Outros remédios caseiros

Contraindicações do mel

Contraindicações do mel

O mel é um aditivo procedente do néctar das abelhas, muito recomendado para adoçar. Desde a Antiguidade, as civilizações usavam o mel como remédio para tratar diversos tipos de doenças. Apesar de ter importantes benefícios para a saúde, também é preciso conhecer as desvantagens deste precioso e delicioso néctar. Em umComo.com.br contamos a você quais são as contraindicações do mel.

Passos a seguir:

1

Ainda que o mel tenha os seus efeitos negativos, também devemos lembrar alguns dos seus benefícios. O mel proporciona vários nutrientes benéficos para o organismo, pequenas quantidades de carboidrato, potássio, cálcio e um reduzido poder calórico. O índice glicêmico do mel é de 55, com uma faixa média sobre a glicose no sangue.

O mel também é um forte antioxidante natural que protege as células do corpo do dano que as toxinas podem provocar. Além disso, é muito bom para curar feridas principalmente em pacientes imunodeprimidos. Também não nos podemos esquecer dos seus efeitos positivos para a beleza e tratamentos para a pele, assim como explicamos neste outro artigo de umComo sobre os benefícios do mel para a pele.

Contraindicações do mel - Passo 1
2

Apesar de serem maiores os benefícios que as desvantagens, uma das contraindicações mais destacadas é que a ingestão excessiva de mel pode provocar botulismo em crianças com menos de 12 meses. A bactéria que causa o botulismo costuma estar presente no mel, e as crianças com menos de 1 ano não têm resistência a esta quantidade de mel em seu organismo.

Em casos de pessoas com alergia ao pólen e às abelhas, o consumo de mel pode provocar graves reações, como vômitos, diarreia, anafilaxia, angioedema, entre outras consequências. Apesar de ter um valor calórico menor que o açúcar, não se deve abusar dele. Se adotar uma dieta alta em açúcares favorecerá um possível aumento de peso.

3

O mel está composto de frutose e glicose. Apesar de ser considerado benéfico para a saúde por seu elevado poder edulcorante, os diabéticos não devem consumir mel se não quiserem piorar. É que a glicose pode agravar o estado de um paciente com diabetes.

Só existe um caso em que um diabético pode tomar mel, e é no caso da hipoglicemia, onde a concentração no sangue é reduzida sendo necessário tomar açúcar para compensar. Não convém tomar mais de 50 gramas por dia; se possível, é preciso tomar pouco a pouco para que não provoque nenhum mal-estar digestivo devido à má absorção da frutose que a compõe.

Contraindicações do mel - Passo 3
4

Se consumir mel em excesso, pode aumentar o risco de desenvolver uma doença crônica, como por exemplo uma doença do coração. A possibilidade de ter câncer de pâncreas aumenta com uma dieta alta em açúcar. É que o mel afeta a produção de insulina, e a contínua estimulação desta substância pode produzir um transtorno diabético. Outro efeito negativo do mel se for tomado de forma frequente é a presença de acne. O mel afeta o índice glicêmico, de baixo para alto, e uma das consequências é o aparecimento de acne na pele.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do mel, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Charles Scherer
Troquei o mel por açucar fazem 6 meses, meu peso se mantém estável e sem aumento...1.70 altura por 63 kilos de peso.. apenas utilizo mel em vitaminas como abacate,banana com farinha de côco batidas no liquidificador com água mineral...tipo 2 colheres rasas de sopa de mel na mistura, ...ou no cafezinho que tomo duas doses moderadas ao dia....e em cada dose.. utilizo duas colheres de chá pequenas de mel e com óleo de coco, também 2 colheres de chá na mistura...Tenho metabolismo acelerado onde é muito difícil eu engordar mesmo comendo um kilo de alimentos no almoço...qualquer mínimo esforço físico que faço acabo suando muito e perdendo peso rápido.. Também faz 1 ano que troquei leite de vaca...por leite de côco e leite de castanha do pará..feito em casa e noto minha pele e cabelo mais fortes... minha preocupação com mel é sobre diabetes"..como troquei açucar mascavo por mel faz um ano..fico preocupado nos efeitos colaterais do uso do mel. observo que consumo em 30 dias um pote de 1 litro de mel no máximo...porém sem aumento de peso". Grato por sua atenção!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Charles! Muito obrigada pelo seu depoimento valeu :)
1 de 3
Contraindicações do mel