Partilhar

Como tratar a fístula anal

Como tratar a fístula anal

Uma fístula anal é um abcesso que se forma na área retal, e que acaba se enchendo de líquido e pus gerando um grave desconforto no paciente, os quais podem variar em função do quão afastada se encontre a fístula do ânus. Este abcesso pode ser consequência direta de alguns problemas ou condições como a presença de uma ferida na região anal, uma infeção ou uma inflamação, assim como de transtornos intestinais tais como a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Além disso, pessoas com diabetes, um sistema imunológico fraco ou que praticam com frequência sexo anal são mais propensas a sofrer de fístula anal que outras. Se deseja conhecer mais detalhes e saber como tratar a fístula anal, continue lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Como já referimos, a fístula anal pode se encontrar localizada mais ou menos longe do ânus, e dependendo da sua localização provocará sintomas mais ou menos graves no paciente. De fato, é possível perceber apenas incômodos leves como coceira ou ardência ou, pelo contrário, dores agudas e intensas no momento da defecação, que podem chegar a se estender até após várias horas da mesma. Além disso, é possível que as fezes venham acompanhadas de sangue e tenham lugar pequenas secreções de pus que podem chegar a manchar a roupa interior.

Obtenha mais detalhes no artigo quais são os sintomas de uma fístula perianal.

2

No caso de sofrer dos incômodos anteriormente descritos, será imprescindível consultar um médico o quanto antes para se submeter a um exame físico completo. E isto é fundamental pois o único tratamento eficaz para a fístula anal é uma intervenção cirúrgica. Nesta, procede-se à eliminação definitiva da fístula, drenando o líquido ou pus que há no seu interior, e, por conseguinte, pondo fim a todos os incômodos e alterações que possam ter causado.

3

Depois da intervenção cirúrgica, é possível que o seu médico lhe receite alguns medicamentos indicados para reduzir as dores ou os incômodos que possa ter na zona afetada. Além disso e como alívio, os banhos de assento com água morna são reconfortantes. Pode fazê-los diretamente na banheira, ou encher um recipiente ou bacia com água morna e cobrir com ela a área afetada durante pelo menos 5 ou 10 minutos. Pode repetir o procedimento umas duas vezes ao dia para diminuir os incômodos.

4

Na hora de tratar uma fístula anal após se ter submetido a uma operação, é importante também evitar a prisão de ventre, uma vez que as fezes duras podem originar muitas dores e afetar negativamente a ferida. É por isso que o médico também lhe pode aconselhar a tomar laxantes, algo que deverá fazer seguindo estritamente as suas indicações, uma vez que em excesso poderiam originar diarreia, a qual também não é nada benéfica para a cicatrização da fístula anal.

5

Evitar condições como a prisão de ventre, não é apenas uma boa medida para o tratamento da fístula anal, como também é a chave para prevenir o seu aparecimento. Assim, é aconselhável seguir uma dieta equilibrada e rica em fibra (aumentando o consumo de frutas, verduras e cereais integrais), beber água em abundância e líquido e exercitar o corpo através de uma prática regular de exercício físico. Devem-se evitar, pelo contrário, os alimentos picantes, demasiado condimentados, e os alimentos que causem prisão de ventre como a pastelaria, o arroz, a cenoura, a banana, etc.

6

Outras recomendações que deve ter em conta para tratar uma fístula anal e não agravar a lesão nem dar lugar a novas infeções são as seguintes:

  • Limpar a zona retal com cuidado e utilizando um papel higiênico suave, evitando aqueles que contêm corantes ou fragrâncias.
  • Manter uma boa higiene da região perianal lavando-a com frequência (2 vezes ao dia) e fazendo-o sempre de frente para trás para evitar que a área genital fique prejudicada. Não se devem usar sabões agressivos, um pouco de água morna e uma gota de sabão de ph neutro é suficiente, tal como indicados no caso dos banhos de assento.
  • Evitar que a zona afetada permaneça úmida. Seque-a muito bem depois da limpeza e procure usar peças folgadas e roupa interior de algodão que favoreçam a transpiração.
  • Não toque na zona lesionada com as mãos e evite arranhar-se com as unhas, quando ainda sentir coceira e ardência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a fístula anal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a fístula anal

66 comentários
jailson mendes
gostaria de saber se é nescessario fazer cirugia quem tem problema de afitula ou se pode fazer algum tratamento abase de remedio natural
Ridison Baia Dos Santos
Ola Gente.. Alguem Saber Me Dizer Qual E O Remédio Certo Para Fistula Anal ?
A sua avaliação:
JOAO DOS SANTOS SOUSA
BOA TARDE . PRIMEIRO EU FIS CIRURGIA DE UM OBSESSO NA ÁREA RETAL.. DEPOIS O MEDICO DIAGNOSTICOU UMA FISTULA. E FIES OUTRA CIRURGIA. MIAS NÃO MELHOREI REPETI PELA SEGUNDA VEZ; ETÊ MOMENTO NÃO SAREI QUERIA UMA OPINIÃO
A sua avaliação:
Welingthon
Olá meus amigos ! A 6 meses atrás deixei o meu comentário , e fiz a última cirurgia em Abril e fiquei curado graças a Deus . Acredite gente pois só Deus pra curar isso pois lutei 5 anos contra isso a passei por vários procedimentos , mas somente fui curado quando recebi Jesus em minha vida . Então passei a ficar e pedi a ele e um dia caí aos prantos de joelho e ele teve piedade de mim . Gente confiam em Deus e não desistem nunca é que o Senhor tenha misericórdia de todos vocês .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Wellingthon! Muito obrigada por partilhar conosco a sua história e que bom saber que já se encontra curado :)
A sua avaliação:
Josi
Oi gente eu quero dar uma dica já que passei por tudo isso... sofrimento louco!!!! Porém certo dia uma amiga me mandou um vídeo de uma médica americana falando sobre a posição que adotamos para fazer o número 2 ...o vaso sanitário e o nosso inimigo íntimo. Segundo ela a posição sentado exige q usemos força para a saída das fezes e um músculo que não sei o nome obstrui a passagem das fezes ocasionando uma distenção...o que provoca muitos problemas como hemorróidas ,fístula, fissuras ...E que o correto é estar de cócoras como nossos ancestrais faziam , no caso ela ensina a usar um mini banquinho um pote ou algo que eleve seus membros inferiores a ficar como na posição de cócoras e não precisar usar esforço pq as fezes saíram normalmente sem bloqueio. O que eu quero dizer com isso e que tentei e tem dado certo não ocorreu mais dor e eventualmente se cometo um excesso com carboidratos só sangra um pouquinho mas mínimo e sem dor. Então pra quem ta sofrendo tenta essa dica eu uso dois potes de creme daqueles de 1kg de tratamento de cabelo para apoiar meus pés
Karine
Vc tem fistula?????
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Josi! Muito obrigada por partilhar isso conosco valeu :)
A sua avaliação:
Cida
Vou contar um relato , as vezes ajuda .Abril de 2015 saiu ,tipo um abcesso entre o ânus e a entrada da vagina . Fui ao médico . Ele drenou mesmo ele estando meio´´ verde´´.Mas não resolveu nada . Aí ficou dois ´´olhinhos´´ que inflamava e saia pús quase todos os dias. E por fim . Quando eu apertava aquilo . O pus saiu pelo o ânus. Pois mesmo sendo um pouco afastado . Esguichava pus do ânus. Ja tinha um ano e meio. Agora sarou . ´´ Por minha conta eu tomei fluconazol , pois aquilo deixava um cheiro desagradável . E passava todos os dias limão . Acho que foi isso que me curou.
FRANCIELY
Nossa, vc passava limão? Não ardia muito? Conseguisse se curar?
Allison
eu tinha pesquisado sobre o assunto e tbm vi indicações do uso de limão, eu estranhei e acabei não fazendo, mais pelo visto deve funcionar mesmo...
Ildemar da Silva sousa
Eu to tratando de uma.como Faso o melho tratamento.Eu mim ouperei dia 23/05/2016
José Vieira
Ola, Boa noite. Meu nome é José Vieira e como muitos de vocês, também fiz uma cirurgia de fistula do colo do reto. No dia 03/02/15 fiz uma cirurgia de retirada de fistula do colo do reto, porém, no dia 20 de Março de 2016 sentir uma dor como que não desejo a ninguém, foi como se a carne estivesse sendo rasgada à mão sem anestesia...chorei, gritei...muitoo. Hoje estou em tratamento 2x por semana com Albocresil...dói muito.
Karine
Esse Albocresil é o que?????
Paulo
José? Procure o Dr. Hirome Yamaguchi em Maringá-PR. Proctologista. Ele vai reolver o seu problema. Pare de ficar usando remédios para uma doença que só cura com cirurgia. Abraço,
Angela
Ola boa noite. Meu nome e angela e gostaria de saber se eu lavar as roupas de uma pessoa com fístula na maquina com outras roupas se pega... Ou compartilhar roupas. Obrigada
welingthon
Olá pessoal ! Eu lutei contra isso por 5 anos e fiz vários pprocedimentos , como fistula plug , fio de seton e várias drenagens e sofri muito , principalmente psicologicamente e estava perdendo a força pra lutar contra isso ainda mais depois de fazer uma cirurgia e ter ccomplicações . Mas um certo dia eu entreguei a minha vida pra Jesus e pedi pra ele a cura e então passei por mais um procedimento e acredite gente medicos são só ferramentas de Deus . E na noite anterior minha filha de 6 anos se ajoelhou chorar e disse : Senhor eu entrego meu pai em tuas mãos , e então aconteceu o milagre . Fiz a cirurgia e voltei no médico depois de um mês e ele disse que eu estava curado . pessoal só Deus para curar isso então pede ele . QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS.

Como tratar a fístula anal
Como tratar a fístula anal

Voltar ao topo da página