Apendicite

Como tratar a apendicite

Como tratar a apendicite

A apendicite é uma doença que consiste numa inflamação aguda do apêndice, o qual está situado no lado direito do intestino grosso e tem a forma de um dedo.

Trata-se de uma doença que abrange tanto homens como mulheres, embora tenha maior incidência em pessoas jovens.

O apêndice tem a missão de destruir e eliminar substâncias tóxicas presentes no sangue, motivo pelo qual é muito importante a higiene para o manter em bom estado e para que possa prestar os ditos serviços ao nosso organismo.

As causas mais comuns das condições do dito órgão costuma ser uma alimentação tóxica continuada, abuso na ingestão de carne, o álcool ou condimentos picantes entre outras causas. O que acontece é que a presença de substâncias tóxicas excede as que o corpo pode normalmente eliminar do próprio organismo, provocando uma inflamação do apêndice, o que origina a apendicite.

O ataque da apendicite começa com dores que à medida que passa o tempo se tornam mais fortes e insuportáveis. São dores que se localizam na região do abdômen direito que fica por baixo do umbigo. Às vezes as dores começam na direção do estômago e depois vão até ao apêndice. Quando se pressiona com a mão sobre a zona do apêndice diminuem as dores, e pelo contrário, ao deixar de o fazer se intensificam.

Além disso, a pessoa apresenta distúrbios digestivos, falta de apetite, vômitos e prisão de ventre.

Neste artigo contamos-lhe como tratar a apendicite com remédios caseiros.

Vai precisar de:

  • Frutas frescas
  • Vegetais
  • Verduras
  • Cataplasmas
  • Banheira ou duche
  • Tomilho
  • Xícara
  • Coador
  • Colher de sopa
  • Água
Também lhe pode interessar: Como recuperar de uma apendicite

Passos a seguir:

1

A primeira coisa a fazer quando alguém sofre um ataque de apendicite é deitar o doente de barriga para cima, e este deve permanecer quieto. Em seguida deve avisar o seu médico, ele será quem decidirá se é necessário uma operação ou não.

2

Deve aplicar imediatamente em cima da zona afetada uma cataplasma de argila durante duas horas, ao ir dormir outra e deixe atuar. Quando retirar a cataplasma tem que lavar a roupa com água morna.

3

Deve seguir uma dieta ovo-lacto-vegetariana em que abundem os alimentos crus purificadores como é o caso dos vegetais e frutas frescas.

4

Ao longo do dia deve aplicar compressa frias sobre a zona afetada e ir renovando várias vezes conforme se forem aquecendo.

5

Um remédio eficaz para tratar a apendicite consiste em beber uma preparação (coada), que consiste em colocar uma colher de sopa de tomilho desidratado numa xícara de água durante 2 minutos.

6

Deve evitar os purgantes ou laxantes fortes, uma vez que nos períodos de inflamação aguda podem provocar a perfuração do apêndice.

7

Se a pessoa doente sofre de dores fortes, deve tomar um banho de água quente da cintura para baixo durante 10 minutos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a apendicite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Um remédio de urgência útil para a apendicite consiste em extrair com uma liquidificadora o sumo de duas batatas sem as descascas. Depois junte duas colheres de azeite de oliva. Deve tomar com o estômago vazio.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
José
Eu fiz a cirurgia da apendicite,já tem uns
Dias pra descubri preciso varios exames,e o oltilmo a fazer foi uma otrason,e nela foi que foram a minha dor deu positivo,e operei no mesmo dia
A sua avaliação:
IONE SENA LOPES
EU TIVE UMA DOR ABDOMINAL E FIZ ULTRASSON QUE NAO IDENTIFICOU PROBLEMA. LOGO DEPOIS FIZ UMA TOMOGRAFIA QUE DIZ QUE A APENDICITE AUMENTADO DE CALIBRE 1,0 CM. ESTOU TOMANDO ANTIBIOTICO, SERA QUE SO COM O ANTIBIOTICO MELHORE, SEM TER QUE FAZER CIRURGIA. QUAL ESPECIALIDADE MEDICA DEVO PROCURAR SEM SER O CIRURGIÃO. AGUARDO RESPOSTAS. OBRIGADA.
Fabiano Silva
Operei a minha apêndice e depois de uma semana tive q operar de novo pra reconstituição de paredes pq se romperao meus postos internos daí faz uma mês da segunda cirurgia... Tive q fazer uma caminhada um pouco longa q ainda não tinha feito dai agora toda vez q eu fico um pouco em pé minha barriga incha e da uma pressão isso é normal?? Fui operado do jeito normal com abertura na lateral e de baixo para cima no abdome até o umbigo!! Aguardo uma resposta obrigado ...
Sílvia
Tenho uma forte dor do lado direito já fiz ecografia e não deu nada ,sinto forte dores de cabeça e sinto que as dores é referente ao meu intestino as vezes as dores são forte como se tivesse excesso de gazes e me dar mal está e uma dor insuportável logo tomo medicamento para gazes e alivia mas contínuo sempre com dor do lado direito , não sei mas como fazer nem que medicamento tomar .
Lucianne carvalho
Me operei há três meses de apêndice ela sufurou, queria saber se já posso comer farinha de mandioca e varrer casa
rita pereira
Após uma cirurgia de apenis qual é o tempo que tenho que ficar se atividade física
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Oi Rita, essa informação deverá ser dada pelo seu médico. Mas pelo menos até retirar os pontos não será recomendável fazer exercício físico.
RAIMUNDO MELO
FIZ UMA CIRURGIA DE PAENDICITE NORMAL EM 02/11, O QUAL FOI MUITO BEM SUCEDIDA, O CORTE ESTÁ CICATRIZANDO MUITO BEM,, O QUAL DEVO RETIRAR OS PONTOS EM 09 OU 10/00, ESTOU COM FÉRIAS MARCADA PARA ESTE FIMA DE SEMANA, APÓS RETIRAR OS PONTOS PEDEREI TOMAR CERVEJA MODERADAMENTE?
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Olá Raimundo, o melhor é confirmar com seu médico, pois a recuperação é diferente de pessoa para pessoa. De qualquer forma, nesse link você pode conferir como comer depois de uma apendicite: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-comer-depois-de-uma-apendicite-100.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
tatiane menezes
ola bom dia quero saber oq pode comer e o q nao pode tenho 22 dia q fui operada da peniciti
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Olá Tatiane, nesse link pode ver o que comer depois de uma apendicite: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-comer-depois-de-uma-apendicite-100.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Como tratar a apendicite