Partilhar

Quais os benefícios do cravo-da-índia

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 23 abril 2018
Quais os benefícios do cravo-da-índia
Imagem: plantas.digisa.com.br

Com certeza que já ouviu falar do cravo-da-índia ou já usou esta especiaria na cozinha, mas sabia que além disso o cravo-da-índia conta com propriedades medicinais. O cravo-da-índia traz vários benefícios para a nossa saúde, contando com propriedades analgésicas, antissépticas e podendo até ser um excelente aliado para emagrecer. Se quer saber mais acerca dos benefícios do cravo-da-índia, bem como a forma de o usar, continue lendo este artigo de umComo e aprenda conosco.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios do Chá de Cravo

Para que serve o cravo-da-índia

O cravo-da-índia é uma especiaria que vai muito além de dar sabor aos seus pratos, ele serve para aliviar a dor de cabeça, estimular a circulação sanguínea, minimizar problemas de mau hálito ou outros problemas na boca como cáries, aliviar a diarreia e problemas de flatulência. Para além disso, o cravo-da-índia pode ainda servir como complemento ao tratamento de gripes, bronquite e otites.

Propriedades do cravo-da-índia

O cravo-da-índia conta com propriedades antissépticas e analgésicas, pelo que é um ótimo aliado no combate às cólicas menstruais, dores de cabeça, dores de dentes, candidíase oral, febre e inflamações na garganta. As propriedades analgésicas e também anestésicas devem-se ao eugenol, um dos principais componentes desta especiaria, que também é responsável pelo aroma do cravo-da-índia. Esta especiaria é ainda um ótimo antisséptico bucal, sendo uma excelente opção para problemas de mau hálito ou problemas de bactérias na boca ou estômago.

Outra das propriedades do cravo-da-índia é o seu poder antioxidante, tendo capacidade de liberar hidrogênio, reduzir a peroxidação lipídica e reduzir o ferro.

Para quem sofre de hipotireoidismo, o cravo-da-índia é uma boa opção natural para complementar o tratamento. Mas caso não sofra de problemas de tireoide, tomá-lo também poderá ajudar a prevenir tanto hipotireoidismo como hipertireoidismo.

No caso de estar fazendo uma dieta de emagrecimento, saiba que o cravo-da-índia pode ser um excelente aliado. Ele ajuda a acelerar o metabolismo, o que significa que a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão aumenta, originando por conseguinte uma queima de gordura mais rápida.

O cravo-da-índia pode ajudar ainda no combate à acne e espinhas, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Compressas de chá de cravo aplicadas nas espinhas, podem ajudar a se livrar deste incômodo.

Por último, outras das propriedades do cravo-da-índia é que ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue devido ao seu alto teor em flavonoides e ajuda a controlar o colesterol ruim.

Quais os benefícios do cravo-da-índia - Propriedades do cravo-da-índia
Imagem: boldsky.com

Como usar o cravo-da-índia

O chá de cravo-da-índia é a forma mais comum de utilizar esta especiaria para fins medicinais. Para preparar o chá de cravo você deverá colocar para ferver uma xícara de água. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e adicione 1,5 g de cravo. Tampe e deixe esfriar. Depois é só coar e poderá beber 2 xícaras de chá de cravo por dia. Este chá de cravo-da-índia também pode ser utilizado para fazer banhos de assento ou para fazer compressas para as espinhas.

Você pode ainda usar o cravo-da-índia em forma de óleo essencial ou . O óleo essencial de cravo-da-índia é usado normalmente para dores de dentes, enquanto que o pó pode ser adicionado aos seus pratos para dar um toque especial.

Quais os benefícios do cravo-da-índia - Como usar o cravo-da-índia
Imagem: missfit.blog.br

Contra-indicações do cravo-da-índia

É importante referir que o cravo-da-índia é benéfico para a nossa saúde desde que tomado de forma moderada, sem exagerar. Além disso, esta especiaria é contra-indicada para grávidas ou em período de amamentação. Se sofre de qualquer condição, o mais recomendável é confirmar com o seu médico se pode tomar cravo-da-índia sem qualquer problema.

Veja também: Chá de cravo faz a menstruação descer? - Receitas e alternativas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do cravo-da-índia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios do cravo-da-índia

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
paulinha
Banho de acento de cravo da india para que serve?
Milton
Gostei da reportagem sobre o cravo da india,mas 1,5g de cravo equivalem a quantas unidades para se fazer o chá?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Milton, a proporção de cravo da índia é de 1 colher de sopa de cravos da índia para cada litro de água. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)

Quais os benefícios do cravo-da-índia
Imagem: plantas.digisa.com.br
Imagem: boldsky.com
Imagem: missfit.blog.br
1 de 3
Quais os benefícios do cravo-da-índia

Voltar ao topo da página