Remédios caseiros para reduzir a dor

Como fazer banho de assento

Como fazer banho de assento
Imagem: mtradicionalalternativaabf.blogspot.pt

Os banhos de assento são fáceis de fazer e podem ser feitos na banheira ou numa bacia grande. Estes fornecem ao organismo um melhor condicionamento preventivo e terapêutico perante vários problemas de saúde. Eles atuam sobre a circulação sanguínea e o metabolismo, favorecendo o regulamento térmico. Pode fazer um banho de assento para aliviar sintomas de dor, tratar de hemorroidas, após procedimentos cirúrgicos, como a episiotomia. Para fazer um banho de assento sente-se numa quantidade de água morna suficiente para cobrir a área afetada. Este banho é aplicado na região pélvica, parte das coxas e baixo ventre. Pode-se realizar um banho de assento quente, frio ou alternado (quente e frio), dependendo daquilo que se pretende tratar. Para saber como fazer banho de assento, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:

  • Água quente
  • Água fria
  • Bacia grande ou banheira
  • Toalha
Também lhe pode interessar: Como fazer banho de assento para corrimento

Passos a seguir:

1

O banho de assento quente deve fazer-se durante cerca de 20 minutos a uma temperatura de cerca de 50ºC, se esta temperatura não for suportável poderá ser inferior. A melhor altura do dia para fazer este banho é à noite, ao deitar, evitando qualquer banho de seguida. Os pés não devem tocar diretamente no chão e deverá estar agasalhada, apenas com a parte da pélvis mergulhada na água. Este banho é benéfico para doenças genitais, perineais e pélvicas como corrimentos vaginais, cólicas uterinas e intestinais, inflamações e infeções dos ovários, menstruação irregular, esterilidade, inflamações da próstata, cistite, hemorroidas e fissuras anais. Também facilita a recuperação dos tecidos após o parto, é aconselhável fazer uma semana após este. Poderá também não utilizar apenas a água quente simples, mas preparar um chá e fazer o banho com este. É aconselhável fazer banhos diários durante cerca de 21 dias seguidos.

2

O banho de assento frio faz-se da mesma forma que o anterior, usando água fria a cerca de 10ºC. Deverá ser um banho rápido, não permanecendo mais de 5 minutos e deverá enxaguar-se de imediato. É bastante benéfico para tratar infeções de ovários, testículos, útero, bexiga, vagina, pênis e prisão de ventre. O tratamento deve ser feito pela manhã e ao deitar, durante 30 dias duas vezes por dia.

3

No banho de assento alternado (quente e frio) deverá utilizar duas bacias, uma com água fria a 10ºC e outra com água quente a 45ºC. Deverá começar na água fria, permanecendo durante cerca de 5 minutos, e de seguida ir para a água quente, durante 1 minuto, deverá repetir este procedimento 5 vezes. O banho de assento alternato é benéfico para o tratamento de tumores malignos, infeções de difícil tratamento e para os casos em que o banho de assento de água quente ou fria não surtiu efeito. Este tratamento deve ser feito ao deitar, durante 21 dias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer banho de assento, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Ester Micuta
Como fazer para tirar o cheiro vaginal?
andre
Onde compro uma bacia para banho de assento acoplável em vasos sanitários? Estou há horas procurando na internet e só encontrei em sites estrangeiros. Obrigado.
Valente Almir
Qual a melhor erva para fazer ban ho de acento para prostata benigna inflamada. Grato .E se houver contra in dicações informar.
A sua avaliação:
Ana
Esse banho de assento pode ser feito com qualquer sabonete ou sem sabonete?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! No banho de assento você não tem que utilizar sabonete, apenas água fria ou quente e, dependendo do objetivo dele pode adicionar algumas ervas. Nesses artigos poderá encontrar algumas soluções de banho de assento para hemorroidas e infecção urinária:
http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-banho-de-assento-para-infecao-urinaria-4386.html
http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-banho-de-assento-para-hemorroidas-26327.html
Keila
Olá Vanessa... sempre fiz este banho de assento. E sempre foi muito bom pra mim. Sou gestante e estou com 27 semanas. Meu bebê está bem, porém, tenho muito corrimento, talvez por ter uma infecção da bechiga... vi que você respondeu para uma gestante de 40 semanas e ela não possui infecção. Então, o que você diz da minha situação? Gostaria da resposta por e-mail... Desde já agradeço.
luciana
Ola vanessa bom dia. Estou com minha vargina muita a vermelhada tem cosaco e ardor e corrimento,posso fazer esse banho de assento. Fico aguardando sua resposta obg.
Rosangela
Faz banho de assento com agua morna e bicarbonato de sódio,depois vai no médico fazer o preventivo.Fico as vezes 2 anos sem fazer ou até 3 anos,mas tem que ver se a pessoa é casada e se os 2 são fiéis.Pode ser infecção.
Gisela
Muito bom
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Gisela, muito grata pelo seu comentário valeu :)
Genivalda
Olá. Gostei muito da matéria. Pode ser usado vinagre de vinho branco? Grata.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Genivalda, normalmente o vinagre que se usa para o banho de assento é de maçã e não de vinho branco. Esse tipo de banho de assento é normalmente indicado para infecções vaginais. Obrigada pelo comentário e continue seguindo o nosso site :)
EULENE B. M. M
Oi bom dia por favor me diga tenho uma hemorroida de botão um pouco incômodo ñ sangra so coça um pouco e pouca dor leve eu quero saber se eu posso fazer asseio de banho pra aliviar com o pó que é chamado de Flogo-rosa e quantas vezes ao dia... obg
ester
estou gravida de 40 semanas e 2 dias dizem q o banho de assento com agua morna e sal grosso ajuda na dilataçao...é verdade ajuda mesmo e se ajudar no meu caso como preparo esse banho e por quanto tempo fico no banho de assento?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ester, o banho de assento na gravidez é útil é no caso de hemorroidas ou corrimentos.
Marcio Antonio
Boa noite. Sofro de ejaculação precoce e aterapeuta holística que me atendeu hoje me recomendou fazer banho de argila na região do baixo ventre ou na região próximo ao pênis e saco escrotal. Como espeficifamente devo fazer? Voces tem alguma ilustração para ajudar? Aguardo retorno e agradeço.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcio, ilustração não só mesmo a explicação acima.
lucelia
Otima materia do banho de assento,gostei e vou fazer muito obrigada.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucelia, que bom saber que você gostou! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
roseli de oliveira
adorei fiz o banho e me sinti bem melhor graças a Deus estava passando mal com tanta dor.na bexiga obrigado Fique com Deus.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Roseli, que bom saber que deu certo com você! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Sílvio
Bom dia, Senhores(as)gostei muito dos posts,são de muita valia,e também instrutivos de mais,parabéns aos idealizadores dessas dicas ,e orientações de como combater diversos males,e suas causas.Que bom que vocês existam fiquei maravilhado com tantas dicas legais ,e fáceis de se realizar,vou na medida do possível repassar para meus amigos ,e familiares para que eles também possam se beneficiar desses métodos tão sensacionais,um forte abraço,e mais uma vez parabéns.!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Silvio, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue seguindo as nossas novidades e a partilhar com seus amigos! ;)
Vanessa Lopes
Olá Elizangela, obrigada por comentar :) Dependendo da sua condição, a planta medicinal a utilizar irá diferir. De qualquer forma, deixo aqui a você alguns exemplos de como fazer banho de assento para corrimento e para infecção urinário, ambos feitos com plantas medicinais: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-banho-de-assento-para-corrimento-4385.html, http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-banho-de-assento-para-infecao-urinaria-4386.html.
Elizangela Gomes
Gostaria de receber receita de como preparar um asseio com plantas medicinais.
Marilene
Tenho muito corrimento qual tipo de vinho que devo fazer.
Vanessa Lopes
Vania muito obrigada pelo seu comentário! Veja também o nosso artigo sobre os tipos de banhos de assento, espero que ajude na sua questão. http://saude.umcomo.com.br/articulo/tipos-de-banhos-de-assento-3439.html
Vania Mendes
oie quebrei o cokis a casa 3 meses não tenho dor apenas uma pressão no anus que banho de assento devo fazer e qual remedio ou erva posso ussar
Vania
Oi boa noite também tô xô esse problema no coccix ao sentar dor e pressão,depois do parto tô com essas dores,e também gostaria de saber se babosa trata hemorroidas
Imagem: mtradicionalalternativaabf.blogspot.pt
Como fazer banho de assento