Partilhar

O que pode ser dor na boca do estômago

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que pode ser dor na boca do estômago
Imagem: especialista24.com

Existem diferentes doenças e situações que estão associadas às dores no estômago. Para esclarecer sobre o assunto e saber o que pode ser dor na boca do estômago o umComo.com.br reuniu informações pertinentes, veja quais são elas.

Também lhe pode interessar: Como tratar dor de estômago
Passos a seguir:
1

Quando a dor do estômago é na região central do abdômen, popularmente chamada de boca do estômago, pode ser o sinal de diferentes problemas. Um deles é a ansiedade, responsável pela maioria das causas de mal estar nessa região e que não deve ser motivo de preocupação, pois assim que a sensação de estresse passar, a dor também. Facilmente a ansiedade pode provocar diarreias, acidez e má digestão e, como consequência, a dor acomete o estômago. Porém, é preciso tratar casos de ansiedade crônica para que não se tornem mais graves.

2

Se a pessoa não estiver passando por um momento de estresse a dor na boca do estômago também pode ter como causa algo que não é motivo de preocupação, que são os gases. A ingestão de alguns alimentos pode provocar a formação de gases que, quando não liberados, é comum que desencadeie mal estar na região. Essas dores podem ainda se assemelharem a espetadas. Outra causa comum de dor na boca do estômago é a acidez estomacal, conhecida como azia e provocada por refluxos gástricos em decorrência de má digestão. Porém, quando a situação se tornar repetitiva é importante buscar ajuda médica.

O que pode ser dor na boca do estômago - Passo 2
Imagem: escolapsicologia.com
3

A razão da dor na boca do estômago pode se referir a problemas mais sérios de saúde que merecem tratamento junto a um médico. É o caso da inflamação do intestino, que acomete pessoas que já possuem algum tipo de problema no sistema digestório, como as gastrites. Essas doenças são acompanhadas ainda de prisão de ventre ou diarreia, vômitos e dores fortes no abdômen. Quando os casos de gastrite não são tratados de forma adequada podem evoluir para as úlceras, inflamações crônicas que exigem tratamento e muita atenção quanto aos alimentos que são ingeridos.

4

Alguns medicamentos também estão na lista das causas da dor na boca do estômago, como é o caso dos suplementos de ferro e alguns anti-inflamatórios, por exemplo o ibuprofeno. Nesse caso, o mal estar se assemelha a uma sensação de peso no estômago ou mesmo de queimação que pode persistir por algumas horas. Mesmo alguns hábitos errados podem trazer dor no estômago, como o simples fato de comer muito rápido, por isso e por outras razões, é essencial mastigar bem os alimentos antes de engoli-los, a fim de estimular a salivação, que ajuda a digeri-los de forma mais completa.

O que pode ser dor na boca do estômago - Passo 4
Imagem: taringa.net
5

Independente do motivo que desencadeou a dor na boca do estômago, é possível amenizá-la com o consumo de chás, como é o caso do chá de hortelã e erva-doce, que são indicados após as refeições, quando ocorrer má digestão ou apenas para prevenir o mal estar. O chá de gengibre é ainda mais eficiente para desinflamar o estômago, bem como os chás de camomila e sálvia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor na boca do estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que pode ser dor na boca do estômago

O que lhe pareceu o artigo?

O que pode ser dor na boca do estômago
Imagem: especialista24.com
Imagem: escolapsicologia.com
Imagem: taringa.net
1 de 3
O que pode ser dor na boca do estômago

Voltar ao topo da página