Partilhar

Quais são os benefícios do Chá de Cravo

Quais são os benefícios do Chá de Cravo
Imagem: alimentarium.blogspot.pt

O cravo-da-índia é também conhecido por cravo, girofleiro ou craveiro-da-índia. Desde a antiguidade, que o botão da sua flor seco, é utilizado como especiaria na culinária e utilizado na fabricação de medicamentos. O óleo desta planta medicinal tem propriedades antissépticas e por isso, é bastante utilizado na odontologia. O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais, especialmente em eugenol, que tem uma ação analgésica a anti-séptica. O cravo-da-índia tem diversas aplicações, dependendo da sua utilização. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba quais são os benefícios do Chá de Cravo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do cravo-da-índia

Benefícios do chá de cravo-da-índia

São vários os benefícios do chá de cravo-da-índia, de seguida enumeramos alguns:

  • Esta planta é um ótimo anti-séptico e analgésico;
  • Tem um ótimo efeito aromático;
  • Pode ser utilizado para aliviar a dor de dentes;
  • Combate os gases intestinais;
  • Auxilia a digestão, estimulando o fluxo sanguíneo, a produção de saliva e as secreções gástricas;
  • E também pode ser utilizado para eliminar parasitas intestinais.

Chá de cravo-da-índia

Para preparar chá de cravo-da-índia coloque água a ferver e quando estiver a borbulhar, desligue o fogão e adicione os cravos. Por cada xícara de água, use 1 a 1,5 g de cravo. Consuma no máximo 3 xícaras por dia. Esta infusão tem inúmeros benefícios, tal como descrevemos no ponto anterior.

Tintura de cravo-da-índia

Também poderá fazer tintura de cravo-da-índia. Para isso, basta colocar 50 gramas de cravo num litro de álcool etílico ou de qualquer outra bebida alcoólica, como aguardente, rum ou cachaça. Deixe repousar durante uma semana e já está pronta para usar. A tintura de cravo-da-índia pode ser utilizada para aliviar dor de dentes, inflamações na garganta e também pode ser aplicada em infeções da pele, como as micoses. Pode ainda utilizá-la para tratar de problemas de prisão de ventre. Basta friccionar a solução na barriga, com movimentos circulares. Caso utilize a tintura internamente, misture uma ou duas gotas de tintura numa colher de sopa de água ou sumo e beba entre duas a três vezes ao dia.

Óleo essencial de cravo-da-índia

O óleo essencial do cravo-da-índia pode ser usado em dentes cariados. Para isso, em solução oleosa de 10% mergulhe uma gaze ou algodão e aplique nos dentes cariados.

Pó de cravo-da-índia

Pode utilizar pó de cravo-da-índia para dar um toque final a um prato especial. O cravo em pó pode ser utilizado em bolos, tortas, doces, biscoitos ou até em pratos salgados e no preparo de carnes especiais.

Veja também: Chá de cravo faz a menstruação descer? - Receitas e alternativas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do Chá de Cravo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Não é recomendável utilizar o chá de cravo-da-índia em casos de gravidez, amamentação, em crianças com menos de seis anos de idade ou em doentes com doenças gastrointestinais ou doenças neurológicas.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios do Chá de Cravo

2 comentários
Maria Célia Silva Tavares
Quero saber de remédio natural, para todos tipos de dor. inclusive, no lado direito todinho. Dos ombros até o dedão do pé. Em especial dor no Nervo Ciático. Na verdade, eu quero um banho, que vcs ensinam para dor. Obrigada.
valdemar costa matos
qual a melhora para mal halito pode ser mascado?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Valdemar, pode experimentar sim mascar cravo para o mau hálito. Muito obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)

Quais são os benefícios do Chá de Cravo
Imagem: alimentarium.blogspot.pt
Quais são os benefícios do Chá de Cravo

Voltar ao topo da página