Partilhar
Partilhar em:

Pontadas na barriga, o que pode ser?

Pontadas na barriga, o que pode ser?

"Sinto pontadas na barriga" ou "sinto pontadas no estômago". Estas são duas frases comuns que são sinônimo de um desconforto que muitas pessoas podem sentir. A frequência com que a pessoa sente estas dores pode indicar um nível mais alto de preocupação, caso sejam frequentes, ou menor, caso sejam pontuais. Muitas mulheres pensam que sentir pontadas na barriga pode ser gravidez, contudo, você não deve ter conclusões precipitadas antes de saber ao certo o que está acontecendo. Na verdade, a dor de estômago - também conhecida como dispepsia - pode até ser provocada por um alimento que caiu mal e que provocou indigestão.

Neste artigo do umCOMO, analisamos as diferentes causas que respondem à questão "pontadas na barriga, o que pode ser?". Assim, você fazer uma análise inicial e ficar mais tranquilo ao saber o que pode estar causando a sua dor. No entanto, é essencial consultar o médico!

Também lhe pode interessar: Por que minha barriga fica inchada

Pontadas na barriga: gases

Uma das causas mais comuns das pontadas no estômago são os gases. Esta acumulação de ar pode ser muito incômoda quando alguém tem propensão a sofrer desse problema, mas não costumam indicar um problema de saúde preocupante. Em muitas ocasiões, os gases são provocados por comer demasiado rápido ou por você ser uma pessoa ansiosa, dois fatores que fazem com que as pessoas ingiram mais ar.

Por outro lado, é possível que as pontadas na barriga sejam provocadas por gases causados por intolerâncias ou problemas digestivos depois de ingerir alimentos que não caem bem. Existem alguns alimentos difíceis de digerir que podem provocar este tipo de transtorno e você deve se informar sobre eles para poder comprovar se são os responsáveis pela sua dor.

Pontadas na barriga: digestão

Outra das causas mais frequentes da fisgada na barriga é a má digestão. Na verdade, ela pode até estar relacionada com o ponto anterior: uma digestão pesada, a ingestão de alimentos estragados ou de comidas a que somos intolerantes pode provocar gases que, por sua vez, provocam pontadas no estômago. A má digestão também é conhecida como dispepsia e é caracterizada por uma grande dificuldade na hora de digerir bem os alimentos. Como consequência, a digestão é mais lenta do que o habitual, podendo ser acompanhada de outros sintomas como as pontadas no estômago, diarreia ou até mesmo vômitos, algo que é menos frequente.

As causas da má digestão podem ser várias doenças do aparelho digestivo, maus hábitos alimentares, intolerâncias alimentares, incompatibilidades alimentares, etc. Em qualquer caso, é importante recorrer ao médico caso o problema seja frequente. Confira como tratar a má digestão nesse artigo.

Fisgada na barriga: constipação

A constipação é um dos problemas mais frequentes e comuns a nível de trânsito intestinal. É caracterizada por uma digestão lenta dos alimentos e uma evacuação difícil das fezes. Esta condição pode ser acompanhada de outros sintomas como flatulência, pontadas no estômago, dor de barriga, falta de apetite, etc. No geral, a constipação é provocada por maus hábitos de vida, principalmente a nível alimentar. A falta de fibra costuma ser a principal causa da constipação. Assim, é essencial incluir alimentos ricos em fibra na sua dieta para que a expulsão de fezes seja facilitada e que as pontadas na barriga sejam evitadas.

A constipação, também chamada de prisão de ventre, costuma ser mais comum entre crianças e idosos mas pode afetas qualquer pessoa em algum momento da vida. Neste artigo, explicamos com detalhe como tratar a constipação intestinal para que você possa aliviar as pontadas na barriga.

Pontadas na barriga: Infecção de estômago

Existem determinados vírus e bactérias que podem afetar o sistema digestivo e provocar diferentes sintomas, entre os quais encontramos as pontadas no estômago. É fácil que estes micro-organismos entrem em contato com o nosso sistema digestivo, já que podem ser encontrados na água que não foi tratada adequadamente ou em alimentos que foram lavados com essa mesma água. As condições mais frequentes nestes casos são duas:

  • Gastroenterite: É uma inflamação do intestino que também é conhecida como gripe estomacal. Entre os sintomas mais frequentes encontramos a dor abdominal, a diarreia, náuseas e vômitos, febre, calafrios, perda de peso, dor muscular e mal estar geral.
  • Salmonelose: É uma das intoxicações alimentares mais frequentes que ocorre quando consumimos ou entramos em contato com algum alimento que tem a bactéria salmonela. Os principais alimentos onde encontramos esta bactéria são os ovos e os preparados que incluem este ingrediente. Os sintomas mais comuns são dores ou pontadas na barriga, vômitos e diarreia, entre outros. É essencial consultar o médico quando se verificam estes sintomas, especialmente em crianças ou idosos, pois a salmonelose pode provocar desidratação e outros problemas mais graves.

Fisgadas na barriga: úlcera no estômago

Outra das causas que explica as pontadas no estômago é a presença de uma úlcera. Certos alimentos podem aumentar a criação de ácidos gástricos que debilitam uma mucosa que cobre o revestimento do estômago. Como consequência, esta erosão provoca uma úlcera que, na verdade, não deixa de ser uma ferida. Por existir esta ferida, cada vez que comemos os sucos gástricos entram em contato com a úlcera, podendo fazer com que você sinta pontadas no estômago. Outro dos sintomas das úlceras no estômago são: dor abdominal, náuseas e vômitos, fezes escuras, acidez e fadiga.

Pontadas na barriga: menstruação

Uma das primeiras coisas que a mulher pensa quando sente fisgadas na barriga é a possibilidade de estar grávida. Apesar de as pontadas na barriga perto do umbigo e dos ovários, especialmente, poderem ser um sintoma de gravidez, também podem ser provocadas por outros motivos como os enumerados anteriormente. Do mesmo jeito, sentir fisgadas no abdômen também pode ser um sinal da menstruação. Caso você esteja com atraso, recomendamos que você faça um teste de gravidez para acabar com todas as dúvidas. Confira informação útil no seguinte artigo: como usar um teste de gravidez.

Pontadas no abdômen: apendicite

A apendicite ocorre quando o nosso apêndice se inflama. O apêndice é um pedaço do intestino grosso que se localiza na zona inferior do abdômen, podendo provocar fortes pontadas na barriga. É essencial consultar o médico rapidamente, para que o problema não evolua para peritonite, ou seja, uma inflamação do peritôneo - a membrana que cobre o intestino. Neste artigo, você pode saber como detetar uma apendicite. Assim que o apêndice começa a inflamar, a dor costuma surgir rapidamente, podendo ser bastante intensa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pontadas na barriga, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Pontadas na barriga, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Pontadas na barriga, o que pode ser?
1 de 7
Pontadas na barriga, o que pode ser?