedro constantino
após 23 dias de cirurgia de apendice eu posso viajar de carro (600km)
A sua avaliação:
Fabio Sorem Montrezor
Tem 45 dias que fiz a cirurgia,não tive febre ou qualquer outra coisa antes e depois da cirurgia.......Sendo assim,quando posso a voltar a fazer musculação.....
marcos sena
Apenas com 3 meses e quando começar vai sentir umas coisas estranhas mas é normal.. devido os músculos ficarem parada por muito tempo.
A sua avaliação:
julio
boa noite apos cirurgia quantos dias posso praticar sexo
marcos sena
Com um mês mas sem força muito.
Elias
Oiie boa noite, gostaria de sabe ser e normal sair uma secreção meio amarelada , depois da retirada, um dos pontos esta saindo essa secrecao constante e normal.
Renato lemes de moura
Fiz uma cirurgia de apêndice dia 25/06/2016 tive alta no dia seguinte da cirurgia isso é normal?estou sentindo dores no estômago como se estivesse cheio e falta de ar quando falo isso é normal tbm?
vanessa pereira da paixao
Fui operada de apenicite aguda e queria saber quanto tempo leva para eu carregar minha filha ela tem 5 meses e pesa 6,00 kg e estou fazendo hj 22 dias de operada ??

Como recuperar de uma apendicite
Como recuperar de uma apendicite

Voltar ao topo da página