Outros Saúde na mulher

Como tratar a vaginite

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 28 setembro 2017
Como tratar a vaginite
Imagem: itabaianaenoticia.com

Para tratar uma infecção vaginal, o melhor caminho é saber qual a causa do problema, sendo que ele pode ter diferentes origens. Para a ajudar a saber como tratar a vaginite, o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como tratar a atrofia vaginal

Tratamentos para vaginite

O primeiro passo na hora de saber como tratar a vaginite é identificar o que desencadeou a infecção, se foi por bactéria, fungo, parasita, alergia, entre outros. Quando se trata de uma bactéria, o tratamento é realizado com antibióticos.

É importante lembrar que esse tipo de remédio só pode ser tomado se prescrito por um médico e, nesse caso, o parceiro sexual também deve ser tratado. O mesmo funciona quando a causa da infecção vaginal tem como motivo a tricomoníase, um parasita protozoário.

Já quando a infecção ocorre devido a fungos, tratar a vaginite funciona por meio de antifúngicos. Há também as vaginites não infecciosas, que ocorrem por meio de irritação ou reação alérgica a um determinado produto. Quando for esse o caso, é preciso investigar se o que está provocando o problema é um produto de higiene pessoal, como sabonetes e talcos, ou o preservativo, sendo que diafragmas também podem causar irritação. Para esse caso, basta parar de usar o causador do problema.

Outro tratamento possível é o uso local de hormônio à base de estrogênio, medida tomada em situações em que a causa da infecção é atrofia vaginal. O quadro é uma consequência do encolhimento ou afinamento dos tecidos da vagina, bem como a falta de lubrificação. Isso se dá pela falta do hormônio feminino, principalmente, na menopausa. Mulheres que retiraram os ovários e deram a luz também pode ser acometidas pela vaginite atrófica.

Para todos os tratamentos vale lembrar ainda que é preciso seguir ao pé de letra a orientação médica e fazer o tratamento até ao fim, mesmo que aparentemente o problema tenha melhorado. Quando isso não é feito, facilmente a infecção reaparece.

Como tratar a vaginite - Tratamentos para vaginite
Imagem: blog.doctoroz.com

Como prevenir a vaginite

Além de saber como tratar a vaginite é ainda mais importante conhecer as formas de prevenir a infecção. No caso da infecção bacteriana, como ela ocorre devido ao desequilíbrio das bactérias que normalmente habitam a vagina, uma dica é manter o sistema imunológico fortalecido.

Isso significa que é preciso estar com a saúde em dia e a melhor forma é com uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e evitando os excessos, como de álcool, e o tabagismo.

Já a infecção por fungos pode surgir depois de um tratamento com antibióticos, inclusive, em mulheres com diabetes descontrolada. Assim, uma forma de prevenir a vaginite é manter a doença controlada.

A tricomoníase é transmitida sexualmente, assim, o ideal é sempre usar preservativo ao ter relações. Estar atento ao próprio corpo é outra forma de prevenir infecções, assim, se for um produto que causa a vaginite, mais rapidamente o seu uso será cancelado e o problema eliminado.

Quando a vaginite é tratada, a infecção é logo resolvida. Porém, quando se trata da bacteriana ou tricomoníase, o cuidado deve ser redobrado em gestantes, uma vez que aumenta o risco de parto prematuro. Para todas, aumenta as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Veja também: Como tratar a bartolinite

Como tratar a vaginite - Como prevenir a vaginite
Imagem: twentysomethingliving.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a vaginite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: itabaianaenoticia.com
Imagem: blog.doctoroz.com
Imagem: twentysomethingliving.com
1 de 3
Como tratar a vaginite