Vesícula biliar

Como tratar a inflamação da vesícula biliar

Como tratar a inflamação da vesícula biliar

A vesícula biliar pode inflamar por vários motivos: doenças infecciosas, infeções do intestino, devido à presença de cálculos biliares que por si só podem originar uma infeção e inflamação do órgão ou também se pode inflamar pelo estancamento da saída de bílis, o que origina uma dilatação da bexiga e provoca a infeção. Os pacientes com esta condição apresentam uma dor abdominal na parte superior direita ou média que origina muitos incômodos, no entanto algumas recomendações podem ajudar a tratar a inflamação da vesícula biliar eficazmente. Continue lendo porque em umComo explicamos-lhe como o fazer.

Vai precisar de:

  • Laranjas
  • Maçãs
  • Uvas
  • Água
  • Camomila
  • Sementes de linhaça
  • Compressas

Passos a seguir:

1

A inflamação da vesícula biliar, conhecida também como colecistite aguda, costuma ocorrer com frequência quando um cálculo biliar bloqueia a passagem da bílis para fora da vesícula, embora existam outras causas possíveis para esta condição.

Algumas pessoas são mais propensas a sofrer desta condição, apresentando-se maioritariamente em:

  • Mulheres com mais de 40 anos, em especial em quem teve mais de um filho.
  • Pacientes com obesidade e/ou diabetes.
  • Pessoas que aumentam e baixam de peso de forma rápida e frequente.
  • Quem recebeu terapia hormonal.
2

A primeira coisa que se deve fazer para tratar a inflamação da vesícula biliar é suprimir os maus hábitos como o consumo de tabaco e álcool, assim como reduzir a ingestão de café, chá, leite e todo o tipo de queijos e derivados lácteos, altamente nocivos no caso desta condição ocorrer devido a um cálculo biliar.

3

Deve seguir uma dieta depurativa para conseguir resolver as diferentes anormalidades que causam a inflamação da bexiga. Pode beber sucos de laranja, de maçã e de uvas para diminuir a inflamação.

É muito importante seguir uma dieta baixa em gorduras saturadas para conseguir desinflamar a vesícula e melhorar a condição, pelo que a comida rápida, os alimentos fritos, os embutidos, as carnes muito gordas e a confeitaria devem ser eliminadas por completo.

4

O repouso é muito recomendado nos casos da inflamação da vesícula biliar, pelo que, se for possível recomenda-se estar deitado e não fazer atividades que requeiram esforço.

5

É muito importante evitar a prisão de ventre e as más digestões, porque estas apenas piorarão a situação da doença. Deste modo, recomenda-se comer muito devagar, sem que nada gere estresse ou incômodos e consumir alimentos ricos em fibra em cozimentos simples para estimular o trânsito intestinal.

6

Ao longo do dia deve se aplicar compressas quentes de água de camomila e sementes de linhaça na barriga por uns 5 minutos e renovar as compressas várias vezes. Por outro lado, à noite, antes de se deitar, as compressas de água tem que estar a uns 15º C e deve mantê-las por 20 minutos.

7

Se a dor é muito intensa e persistente é importante consultar um médico urgentemente, pois ainda que a inflamação da vesícula biliar possa remeter em alguns casos, se há presença de cálculos é necessária a intervenção de um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a inflamação da vesícula biliar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
47 comentários
A sua avaliação:
Rogerio Braga
Minha mãe de 88 anos foi as pressas para emergência do hospital público Souza Aguiar no RJ. Diagnosticaram pedra na visicula e super inflamação. Foi sedada e colocaram no soro. Tem 4 dias lá hoje liberam ela da dieta zero passou a comer até fazer a cirurgia que não tem vaga no hospital. A visicula pode romper? As dores são astronomica, mas la´a crueldade é comum. O que posso fazer?
A sua avaliação:
Ketellim
muito interessante
ISAQUE S DE JESUS
Ontem passei por uma crise forte de dor na vesícula inflamado,que desmaiei,so passou a dor depois que o medico deu uma massagem sobre pressao. Gostaria de saber se ah tratamento sem cirugía . Se o suco da melancia expele pedras etc.
Cristiane aparecida das neves silva
As vezes sinto dor na barriga e nas costa sinto tontura e muito forte e sono e dor de cabeça
Andressa
Boa noite , fui diagnosticada com inflamação na vesícula , não possuo cálculo , porém o médico só passou um remédio pra dor , e falou que devo fazer uma tomografia quando a dor vim muito forte , isso é certo? Não deveria passar nenhum antiflamatorio? Eu senti que ele não sabia o que fazer no meu caso .
Sharlene
To com dor na visicula o medico passou paco 30 esse remédio e bom
Luis
É recomendado tomar anti inflamatório quando se está com inflamação na vesícula?
Clelio
Fundamental.
A sua avaliação:
Amélia Bárbara
Muitíssimo bom
viviane
sinto muita irritação na garganta como muita tosse . já tenho diáguinostico de pedra na visícula. e tambem fui indicada para cirurgia,mas não consigo na rede publica.
gedalva santana queiroz
OLA, boa tarde meu nome é gedalva , e estou aqui pra deixar meu comentário em relação as dores que estou sentido na vesicula . tenho passado dias e noites com dores horrível , penso muitas vezes que vou fica louca de tanta dores fortes eu já fui ao medico , onde passou pra eu fazer uma ultrason abdominal total , para realmente ver a causa das dores que tenho sofrido , no momento ainda nao fiz por não ter condições , estou querendo fazer o mais rápido possível pois o medico disse que eu tinha 30 dias para apresenta esse exame a ele mais no momento estou aguardado o SUS, depois de ver alimentos e sucos que pode fazer bem pra mim , vou começa a fazer uso , e principalmente das comidas , que é pra comer um abraço e foi muito bom ter conhecimento dessa paginas da net .
ilza souza
GOSTARIA DE SABER COMO TRATO A VISICULA INFLMADA POIS TENHO MUITO AMARGO NA BOCA
Ana Maria da Conceiçao Serra
Estou sentindo muita dor nao fui ao médico e gostaria de saber. Muito me interesou as perguntas e respostas esta dor me encomoda muito não posso tussi e as vezes até respirar me encomoda. tudo começou devido uma tossi alérgica por muito tempo. muita dor do lado direito abaixo da costela acho que deve ser vesícula me incomoda muito será que fazendo essas dietas resolve o problema. o que devo fazer? claro vou evitar café leite e derivados e gorduras.
A sua avaliação:
Sebastião F. G. Corrêa
Muito esclarecedor, e com conteúdo muito oportuno para ajudar quem esteja sofrendo com vesícula afetada. Para mim, as orientações sobre esta doença foram muito boas, pois me tranquilizaram para tomar as providências devidas. Muito obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Sebastião! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossos artigos!
pedro felipe de oliveira barros
como tratar qual o tratamento para ficado com gurtura e o trata vicicula
Editor umComo.com.br
Oi Pedro! Para o fígado gordo pode encontrar tratamentos naturais que pode complementar com o tratamento indicado pelo seu médico neste artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-o-figado-gordo-com-remedios-caseiros-3361.html Quanto à vesícula, qual é o seu problema?
Rosana
Estou sentindo muitas dores, estou comendo só legumes a uma semana e nada passa o inchaço e o incômodo. Estou comendo maçã cozida, banana cozida, tomando chá de camomila. Será que esta inflamada? O que faço?
Amélia Bárbara
Estou com tonturas e quando acabo de comer fico com azia e vem-me a comida há boca mas não tenho dores,pode ser vesícula?Obrigada
Mirelle Rodrigues
Estou fazendo os procedimentos para retirada da vesícula, a maçã, o suco de maçã, vinagre de maçã, me ajudam bastante com a dor que tem sido quase que frequente mesmo com a dieta, porém a banana me causa uma dor insuportável quando digerida e abacate também...
A sua avaliação:
solange
Nossa! Fiquei mt mais tranqüila foi o único site que esclareceu minhas dívidas estou mais tranqüila ☺
A sua avaliação:
bruna
Quanto dias leva pra disinflamar a visicula
A sua avaliação:
claudia
bom dia tenho inflamaçao na vesicula e sinto muitas dores alguns anos atraz o medico nao quis tirala o que faço para nao sentir tanta dor
Maria
Bom dia .estou c pedra na vesicula sinto muita dor.qual o remédio propício para passar a dor?
Nancy Lima
Sinto-me muito bem quando uso o buscopan composto. O alívio da dor é rápida.

Laihane
Olá boa tarde minha mãe está com pedras na visicula mais sente além de enchaco e gases muita fraqueza muita fraqueza mesmo e normal isso
Maksuell Marques
Olá, tive pedra na visicula e realmente causa fraqueza, pois como além da visicuLa o figado também estava cheio de pedras-cálculos biliares, é essas pedras que impedem a absorção correta dos nutrientes para chegar nos demais órgão e partes do corpo, principalmente no Basso-pâncreas, onde ali sim é nosso órgão promotor de energia para o corpo. Hoje estou curado, e de forma natural e sem dor, e melhor ainda com custo quase zero e recuperação zero dias. Procurem na Internet pelo livro Limpeza de fígado e VisicuLa, autor Andreas Morithiz. Tem blogs e videos no you tube sobre a limpeza , mas recomendo comprar o livro e seguirem a risca o protocolo da limpeza, além de ter mais inúmeras informações bem interessantes sobre saúde.
Como tratar a inflamação da vesícula biliar