Partilhar

Como tratar a inflamação do pâncreas

Como tratar a inflamação do pâncreas

A pancreatite é a denominação médica para a inflamação do pâncreas. Esta condição pode ser causada pela presença de cálculos na vesícula biliar.

O paciente queixa-se de dor na região epigástrica que se pode estender por baixo do hipocôndrio direito. Existe um fluxo intestinal claro, como se trata-se de saliva. Também pode haver febre e vômitos com sinais de icterícia.

Nas fases crônicas da patologia encontramos uma salivação constante, regurgitação do muco que costuma ser amarelo, eructação (arrotos), prisão de ventre ou diarreia e dor de estômago entre outros sintomas.

Continue lendo e tome nota dos passos que lhe mostramos sobre como deve tratar a inflamação do pâncreas.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Na fase aguda da doença, o paciente deve repousar em absoluto na cama e manter-se em jejum durante 48 horas. Só deve tomar infusões de camomila para ajudar na evacuação do estômago e do intestino.

2

Se nas primeira horas da pancreatite o paciente tiver dor, deve aplicar compressa muito quentes sobre a área a que se refere com dor, além disso deve também colocá-las na zona alta e central da sua barriga.

3

Passados os primeiros dias em que paciente se manteve em jejum e deitado na cama, poderá beber água com açúcar e a partir de agora terá que seguir uma dieta vegetariana de crus. Desta forma irá eliminar as matérias toxicas que possam estar no seu corpo e que dão origem à condição a ser tratada.

4

No caso de o paciente se encontrar numa fase crônica da doença, o tratamento que deve seguir consiste na eliminação das causas da doença. Para isso tem que seguir uma dieta rica em hidratos de carbono, verduras frescas e frutas. É conveniente que não coma gorduras nem alimentos altamente proteicos.

5

O caldo feito com urtigas, cebola e aipo vede e ao qual se deve juntar o suco fresco de um limão antes de tomar, é um alimento muito recomendável quando se sofre desta condição. Deve tomar uma xícara de caldo quente uma hora antes da refeição e deve beber em pequenos goles.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a inflamação do pâncreas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a inflamação do pâncreas

22 comentários
Milton Bezerra da silva
Pergunta: tenho pedras na vesícula, vou fazer a cirurgia agora dia 29/12/2017 esse mês. e também estou com o pâncreas inflamado. quero saber se quando eu fizer essa cirurgia da vesícula , meu pâncreas ficara bom. grato Milton
A sua avaliação:
Carlos Lopes de Moura
Gostaria de receber informação, sobre o meu estado de saúde. Sou diabético crônico e gostaria de estudar mais sobre o meu estado , até quem sabe descobrir um caminho, uma descoberta, para muitos...
A sua avaliação:
mario batista dos santos
e muito bom ter orientaçao quando se esta totalmente perdido com relaçao a um problema de saude tentarei seguir essa dieta
A sua avaliação:
douglas costas de sales
minha amiga o tratamento caso seja no inicio é bem simples . tudo esta ligado a alimentação . o pancreas esta diratamente aliado ao figado e aos rins . é preciso beber todo dia 2 lts de agua todo dia e evitar refrigerantes principalmente coca cola que afeta ao figado , preferencia tomar sucos naturais . o de laranja ajuda muito . evitar frituras e carne vermelha . comer de preferencia peixes e galinha (assada nao ) arroz branco evitar comer farinha e qualquer tipo de farofas e evitar principalmente alimentos enlatados ou industrializados .
cafe da manha ; bolachas sem manteiga e apenas cafe ou leite desnatado
almoço preferencia sopas como canja de galinha ou caldo verde pois o pancreas precisa descansar e ele é quem faz a digestao do estomago e por fim a janta
pao integral com queijo light. siga isso por seis meses e ficara boa . é dificil seguir o regime mas quem quer se curar faz . nao fumar e nao ingerir qualquer tipo de bebeda alcoolica . Abraço e boa sorte .
margarida carmem costa lins
Boa noite ! Gostaria de saber por quantos dias se faz essa dieta após as 48h ?
gilberto pereira de souza
este é um trabalho que ajuda atanta gente somos beneficiados com este lindíssimo trabalho desde já agradeço Gilberto p de souza
maria
A minha mãe tem essa infecção e esteve internada uma semana.
Madalena Candeia Jose Domingos
Obrigada pela dica, pois que recentemente fui diagnosticada com uma ligeira inflamação no pâncreas. Daqui em diante vou seguir os passos dadaos
Nelson Ferreira (Editor/a de umCOMO)
Oi Madalena, muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue nos acompanhando :)
Florencia sanches
Eu sintia dor mas achava q era estomago... alguma coisa q comia q me fazia mal e sinta tbem muita dor nas costa achava q era cansaço pois trabalho muito,mas nao era nada disso...dor nas costa era rins enflamado,e a do na barriga e o pãncreas fiz exames e constato q essas dores era causada por essas coisas enflamaçoes.ja tomei os remedios mas ainda sinto dores. Sabe como e medicos e tratamentos pelo sus neh! Nem sabia oque comer se fazia mal ou nao,agora estou aqui pra pedir ajuda pois tbem sou diabetica...me ajude me manda uma dieta oque devo comer e oque nao devo nem chegar perto,muito obridaga.
Odecir da Costa guerreiro
Meu nome é Odecir, fui submetida à uma cirurgia no pancrea para retirada deum tumor, depois q fui para casa, minha barriga ccomeçou a ficar muito inchada, voltri p o hospital e fui submetida a uma drenagem fiquei mais de 60 dias drenando liquido com uma bolsa e até hoje sinto dor no estomango.

Como tratar a inflamação do pâncreas
Como tratar a inflamação do pâncreas

Voltar ao topo da página