Partilhar

Como tratar a bartolinite - Sintomas, causas e remédios naturais

Por Sara Viega. Atualizado: 28 setembro 2017

A bartolinite é a inflamação das chamadas glândulas de Bartholin, que se encontram localizadas mesmo ao lado da abertura vaginal. A sua função é produzir uma espécie de líquido mucoso que mantém a entrada da vagina úmida, no entanto, quando o seu orifício de saída se obstrui, o líquido não pode drenar para o exterior e fica tamponado no interior, o que acaba provocando que a glândula em questão aumente de tamanho e se produza um cisto. Ele pode ser mais ou menos grande e, se existir infecção, será doloroso e muito desconfortável para a mulher. Continue lendo este artigo de umComo para saber mais sobre este problema; vamos explicar para você como tratar a bartolinite, assim como quais são as suas causas e sintomas mais comuns.

Causas da bartolinite

A inflamação das glândulas de Bartholin ou dos condutos das mesmas pode ser causada por diferentes fatores, entre os quais se encontram os seguintes:

  • Infecções bacterianas: quando as bactérias chegam até aos condutos das glândulas de Bartholin, elas se inflamam e, portanto, não podem ser esvaziadas e expulsar as secreções vaginais que mantêm a entrada da vagina lubrificada. Se a glândula estiver infectada, produz-se o que se conhece como abscesso de Bartholin.
  • Cisto de Bartholin: neste caso, é uma única parte a que limita a secreção da glândula, o que provoca um tamponamento da mesma e a formação de um cisto. Se além disso, houver uma infecção bacteriana, o resultado é uma bartolinite.
  • Doenças de transmissão sexual: em alguns casos, as bactérias que provocam essa inflamação podem ser as responsáveis por determinadas DST, como a gonorreia ou a clamídia.
  • Outras doenças: em outros casos, as bactérias causadoras vêm de outras partes do organismo, como é o caso da E. coli, procedente do intestino, ou do Staphylococcus aerus, da pele ou das vias respiratórias.
Como tratar a bartolinite - Sintomas, causas e remédios naturais - Causas da bartolinite

Sintomas de bartolinite

Depois de conhecer as causas, é importante saber quais são os sintomas da bartolinite e quais as manifestações que podem ser percebidas pelas mulheres que sofrem dela. Em muitos casos, é possível que não haja sintomas, no entanto, quando o cisto cresce e aumenta de tamanho, os sinais mais frequentes são:

  • Pode ser apalpado ou notar um vulto redondo e sensível ao tato em um dos lábios vaginais, ao lado do orifício vaginal.
  • No caso de infecção, este vulto pode provocar incômodos e ser especialmente doloroso ao caminhar, sentar ou durante as relações sexuais.
  • Inflamação e vermelhidão do lábio vaginal afetado.
  • Febre, apesar de não ser muito comum.

Se notar um vulto doloroso em um dos lábios da vagina ou sentir incômodos na sua zona íntima que não terminam, é fundamental que consulte seu médico ou ginecologista. Ele analisará os sintomas descritos e realizará os exames oportunos para determinar qual é a causa exata da bartolinite. É possível que tome amostras das secreções vaginais para detectar o patógeno responsável ou se existem doenças de transmissão sexual, como a gonorreia ou a clamídia.

Além disso, em pacientes com mais de 40 anos de idade, também pode ser aconselhável a coleta de uma amostra de tecido para descartar a presença de células cancerígenas.

Como tratar a bartolinite - Sintomas, causas e remédios naturais - Sintomas de bartolinite
Imagem: medicinaturas.blogspot.com

Tratamento para bartolinite

O tratamento da bartolinite é estabelecido em função do grau e da intensidade da inflamação, assim como se existe infecção ou não, por isso pode variar consideravelmente de uma paciente para a outra.

Remédio para bartolinite

Quando existe infecção ou foi diagnosticado que a responsável é uma determinada doença de transmissão sexual, o médico receita um antibiótico para bartolinite para acabar com o patógeno causador. É fundamental não suspender o tratamento antes de o finalizar e seguir estritamente todas as instruções facilitadas pelo especialista quanto ao consumo desses medicamentos.

Além do antibiótico receitado pelo médico, em muitas casos também é recomendado utilizar uma pomada para bartolinite com ação desinfetante.

Tratamento caseiro para bartolinite

Nos casos leves, será realizado um controle do tamanho do vulto e pode-se contribuir para sua drenagem espontânea, realizando banhos de assento com água morna várias vezes por dia em casa. Para isso, só terá que encher uma bacia ou recipiente com água morna, tentando que a zona afetada fique coberta, e permanecer nessa posição durante vários minutos. Também pode fazer isso diretamente em uma banheira, como achar mais cômodo. Repita o tratamento umas 3 ou 4 vezes por dia para reduzir a inflamação e sentir alívio.

Este mesmo efeito desinflamante e calmante pode ser proporcionado com compressas úmidas quentes aplicadas sobre a zona; é outra medida que pode adotar se sofre de bartolinite.

Para acalmar as dores agudas, pode tomar medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, mas é importante fazer isso sob supervisão médica e respeitando a todo o momento as indicações quanto à dose apropriada.

Se os tratamentos não forem eficientes e não derem os resultados esperados, é possível que tenha que recorrer a uma pequena intervenção cirúrgica para drenar o cisto, realizada com anestesia local e no consultório médico de forma rápida.

Em outros casos, pode ser necessária a introdução de um cateter de dimensões reduzidas no interior do cisto para que a glândula fique aberta e vá drenando o líquido. O cateter fica colocado de 2 a 4 semanas para conseguir uma drenagem completa, e apesar da paciente puder realizar suas atividades quotidianas com normalidade, pode sentir incômodos ou dores, principalmente ao manter relações sexuais.

Bartolinite na gravidez

A inflamação da glândula de Bartholin também pode ocorrer na gravidez e na maioria das vezes não oferece perigos nem grandes incômodos para a gestante. Mesmo assim, o ideal é procurar um médico que fazer um prognóstico para evitar a infecção. As causas e sintomas da bartolinite na gravidez são as mesmas de uma pessoa que não está grávida.

Como prevenir a bartolinite

Adotar certas medidas de higiene íntima e ser responsável nas práticas sexuais é muito importante para evitar que os cistos nessa zona se infectem e para prevenir que as possíveis inflamações se agravem. Considere recomendações como:

  • Lavar a zona íntima duas vezes por dia, utilizando um sabão íntimo específico e água morna.
  • Evitar o uso de sabonetes agressivos, com álcool, perfumes, etc., assim como as duchas vaginais.
  • Manter a zona íntima sempre seca.
  • Utilizar roupa interior de algodão ao invés de tecidos sintéticos.
  • Ao fazer suas necessidades, limpe-se sempre da frente para trás para impedir que os germes do ânus passem para a vagina.
  • Fazer uso de preservativo em todas as suas relações sexuais para se proteger de doenças de transmissão sexual.
  • Realizar os exames ginecológicos oportunos de maneira periódica. No seguinte artigo pode descobrir tudo o que precisa saber sobre a citologia vaginal, um exame básico para todas as mulheres.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a bartolinite - Sintomas, causas e remédios naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tratar a bartolinite - Sintomas, causas e remédios naturais

3 comentários
A sua avaliação:
Gabriela
Tenho bartoliniti e já inflamou 4 vezes. Uma diga que serviu pra mim e servirá pra vcs tbm é fazer uso de sabonete a base de enxofre, é em barra. Uso sempre que estou sentindo que vai inflamar, tive uma crise e drenou sozinho.
Suelane carvalho
Tenho vários carosos na parte externa antes de entrar pra vagina doe posso tomar alguma e dissemflamatorio pra curar ?
A sua avaliação:
jacy
ola! tenho bartolinite ja fiz a pulção so que o caroso voltou novamente ,sera que tomando antibioticos ele mulcha? ou tenho mesmo que fazer a cirurgia?
Rose
Isso chama-se bartolinite de repetição. Provavelmente terá que ser submetida a procedimento cirurgico. Neste caso procure um especialista para avaliar o caso

Imagem: medicinaturas.blogspot.com
1 de 3

Voltar ao topo da página