Apendicite

Como reconhecer sintomas de apendicite

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 27 janeiro 2017
Como reconhecer sintomas de apendicite

Apendicite é uma inflamação no segmento do apêndice conhecida por em grande parte dos casos ser resolvida com cirurgia. Se essa inflamação não for tratada por evoluir para uma infecção no intestino chegando a dificuldades mais graves. Saber como reconhecer sintomas de apendicite pode te livrar de uma cirurgia ou de complicações graves que podem levar a morte. Portanto, atente-se às informações que o umCOMO reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como detectar uma apendicite

Passos a seguir:

1

O sintoma mais perceptível e incômodo de uma crise de apendicite é uma dor abdominal que pode começar amena e ir aumentando com o passar das horas. Você pode confundi-la com dor de cólica, de estômago e até com intestino preso.

É normal que as pessoas tomem remédios para aliviar a dor, mascarem por um tempo mas depois de algumas hora ela volta com a sensação de estar ainda mais forte.

Como reconhecer sintomas de apendicite - Passo 1
2

Como essa dor pode ser confundida com outras causas além de apendicite, se ela não está tão forte, tente sentir de onde irradia. Costuma ser sentida próxima ao umbigo e se espalha pela zona inferior direita do abdômen. Entretanto, se a dor já passou dos estágios iniciais, pode estar tão irradiada e dolorida que você não conseguirá sentir de onde irradia exatamente.

Como reconhecer sintomas de apendicite - Passo 2
3

Uma maneira de perceber o foco da dor para reconhecer sintomas de apendicite é apertar a barriga onde você sente dor, se a dor na zona inferior direita do abdômen for muito mais intensa e quase insuportável ao pressionar, esse pode ser um indicativo de apendicite

Se ainda não estiver seguro do tipo de dor que está sentindo, experimente simular uma tosse e repare se o seu abdômen dói quando você tosse. Sim? Mais um sinal.

Como reconhecer sintomas de apendicite - Passo 3
4

Além da dor intensa na região abdominal, tente sentir se o seu abdômen está mais enrijecido que normalmente. Você também sente quando aperta e pode confundir esse sintoma de apendicite com intestino preso. Buscar sinais de enrijecimento da parede do abdômen também é uma maneira de reconhecer sintomas de apendicite.

5

Dificuldades para andar com a postura ereta e dor nas costas também podem indicar sintomas de apendicite. Em alguns casos a dor é tanta que os pacientes necessitam usar cadeira de rodas antes de operar.

6

Enjoo e vômitos frequentes também podem estar entre os sinais para reconhecer apendicite. Pense se existe alguma outra possibilidade para você estar com náusea, como ter comido algum alimento suspeito. Mas se esses sintomas acompanham a dor abdominal, apendicite não deve ser descartada.

7

Apesar do abdômen enrijecido e da dor que pode lembrar uma constipação, algumas pessoas podem ter diarreia (com sangue, em alguns casos) como um dos sintomas de apendicite. Esse não é um dos sintomas mais comuns, mas pode aparecer em alguns pacientes, sendo que a diarreia se manifesta mais em crianças com apendicite.

Como reconhecer sintomas de apendicite - Passo 7
8

A febre costuma aparecer algumas horas depois que a dor se manifestou e é um sintoma para reconhecer apendicite quando já está em um estágio em que se deve ir ao hospital imediatamente. Temperaturas corporais a partir de 37,5ºC já podem indicar uma crise de inflamação do apêndice.

Como reconhecer sintomas de apendicite - Passo 8
9

Calafrios, tremores e até sensação de frio podem aparecer subitamente como consequência da dor ou da febre que você está sentindo e também sendo alguns dos sintomas para reconhecer apendicite.

Como reconhecer sintomas de apendicite - Passo 9
10

A falta de apetite sem motivo aparente pode significar muitas coisas, mas, se combinada com alguns dos sintomas descritos acima pode indicar que você está com apendicite.

Como reconhecer sintomas de apendicite - Passo 10
11

Indícios que não são tão comuns à apendicite mas podem se manifestar e também serem usados para reconhecer sintomas de apendicite é dor ao urinar e um possível incômodo que começa nas costas e vai até a região do reto.

12

Apesar das crises de apendicite serem mais recorrentes em pessoas de 10 a 30 anos, ela pode se manisfestar em qualquer pessoa. Os sintomas podem se apresentar com sinais um pouco diferentes em crianças com menos de 10 anos, grávidas e mulheres que têm mais que 50 anos:

  • O apêndice nas grávidas fica em uma região mais alta do abdômen.
  • Crianças com menos de 2 anos apresentam a dor em um local mais abaixo do que o normal para os outros.
  • Crianças costumam ter a febre alta e vômito como sintoma de apendicite com mais frequência do que adultos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer sintomas de apendicite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Em qualquer suspeita de apendicite, procure um hospital ou médico o quanto antes. Quanto mais se atrasa o diagnóstico, mais vulnerável o paciente fica a ruptura do apêndice e uma consequente infecção ou complicações.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Como reconhecer sintomas de apendicite