Partilhar

Como preparar banho de permanganato de potássio

Por Aline Rizzato. Atualizado: 20 janeiro 2017

O banho de permanganato de potássio é muito antigo e indicado para tratar as coceiras causadas pela catapora e também para problemas vaginais como corrimentos, vaginite ou vulvovaginite.

Este remédio serve para eliminar fungos e bactérias que estejam na pele e também é um ótimo cicatrizante.

Também lhe pode interessar: Como usar Permanganato de potássio
Passos a seguir:
1

Para o banho de tratamento das feridas causadas pela catapora é indicado diluir o conteúdo em uma banheira de 5 litros ou em uma bacia ou coloca 1 comprimido de permanganato em uma bacia ou banheira e esperar diluir. As duas formas estão corretas e podem ser feitas normalmente.

Para começar o tratamento é indicado tomar banho normalmente e depois, com a pele limpa, jogar a água com remédio no corpo passando por todas as feridas, ou ficar na água por 10 minutos. Esse procedimento deverá ser feito todos os dias até que as feridas desapareçam.

2

Depois, basta se enxugar com uma toalha macia e tomar cuidado para não ferir ainda mais a pele. Não esfregue, apenas retire o excesso de água.

No caso do tratamento para vaginite, vulvovaginite e corrimento, o banho deve ser preparado como banho de assento. O processo do tratamento é o mesmo, 10 minutos por dia, todos os dias até melhorar.

3

O banho com permanganato pode manchar a pele. Por soltar uma tinta roxa muito forte, ele pode irritar a pele de pessoas mais sensíveis ou apenas tingir. Caso irrite, pare imediatamente de usar. Se só manchar a pele, com algumas semanas sem usar, no banho , sairá completamente.

O permanganato pode ser encontrado em farmácias comuns também pelo nome de Prematon, em pó ou em comprimido.

4

É importante manter fora do alcance dos olhos e principalmente deixar distante de agentes oxidáveis pelo fator explosivo do produto.

O banho de permanganato de potássio pode ser feito por adultos ou crianças. Como o permanganato tem o poder antibactericida, ele é muito utilizado para tratar ferimentos em crianças. A sua cor torna o banho mais divertido e pode ser um atrativo para os pequenos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar banho de permanganato de potássio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como preparar banho de permanganato de potássio

1 comentário
Cristina
Estou com corrimento esverdeado e com mau cheirosó eu sinto esse mau cheiro ou outras pessoas que estiverem perto de mim também sentem... Vou fazer o banho de assento com bicarbonato pra ver se melhora já fui ao médico e não aguento mais usar pomadas não resolve nada...
Editor umComo.com.br
Oi Cristina, espero que resulte. Mas é bom consultar também o seu médico :)
Adelia
Cristina, sou médica infectologista. Se vc usou a pomada direitinho e não houve melhora, esse corrimento só vai sarar com medicação oral. às vezes precisa medicar também o parceiro, pois as bactérias que causam essa infecção podem permanecer no outro e manter a infecção, mesmo tratada. Não adianta fazer banhos de assento. O bicarbonato pode lesar sua mucosa e aumentar a intensidade da infecção :-( Isso que vc tem pode ser causado por bactérias e se chama vaginose. Cuide-se.

Voltar ao topo da página